Cooperativa de cafeicultores abre núcleo de atendimento em São Tomás de Aquino

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de junho de 2018 às 08:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cooperados da região já contam com todos os serviços oferecidos pela cooperativa

A Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) abriu mais um núcleo de atendimento, dessa vez no município mineiro de São Tomás de Aquino. A cidade fica em uma área recém-anexada pela cooperativa e que conta com cerca de 8.500 hectares de café.

Ao todo, são mais de 1.000 m² divididos entre loja, armazéns de defensivos e peças, que darão todo o suporte aos cooperados para o seu trabalho na lavoura. O local abriga um espaço para assessoria agronômica realizar plantões e, além disso, a unidade conta com um profissional do departamento de café, que auxiliará em todas as etapas de classificação, degustação e comercialização. Vale lembrar que a unidade não terá armazenagem de café, que deverá ser deslocado para os núcleos mineiros (Capetinga, Claraval e Ibiraci).

Hoje já são aproximadamente 100 cooperados, que residem ou tem propriedade na cidade. A Cocapec decidiu por não adquirir um local, mas sim alugar um espaço, e dessa forma reduzir o investimento. O local passou por uma reforma para se adequar aos padrões de atendimento e prestação de serviço da cooperativa.

Os cooperados da região já contam com todos os serviços oferecidos pela cooperativa, como modalidades de troca de cafés por insumos, venda futura, laboratório de análises conceituado, cursos gratuitos, trabalho com cafés especiais, entre outros.

A cidade de São Tomás de Aquino (MG) está localizada há 55 km de Franca, com uma população de 7.222 de acordo com a estimativa do IBGE em 2017. Sua altitude varia entre 800 a 1.100 metros, condições ideais para a cafeicultura. O município possui mais de 8.500 hectares destinados ao café, e só no último ano registrou a plantação de 81 novos hectares que estarão em produção daqui alguns anos.


+ Agronegócios