Controle de Vetores recolheu 49 toneladas de pneus em Orlândia este ano

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de abril de 2019 às 12:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeitura realiza o recebimento e descarte adequado de pneus, oferecidos pelos próprios munícipes

Em consonância com a política nacional de resíduos sólidos (PNRS) e com a Resolução 416/2009 que “dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada…” e considerando que os pneus dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental, que podem resultar em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública, o Controle de Vetores da Prefeitura Municipal de Orlândia, realiza o recebimento e descarte adequado de pneus, recebidos dos próprios munícipes e dos comércios que realizam a troca deste artefato automobilístico.

Apresentado como um dos instrumentos da PNRS, a Logística Reversa é definida no Art. 3º, inciso XII da PNRS como: “o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Nos últimos 6 meses, de outubro de 2018 a março de 2019, o Controle de Vetores encaminhou o equivalente à 49 toneladas de pneus inservíveis (carros e caminhões) no período, para o descarte adequado, conforme as Resoluções CONAMA. A retirada de pneus do posto de coleta não tem nenhum custo adicional ao município, uma vez que somos conveniados com a Associação Reciclanip.

COMO DESCARTAR PNEUS EM ORLÂNDIA

Para descarte adequado de seu pneu, os interessados devem procurar o Controle de Vetores, localizado na Rua 09, nº 726, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h, para retirar a autorização e entregar o pneu no Almoxarifado Municipal, anexo ao prédio.


+ Cidades