Corretores credenciados podem fazer venda direta de imóveis da Caixa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de agosto de 2017 às 16:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Editais regionais para credenciamento de profissionais e empresas estão abertos em todo o Brasil

​Convênio firmado pela Caixa e o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) permitiu a abertura de editais de credenciamento, a partir deste mês, em todos os estados e no Distrito Federal para que corretores de imóveis possam atuar na venda direta de imóveis retomados do banco.

O Cofeci estima que há mais de 370 mil corretores e 60 mil imobiliárias aptos a se credenciar para poder auxiliar a Caixa na venda dos milhares de imóveis em todo o Brasil que foram retomados por falta de pagamento dos antigos donos. Na prática, eles podem vender os imóveis da Caixa diretamente e ajudar os interessados a concluir o processo de compra.

Para ser habilitado a comercializar os imóveis adjucados, o corretor deve ler o edital de sua região no site www.caixa.gov.br/compras-caixa e realizar o credenciamento na unidade da Caixa indicada. Caminho no site: no quadro azul Compras da Caixa, clicar em Licitações Instauradas, em seguida escolher a região de abrangência mais próxima para acessar os editais abertos.

A intermediação dos corretores não traz qualquer custo ao mutuário. Os profissionais serão remunerados com 5% do valor da venda, arcados pelo dono do imóvel, no caso, a Caixa, como já ocorre tradicionalmente no mercado imobiliário brasileiro. 

Tanto as imobiliárias quanto os corretores que tenham credenciamento aprovados serão autorizados apenas a comercializar os imóveis da CAIXA que estão em venda direta. São casas e apartamentos que já passaram por leilão ou concorrência pública e não encontraram compradores, sendo, então, liberados para a venda direta ao consumidor.

Todos os imóveis da CAIXA em venda direta estão expostos no site (X) Imóveis. No portal, o cliente pode ter acesso a detalhes da casa ou apartamento e agendar uma visita caso o imóvel esteja desocupado. A partir de agora, ele também tem a opção de ir a uma imobiliária ou procurar um corretor para iniciar o processo.


+ Comércio