Crianças da rede estadual serão guias turísticas com ajuda de gibi da Mônica

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de janeiro de 2016 às 17:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Material produzido em parceria com a Secretaria de Turismo será adotado em classes do 1º ao 5º ano

A Turma da Mônica vai à escola. A partir deste ano, os personagens dos quadrinhos vão levar aos alunos da rede estadual de São Paulo dicas de turismo, como receber um visitante e a importância desse setor que ajuda a movimentar a economia no Brasil. As “aulas” estão reunidas no gibi especial Turismônica, lançado nesta quinta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes. A proposta é que o material seja adotado em unidades de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e envolva mais de 650 mil alunos.

Na revista ilustrada, Mônica é a guia da viagem. Ela e os amigos Magali, Cebolinha e Cascão passeiam por pontos turísticos paulistanos e ensinam noções importantes para quem gosta de receber bem as visitas. Espaços acessíveis a pessoas com deficiência, placas de sinalização, monumentos e prédios em bom estado de conservação são alguns dos itens que não podem faltar em uma cidade turística e são lembrados pelos personagens. 

Além dos alunos, os professores da rede estadual também receberão o material produzido em parceria entre a Secretaria de Turismo e a Mauricio de Sousa Produções. A ideia é que os educadores utilizem o gibi em sala de aula sempre atrelado ao currículo do Estado e em atividades interdisciplinares (produção escrita e Geografia, por exemplo).

Gibi é o gênero favorito dos alunos de SP

A rede estadual de São Paulo já adota os quadrinhos como aliados da educação. Nas bibliotecas e salas de leitura das escolas é grande o número de gibis e animes japoneses à disposição dos estudantes. O gênero também foi eleito o preferido de crianças e adolescentes. Em pesquisa feita com alunos do Ensino Fundamental e Médio, a narrativa em tiras foi escolhida a favorita de 45% dos entrevistados, seguida por contos e poemas. 


+ Educação