Correios fecharão 523 agências e demitirão 5,3 mil funcionários no país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de maio de 2018 às 16:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
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Só em São Paulo, serão fechadas 167 agências: 90 estão localizadas na capital e 77 no interior do Estado

A direção dos Correios
decidiu fechar 513 agências próprias e demitir todos os funcionários ligados a
elas. Isso resultará no desligamento de cerca de 5,3 mil trabalhadores. Até
mesmo agências de faturamento alto terão as atividades encerradas pelos Correios.

Em Minas Gerais, 14 das 20 unidades
mais rentáveis serão fechadas. Os consumidores das regiões afetadas passarão a
ser atendidos por agências franqueadas nas proximidades. Já em São Paulo, 167
agências serão fechadas, sendo 90 na capital e 77 no interior.

A
decisão de fechar as agências teria sido tomada ainda em
fevereiro, mas foi mantida em sigilo devido ao grande número de demissões.
Existe a desconfiança de que a medida tenha sido tomada para beneficiar os
franqueados da estatal. 

O
número de demissões, inclusive, pode ser ainda maior. Isso vai depender da
capacidade que a empresa terá para indenizar os trabalhadores desligados. Com
as demissões e os fechamentos das unidades, a estatal espera
economizar cerca de R$ 190 milhões.

Problemas com entregas

Ultimamente, os consumidores têm enfrentado
problemas com as entregas dos Correios, como atrasos ou até mesmo cargas
roubadas. Com estes problemas, contas podem vencer sem que os consumidores
tenham recebido. Isso gera multas e juros pelo atraso no pagamento. A fim de
evitá-las, o ideal é estar atento às datas e solicitar online a 2ª via, se
possível.

Atrasos na entrega de produtos também podem causar
problemas para os consumidores. Nestas situações é possível até mesmo solicitar
o cancelamento da compra. Caso o consumidor não consiga fazer isso, a loja
online e a estatal devem arcar com os prejuízos sofridos.

Caso você tenha
contratado um serviço que não foi prestado da maneira prometida, terá o
direito de buscar ressarcimento ou, no mínimo, um desconto no valor pago. Caso
não seja possível achar uma solução, procure um órgão de defesa do consumidor
para prestar auxílio. 

Os próprios Correios oferecem também uma opção de seguro para as
encomendas, que pode ser útil, visto o grande número de atrasos que tem sido
observado.


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