Cuidados com a ceia de Natal ajudam a evitar mal estar e outros problemas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de dezembro de 2017 às 08:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exageros e alimentação errada podem causar problemas de saúde e estragar o feriado prolongado

A tradição da ceia de Natal é tentadora, mas é preciso ficar atento. Há uma tendência natural de se fazer aqueles pratos cheios de gordura, de açúcar. E o consumo exagerado desses alimentos pode provocar enjoos, gastrite, dores, ou até um ganho de peso não desejado.

Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas práticas de como ter uma ceia saudável e adequada:

Os meses de dezembro e janeiro são recheados de encontros festivos de trabalho, entre amigos, ou com as famílias. Então, uma dica é fazer um pequeno lanche antes de ir para o evento, para acalmar a fome e evitar exageros, com frutas, saladas e castanhas, que já vão acalmando a fome.

Para aproveitar com saúde as delícias da ceia, comece com uma salada, que vai agregar fibras alimentares e ajudar na digestão. Já as castanhas (do Pará, de Cajú, Nozes, Amêndoas, etc.) são boas tanto como petiscos como nos pratos.

Evite o consumo de refrigerantes. Privilegie a ingestão de sucos de fruta naturais como manga, caju, uva, laranja ou qualquer outra fruta da estação. Também é importante evitar o excesso de açúcar para adoçar os sucos.

Nas refeições principais, pegue as mesmas preparações culinárias que você está habituado a fazer e compartilhar em família, e prepare-a com menos gordura, menos açúcar e sal. Se na receita tem uma quantidade muita grande de margarina, por exemplo, tente colocar um pouco menos e usar manteiga, por exemplo.

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Vários problemas no Brasil são causados em função do excesso do consumo de álcool. Além dos problemas à saúde, aumenta também o risco de acidentes. O mais importante é lembrar que se bebeu, não dirija.


+ Saúde