CPFL obrigada a investir R$ 1 milhão para evitar cortes de energia em RC

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de outubro de 2015 às 07:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Medida é resultado de ação provocada pela Câmara de Vereadores junto à ANEEL e Promotoria

Um processo iniciado pela Câmara de Vereadores de Ribeirão Corrente em 2014, que teve resolução pela Anatel em março e que resultou numa ação do Ministério Público teve desfecho favorável à comunidade da cidade.

Em audiência realizada na sede do MP em Franca, com o Promotor de Justiça da Curadoria do Consumidor, Murilo Lemos Jorge, no último dia 27/10, com a presença de sete vereadores da cidade e a representante da CPFL, Cláudia Maria Goulart Lemos, a empresa prometeu fazer investimentos de R$ 1 milhão para ao menos diminuir sucessivos interrupção de energia elétrica em RC e sua zona rural.

ALIMENTADOR EXCLUSIVO – O investimento será feito através de uma linha de transmissão de energia exclusiva para RC, saindo da subestação Guanabara de Franca. Os cortes sucessivos e sem prévio aviso têm ocorrido, segundo a própria CPFL, porque RC é abastecida por rede secundária, que passa antes por Cristais Paulista.

Segundo a representante da CPFL, o novo alimentador já está sendo construído e os postes sendo colocados. A previsão é de que tudo esteja concluído em seis meses. 

Porém, duas leis são necessárias para viabilizar a obra: uma de Ribeirão Corrente, já aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito Airton Luiz Montanher. Resta a legislação de Franca, cuja providência será tratada em nível de prefeitos, para se concretizar. 

AUDIÊNCIA – Na audiência convocada pelo Promotor Murilo estavam presentes os vereadores de RC: Eduardo Stefani (presidente), Devair Carlos de Souza (vice), Marcos Antônio da Costa (1º secretário), Aninha Lôbo Montanher (2ª secretária), Rildo da Silva Sousa, Mauro Aparecido Gonçalves e Elias Delcídio, além da procuradora jurídica do Legislativo advogada Adriana Alves de Oliveira. 

PROCESSO – Tramitou de forma bastante rápida pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – o processo solicitado pela Câmara de Ribeirão Corrente solicitando providências quanto às constantes interrupções do fornecimento de energia elétrica no Município por parte da concessionária CPFL Paulista.

O processo foi iniciado por Requerimento assinado por todos os vereadores da Câmara local, tendo como primeira subscritora a então presidente da Casa, vereadora Aninha Lobo Montanher (mandado na Mesa encerrado dia 31/12).

Iniciado em 03/11/2014, a ANEEL solicitou informações da concessionária CPFL. A resposta foi recebida em 10/11/2014 pela Ouvidoria da ANEEL. Em 05/12 o processo foi encerrado pela Agência. 

A CPFL ao afirmar as providências que estão sendo tomadas reconheceu que há problemas no abastecimento e dificuldades para rápido restabelecimento da energia. 

Depois disso foi gerado o relatório encaminhado à Câmara de Ribeirão Corrente que o encaminhou à Promotoria do Ministério Público do Fórum de Franca. 

Murilo César Lemos Jorge, 12º Promotor de Justiça de Franca havia oficiado à Câmara depois de ter sido solicitado a agir em favor da população ribeirãocorrentense, tendo aberto a Representação nº 8010/CPFL. 

O Promotor solicitou informações se a interrupção constante prejudicava apenas alguns setores ou a comunidade como um todo, tendo recebido a resposta de que os cortes sempre atingiram a todos os consumidores locais (urbanos, rurais, residenciais, comerciais e industriais) e que persistiram mesmo depois de reuniões mantidas entre Câmara, Prefeitura e dirigentes regionais da concessionária.

A Câmara de Ribeirão Corrente, além de fornecer as informações solicitadas pelo Promotor Murilo César Lemos Jorge, encaminhou oficialmente à Promotoria, as conclusões da Ouvidoria da ANEEL. 

VEJA O DOCUMENTO QUE ORIGINOU A AÇÃO

http://www.calameo.com/read/004125614f69cc3c871bb

VEJA A RESPOSTA DA ANEEL

http://www.calameo.com/books/00412561460fceaebf918


+ Cidades