Conselho da Condição Feminina também se manifesta contra Gerson

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de setembro de 2018 às 11:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Candidato afirmou que “tem mulher que merece ser estuprada” e recebe enxurrada de críticas

O Conselho Municipal da Condição Feminina de Franca (CMCF) emitiu nota explicitando “repúdio e indignação” quanto à posição do candidato a deputado federal do Partido Verde (PV) de Franca, Gerson de Paula, que fez, durante uma entrevista, declarações discriminatórias em relação às mulheres.

Gerson disse, em entrevista ao vivo: “para reduzir os casos de agressão contra mulheres, eu proponho atendimento psicológico. Outra coisa também: as mulheres falam demais da conta. A mulher tem que ter um pouquinho de sabedoria porque o homem é um animal. As mulheres, às vezes, exageram e ficam falando demais na cabeça do homem. A agressão não se justifica em hipótese alguma, mas é o que acontece. Às vezes, acontece do homem chegar um pouquinho fora da hora e a mulher vem falar. O cara chega lá com três pingas na cabeça e parte para a agressão”.

A nota do conselho condena a postura de culpar a mulher pelas agressões: “Gostaríamos de enfatizar que, somente em 2017, no Brasil, 193 mil mulheres registraram queixa por violência doméstica, uma média de 530 mulheres que acionam a lei Maria da Penha todos os dias, ou seja, 22 por hora, de acordo com dados do 12’ Anuário Brasileiro da Segurança Pública. Em nossa cidade, Franca, pelo menos uma mulher é agredida por dia”.

O candidato também deu outra opinião fora “da casinha” quando falou sobre o estupro: “tem mulher que pede para ser estuprada. Você vai nestas baladas e a mulher está despida, seminua. Não justifica em hipótese alguma, mas precisamos mudar a cultura das pessoas, inclusive, das mulheres. As pessoas têm que ser respeitar mutuamente. Se teve a relação sexual, o cara não se preveniu, não usou a camisinha, a mulher não teve a cabeça, abriu as pernas e teve a concepção do filho, vai ter que ter o ônus de dar à luz e honrar a criança”.

O conselho afirmou que o Brasil registrou uma média de 164 estupros por dia em 2017, ou seja, mais de 60 mil casos, sendo que, no máximo, 10% deles são comunicados à polícia. “A roupa usada por essas vítimas e os locais que elas frequentam não foram e jamais serão motivos para um crime como esse”.

As conselheiras do CMCF afirmam ainda, na nota, “repudiar o fato de que um cidadão francano, que se coloca à disposição do processo político eleitoral como candidato a um cargo tão importante como o de deputado federal, seja tão desinformado e insensível em relação às dificuldades enfrentadas diariamente pela mulher brasileira e, principalmente, francana”.


+ Política