Cuidados na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda são importantes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 16:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A multa para quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74

A disponibilizarão, pela Receita Federal, do programa para a elaboração e transmissão da declaração abre nesta terça-feira o calendário do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2018.

O software pode ser baixado no site do órgão federal ou, para quem optar por fazer o procedimento por meio de um smartphone, nas lojas de aplicativos. A entrega do documento começa no dia 1º e deverá ser feita até o dia 30 de abril. 

Especialistas dão uma série de dicas para quem deve acertar as contas com o leão sem cair na malha fina. 

A principal delas é ter toda a documentação à mão e mantê-la bem guardada até o processamento da declaração. Tudo o que for lançado na declaração precisa de documento comprobatório, como são os casos de informe de rendimentos do trabalho e bancário, notas fiscais de serviços médicos e recibos de escola e ou pensão alimentícia.

Outra dia importante é fazer a declaração sem pressa e, de preferência, no início do prazo. Isso porque evita-se a sobrecarga no sistema da Receita, que pode ocorrer na fase final, levando a erros e até a interrupção das transmissões. Além disso, se o contribuinte tiver imposto a restituir, receberá nos primeiros lotes. 

A Receita Federal espera receber 28,8 milhões de declarações este ano. As restituições serão pagas entre junho e dezembro. A multa para quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74.


+ Economia