Consumo de bebidas alcóolicas orgânicas cresce a cada dia no Brasil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de maio de 2018 às 02:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
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A alimentação orgânica já caiu no gosto dos consumidores, agora é a vez das bebidas sem conservantes

O conhecimento e o interesse por uma alimentação orgânica
realmente já caiu no gosto dos consumidores. Segundo relatório global da
Agronomic Consulting, são dois os principais motivos: aumento da demanda por
produtos mais saudáveis e conservação do meio ambiente.

Os EUA são o maior mercado consumidor de orgânicos do mundo, mas o
Brasil não fica muito atrás. Não é mais surpresa encontrar gôndolas nos
supermercados brasileiros voltadas apenas para alimentos do tipo ou até mesmo
lojas especializadas.

E este mercado interno também está aquecido: segundo o Ministério
da Agricultura, o crescimento anual da agricultura orgânica é de 30% e o
faturamento ultrapassa os R$ 2,5 bilhões por ano – atualmente são cerca de
11.500 propriedades dedicadas ao cultivo.

Agora que estes produtos já estão nos pratos, empreendedores e
varejistas passaram a olhar também para os copos: já estão sendo lançadas
marcas de bebidas e oferecidos drinques orgânicos.

Mas, em primeiro lugar, é preciso entender o que são as bebidas
orgânicas: elas são produzidas a partir de matéria-prima orgânica, ou seja, aquela
que não traz em seu cultivo nenhum químico, pesticida ou agrotóxico – o combate
às pragas é feito com métodos alternativos e naturais. Normalmente, as
plantações também são mais sustentáveis. “O fator orgânico, no entanto, não
implica necessariamente em qualidade superior à de uma bebida convencional”,
explica Marcelo Rosa, proprietário do Bistrô da Enoteca, falando
especificamente sobre os vinhos.

No Bistrot da Enoteca, o interesse e aceitação pelos vinhos
orgânicos já é uma realidade – principalmente pelo termo já ser bastante
conhecido. E a confiabilidade também é importante: Rosa explica que há um selo
que certifica os vinhos orgânicos colado nos rótulos que “passaram no teste”.
Outros dois estabelecimentos de vinhos, o Vino! e o Extâsia, dos sócios Raphael
Zanette e Flávio Miyamura, também reafirmam o ponto levantado por Rosa: de que
o público já aceita bem, pede e se interessa em saber mais sobre os vinhos
orgânicos.

O produtor de vinhos orgânicos Ariel Kogan, proprietário da marca
Regeneración, investiu no segmento principalmente por pensar na segurança da
saúde do consumidor e em como gerar menos impacto ambiental. Sua plantação está
localizada em Mendoza, na Argentina, e, como conta o proprietário, “não há
pretensão de produzir uma grande quantidade, mas sim um produto de qualidade
superior, onde apenas a melhor parcela das uvas são utilizadas”. Mas por trás
do vinho 100% orgânico há outra iniciativa sustentável interessante: cada
garrafa vendida tem parte de seu valor revertida para a Fundação Tikun,
empenhada na regeneração da biodiversidade das regiões de Mendoza e San Juan.

A variedade de bebidas orgânicas não se limita apenas aos vinhos,
muito pelo contrário. O gin Vitória Régia, desenvolvido pelo Grupo Carmosina (o
mesmo produtor da cachaça Yaguara), foi, em 2017, o primeiro gin orgânico
brasileiro a ser lançado. O álcool utilizado é produzido a partir de cana de
açúcar orgânica, e de seus cinco botânicos (depois da destilação todos os gins
passam por processos de infusão), quatro são orgânicos – zimbro, semente de
coentro, cardamomo e limão (a pimenta Jamaica a única que não se enquadra no
padrão orgânico). Segundo o porta voz da marca, “o selo de orgânico só é atribuído
a quem tem 97% da bebida orgânica – caso do nosso produto”.

Entre as cervejas, há a SteinHaus, sediada no Rio Grande do Sul,
uma pequena produtora de bebidas que utiliza como matéria-prima apenas grãos de
produção orgânica, cultivados por agricultores familiares da Serra Gaúcha. Na
agricultura agroecológica os princípios da natureza são lei – a maior parte das
propriedades produtoras não passa por muitas interferências, apenas para
corrigir possíveis desequilíbrios no ecossistema, o que resulta em produtos bem
originais.


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