Cremesp faz reunião para discutir pedido de exames e autonomia dos médicos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de outubro de 2017 às 10:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento contou com a participação do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que abriu a plenária

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizou a Plenária Temática “Solicitação de Exames x Autonomia do Médico”. 

O evento contou com a participação do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que abriu os trabalhos, e com a conselheira Silvia Helena Rondina Mateus, que também é coordenadora da Câmara Temática (CT) de Cooperativismo, promotora da plenária.

Camarim parabenizou a escolha do assunto pela CT e destacou os obstáculos que a Saúde enfrenta.

“Na Saúde, hoje, temos alguns problemas de gestão e financiamento. São duas questões básicas e que não adianta dissociá-las e dizer que a dificuldade é só o financiamento, ou o problema é só na gestão. E isso não ocorre apenas na saúde pública, mas também na privada. Por isso, temos que cada vez mais nos capacitar e nos profissionalizar”, disse.

Já Silvia Mateus reforçou que o tema escolhido para a plenária tem trazido diversas discussões.

“Temos nos deparado com muitas situações, onde os médicos acabam pedindo uma quantidade de exames de forma exagerada e inadequada, ou sem indicações. E essa é uma questão que em tempos de crise precisa de atenção e debates”, ressaltou a coordenadora da CT de Cooperativismo.

A programação contou com as seguintes palestras: “Excesso de Solicitação de Exames”, proferida por Antônio Luiz Chaguri, membro da CT de Cooperativismo e Unimed Fesp; “Exames autogerados”, por Ajax Rabelo Machado, delegado superintendente da Delegacia do Cremesp, em Bauru, e membro CT de Cooperativismo e da Unimed Bauru; “Oncologia”, por Cybelle Assad e Emerson Gatti, ambos da Unimed Campinas; e “Limites da Autonomia do Médico”, por Renato Azevedo Junior, conselheiro do Cremesp.

Após as palestras, os temas foram debatidos com os profissionais presentes.


+ Saúde