Cresce a insatisfação com o transporte coletivo de passageiros em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de março de 2020 às 14:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se não bastasse o preço da tarifa, passageiros reclamam da qualidade dos serviços oferecidos

De uns tempos para cá cresce, em Franca, as reclamações contra a concessionária de transporte coletivo urbano.

A Empresa São José opera no Município há mais de 60 anos e sempre tem sido questionada pelos usuários, que pagam pelo uso. Aliás, é comum ouvir que a tarifa é uma das mais caras praticadas no Estado de São Paulo.

Sem respaldo da Câmara Municipal, que sequer tem fiscalizado as questões da concessão, os usuários do transporte coletivo afirmam que o número de ônibus na cidade é insuficiente. 

Foi o explicou Vanete Alves. Segundo ela, a linha do Paineiras (via Horto) é uma calamidade para o usuário. “Faltam ônibus, já que são muitos os passageiros e, o pior, nem sempre cumprem horário. Muitos chegam atrasos na escola, cursos e trabalho”.

Alguns bairros tinham uma grande demanda de ônibus em administrações passadas, como o Leporace – chegou a circular ônibus de 10 em 10 minutos. 

Hoje, segundo Donizete Gomes, morador do bairro, é mais vantajoso ir por motorista de aplicativo, pois se chega no horário, não tem superlotação e o desconforto dos ônibus.

Rose Silva Nascimento, do residencial Ana Dorothea, explica que ninguém ouve a população usuária do transporte coletiva. “Fazem o que querem. É preciso que todos se mobilizem para que o horário das corridas seja cumprido”, diz ela.

Se abrir o leque das reclamações sobre o transporte público, a Emdef – Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca – vai dizer que está dentro dos padrões, mesmo diante da pesquisa que fez e apresentou na Câmara Municipal. 

Na ocasião, o vereador Marco Garcia questionou a situação e sequer houve melhora.

Denise Queiroz, ao comentar sobre o transporte coletivo em Franca, afirmou. “Concordo com as manifestações. Sempre foram encabeçadas por estudantes, que muitas vezes eram chamados de desocupados pelos próprios passageiros”. 

Ela diz mais: “Enquanto o francano não aprender a votar e a frequentar a Câmara para cobrar seus direitos, as coisas não vão melhorar. Esse é ano de eleição. Vamos pensar bem no seu voto para prefeito, mas pense melhor ainda no seu voto de vereador. Depois não adianta reclamar em rede social”.

O que os usuários querem e esperam é que a Empresa São José tome as devidas providências e melhore o transporte público de Franca, que segue com muitas reclamações, sem nada de benefício aos passageiros


+ Urbanismo