Covid-19: Cristais Paulista mapeia grupos e distribui EPIs de casa em casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de maio de 2020 às 11:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agentes da Prefeitura entregaram máscaras e álcool em gel para idosos e gestantes se protegerem

Sem nenhum caso confirmado de coronavírus até a última terça-feira (26), a Prefeitura de Cristais Paulista decidiu mapear os moradores que fazem parte do grupo de risco, como idosos e gestantes, e entregar máscaras e álcool em gel a domicílio para que eles possam se proteger da doença.

Esta é uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde na tentativa de evitar que a doença chegue até a cidade, que tem 8.631 moradores, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

Para manter controle sobre a situação, Cristais Paulista também está testando qualquer paciente que procure as unidades de saúde com sintomas da Covid-19, mesmo que sejam leves. 

A secretária de Saúde, Solange Ferreira, diz que a Prefeitura comprou testes antes mesmo de um lote do Ministério da Saúde chegar à cidade.

“O teste tem todas as recomendações de ser realizado no sétimo dia após o surgimento dos sintomas, então a gente passa essa orientação para o paciente e estamos adotando testar qualquer paciente com sintomas para Covid-19”, diz Solange.

Mudanças nos hospitais

Os serviços de atendimento médico na cidade foram alterados por conta da pandemia. 

A secretária diz que o pronto-atendimento, que funcionava até às 19h, passou a atender até às 22h, para evitar que os moradores precisem ir até Franca, onde o coronavírus já chegou, para receber atendimento médico.

Além de manter os moradores dentro da cidade, o objetivo da Prefeitura é reduzir a circulação nas unidades de saúde. 

Para isso, a secretária de Saúde orienta que os moradores com doenças crônicas que fazem uso de medicação contínua não saiam de casa para ir buscar os remédios.

“O paciente pode solicitar através do Disque Receita. Uma enfermeira recebe a solicitação, faz a consulta no prontuário médico do paciente, os médicos fazem as receitas e o agente comunitário leva até os pacientes”, orienta Ferreira.

A secretária também alerta que não é qualquer paciente que deve procurar as unidades de saúde. 

Para esclarecer dúvidas a respeito da doença, os moradores podem ligar o Plantão Covid-19, que funciona das 10h às 13h, com profissionais de saúde no atendimento.

A secretaria municipal de Saúde também está distribuindo equipamentos de produção individuais (EPI) aos profissionais de saúde. 

A preocupação deles é que muitos dos médicos que atendem nos hospitais públicos de Cristais Paulista também trabalham em outras cidades.

“A gente tem procurado orientar essa população da responsabilidade. Temos o serviço de van, que leva muitos moradores e traz, diariamente. A orientação é o uso da máscara, do álcool em gel, e a higienização da casa, das vestes. Isso é muito importante”, diz Ferreira.

Higienização

Preocupada em manter a cidade sem casos de coronavírus, Cristais Paulista também está higienizando pontos da cidade onde há grande circulação de pessoas e, no último final de semana, agentes da Prefeitura realizaram uma barreira sanitária nas entradas da cidade.

“Uma equipe esteve abordando todas as pessoas que chegavam e saíam da cidade, com orientação e entrega de máscaras. Foi feita também a aferição de temperatura. O morador que apresentasse alteração era encaminhado ao serviço de saúde”, diz a secretária de Saúde.


+ Cidades