Contratação de empresas para limpar nome quase triplica em um ano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de abril de 2018 às 00:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:41
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Com 62 milhões de inadimplentes no país, empresas prometem limpar nome e recuperar crédito no mercado

Interessadas nos cerca de 62 milhões de
inadimplentes no país, muitas empresas prometem limpar o nome de consumidores
que querem recuperar crédito no mercado e retirar seu CPF das listas de
negativados.

Neste ano, o número de inadimplentes
que afirmam já ter contratado empresas na tentativa de limpar o nome aumentou
16 pontos percentuais (25%) em relação ao resultado de 2017 (9%):

 O levantamento é do Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL). Segundo a consulta, 14% dos entrevistados que contrataram o
serviço disseram que a situação foi resolvida, com aumento de 10 pontos
percentuais em relação ao ano passado (4%); 11% não tiveram o nome limpo, com 5
pontos percentuais a mais de casos sem solução, na comparação com 2017 (6%).
Entre os que contrataram e não tiveram o nome limpo, 39% receberam parte do
dinheiro de volta, 31% receberam todo o dinheiro e 30% não foram restituídos em
nada.

Os principais motivos para contratar a
empresa foram: garantir que o nome fosse realmente limpo (24%), receber ajuda
nas negociações (19%) e evitar constrangimentos com os credores (19%). O valor
pago para limpar o nome foi, em média, de R$ 375,21 – 45% pagaram um valor
antecipado fixo e 37%, um valor antecipado com percentual sobre o valor da
dívida.

A maior parte dos entrevistados (53%)
disse que valeu a pena pagar pelo serviço porque o nome foi limpo. Para 31%, no
entanto, isso não valeu a pena, porque ficou muito mais caro do que se tivessem
resolvido sozinho direto com a empresa credora.

Na opinião da economista-chefe do SPC
Brasil, Marcela Kawauti, a contratação de empresa para limpar o nome nem sempre
é a opção mais vantajosa. “O devedor pode negociar bons acordos diretamente com
os credores, conseguindo melhores condições para liquidar a dívida e colocar as
contas em ordem, sem precisar pagar nada pela intermediação.”

 Acordo

Oito em cada 10 consumidores (78%)
ficaram satisfeitos com o serviço de negociação da dívida. Segundo os
contratantes, 4.567.890, a expectativa foi atendida para 44% dos entrevistados
e superada em 34% dos casos. Para 22%, as empresas não conseguiram um bom
acordo. Mais da metade dos entrevistados (65%) afirmou ter tentado negociar a
dívida com os credores antes de contratar uma empresa. Em contrapartida, 21%
não tentaram um acordo antes de investir no serviço.

Do total de entrevistados que
utilizaram o serviço, 57% acreditam que conseguiriam ter quitado a dívida sem
contratar uma empresa. Para o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu
Bolso Feliz José Vignoli, contratar uma empresa para limpar o nome deve ser a
última opção. “Se o consumidor tem dinheiro disponível para contratar esse tipo
de empresa, recomenda-se que, em vez disso, negocie diretamente com o credor,
ofereça uma entrada à vista e tente um desconto no valor da dívida ou redução
do número de parcelas. Frequentemente, um intermediário faz pouca diferença e
ainda cria uma nova despesa para quem já está endividado”, disse Vignoli.

Promessas

Parte significativa dos entrevistados
(61%) teve medo de cair em golpes no momento da contratação da empresa. Também
foi destaque o número de entrevistados que afirma ter recebido a promessa de ter
o nome limpo sem precisar pagar a dívida: 50% disseram que as empresas
prometeram limpar o nome, mesmo sem o pagamento da pendência. “O consumidor
deve ficar atento a golpes e fraudes. Muitas empresas se apresentam como
facilitadoras e prometem operar verdadeiros milagres, garantindo descontos de
mais de 80% no valor da dívida ou eliminar o CPF do consumidor dos cadastros de
negativados sem que a pessoa sequer pague a dívida”, alertou Vignoli. “É
importante ter cautela quando são oferecidos descontos, prazos e condições de
pagamento fora da realidade do mercado. Não existe fórmula mágica da mesma
forma como não dá para limpar o nome sem pagar a dívida.”

Contratação on line

Segundo o SPC, diferentemente do ano
passado, quando a indicação de amigos e parentes teve influência significativa
na decisão de contratar uma empresa para limpar o nome, os devedores este ano
foram, em sua grande maioria, atraídos por anúncios na internet. Cerca de 43%
dos consumidores encontraram as empresas de forma online, enquanto 15%
receberam a indicação de conhecidos, apresentando queda de 17 pontos
percentuais em comparação com o ano passado (31%).


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