Cresce procura por cursos de informática entre pessoas da 3ª idade

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de outubro de 2016 às 15:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aulas com metodologia diferenciada facilitam acesso à tecnologia a quem já passou dos 55 anos de idade

Idosos recorrem aos cursos de informática para romper as barreiras que os separam da tecnologia

As mãos podem não ser tão ágeis como no passado, mas a curiosidade e a vontade de experimentar novos mundos estão levando muitas pessoas que já passaram dos 55 anos a ingressar num universo totalmente novo e desconhecido: o da informática. Disposta a não ter fronteiras e a quebrar os antigos rótulos que um dia impuseram nela, esta geração tem buscado cada vez mais se abrir a novas oportunidades e decolar no mundo virtual.

A aposentada Maria das Dores Lima, 76 anos, faz parte desta estatística. Ela investiu em cursos de tecnologia da informação. “A sociedade tem como moeda de troca o conhecimento e, como eu assisti a transformação de uma máquina grande para uma doméstica, decidi estudar e conhecer mais para não ficar para trás. Costumo dizer que a informática é uma avenida sem volta, então eu fui me aperfeiçoar”, afirma.

Maria é totalmente envolvida com artesanato e tem uma loja virtual. Para conseguir ir além, escolheu iniciar os estudos com o curso Formação Básica em Fotografia no Senac Franca, afinal, “precisava mostrar o meu trabalho de uma maneira melhor”. Depois, decidiu que era hora de se qualificar em Coreldraw e Photoshop, e novas aulas foram adicionadas no dia a dia.

Dona de uma loja virtual, Maria aproveitou o curso de informática para fomentar o negócio

Não parou por aí. A dedicada Maria optou por fazer Básico de Produção de Websites – Adobe CC; HTML5 E CSS3 – criação de websites; Programador de Sistemas; Introdução à Informática; Montagem e Manutenção de Equipamentos Apple; e Formação em Hardware.  “Hoje, pela minha loja virtual, efetuo vendas para o exterior, como Espanha e Alemanha, graças ao aprimoramento de conteúdos e práticas. Os cursos me ensinaram a desenvolver projetos, conhecer novos acessos, mexer no computador, explorar os recursos da máquina. Além do quesito profissional, essas informações me auxiliaram no contato com um dos meus filhos que viaja muito, por exemplo”, destaca Maria.

Mudança de cenário

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, foi registrado em janeiro de 2014 que cerca de 35% dos idosos brasileiros têm acesso à internet. Estudos revelam ainda que o número de pessoas com mais de 50 anos conectadas à web aumentou 222%, entre os anos de 2005 e 2011. Esses dados transformados em números representa que, em seis anos, cerca de 6,5 milhões de idosos estão navegando nas ondas da grande rede.

Uma delas é a aposentada Vany Chagas Jacintho, 82 anos, que há mais de 10 anos tem computador em casa, mas admite que não sabia utilizá-lo direito. “Não tinha nem destreza com a edição de texto. Fui estimulada pela minha amiga Mariinha a ingressar no curso de informática e estou amando”, diz ela, toda empolgada.

Vany ingressou no curso de informática e se diz encantada com os recursos que tem à mão (Foto: Ricardo Fernandes)

Sem imaginar que teria tantos recursos à mão através do computador e da internet, Vany defende que a tecnologia deveria ser de acesso de todos. Ela, que é espírita, tem aproveitado todos os conhecimentos para estudar palestras, fazer cursos e ter acesso a livros, tudo on-line. Além disso, ela diz que consegue editar um texto, compartilhar com outras pessoas, enfim, não se sente mais uma “analfabeta digital”. “Um curso abre a cabeça da gente, promove a convivência com outras pessoas, inclusive com pessoas de outras idades. Enfim, só temos ganhos”, diz.

Conhecimento transforma

Manter contato com os familiares, fazer amigos, ocupar o tempo, buscar receitas, jogar on-line, a possibilidade de buscar informações, conversar, pesquisar, enfim, muitas são as opções que se tornaram um atrativo a mais para que as pessoas da melhor idade começassem a se conectar intensamente. O fato de ser um meio de comunicação interativo é o grande atrativo da internet para quem já passou dos 60 anos. E com isso, as aulas de informática deixaram de ser exclusivas dos jovens. O número de turmas de informática para idosos tem se multiplicado.

Para Samer de Medeiros Abrahão, docente da área de tecnologia da informação do Senac Franca, a participação da terceira idade em cursos desse segmento promove tanto a inclusão digital quanto social. Afinal, integra o idoso às novas tendências e permite que ele seja parte desse processo. “Além de ficar conectado com o mundo e poder expandir sua comunicação, o idoso ainda poderá realizar atividades para deixar a mente ativa, garantindo novos aprendizados. O computador nos oferece inúmeras oportunidades de ferramentas. Saber utilizá-lo é, antes de qualquer coisa, o principal passo para adquirir habilidades com a internet e suas demais funções”, orienta o profissional.

 Aos 71 anos, Anna Luiza diz que gosta da internet e sente-se à vontade com o computador  (Foto: Ricardo Fernandes)

No Senac, as oportunidades de qualificação em tecnologia da informação são constantes. Uma das opções é Introdução à Informática: Windows, Word e Excel 2013. Somente este ano, foram disponibilizadas 50 vagas para cursos básicos de informática e, no geral (da área), 120.

Quebrando os paradigmas de que a vovó faz só bolo e tricô, a aposentada Anna Luiza Papacídero Martins, 71 anos, entrou no curso de tecnologia da informação estimulada pela amiga Vany Chagas Jacintho. “Até pensava em fazer, mas faltava um empurrãozinho. E hoje, com o que aprendemos em sala de aula, tenho mais facilidade de lidar com o computador, que já tinha em casa”, revela Anna Luiza, que aproveita o acesso à internet para pesquisar e ouvir palestras. “A inclusão digital é uma das melhores coisas para quem está na terceira idade, pois nos proporciona inúmeras possibilidades. Estou realmente satisfeita”, diz.


+ Cotidiano