Conselho aprova mudanças nos princípios e objetivos da Unesp. Confira no JF

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de outubro de 2017 às 16:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
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Decisão traz avanços substanciais nas formas de conduzir a vida acadêmica na Unesp. Veja quais

Na reunião do Cepe de 10 de outubro de 2017, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou os objetivos e os princípios que orientam a formulação da proposta intitulada Planejamento e Avaliação na Unesp: Proposta de Redefinição de Ponto de Partida e de Percurso, que substituirá a atual Planilha de Critérios Mínimos de Desempenho Docente.

Essa decisão traz avanços substanciais nas formas de conduzir a vida acadêmica na Unesp. Entre as muitas mudanças que contém, algumas se destacam: 

a) não se trata mais, apenas, de processo de avaliação, mas, sobretudo, de planejamento dinâmico que orientará os departamentos e sua comunidade nos rumos de seu trabalho;

b) a autoavaliação e a avaliação em vários planos serão consequências  desse processo, estabelecendo-se um caminho de dupla mão; c) o planejamento será feito pelos docentes e pelos pesquisadores da Unesp, agora de modo coletivo, gerando planos departamentais, aos quais se associam planos individuais de trabalho que, articulados entre si, orientam a avaliação do trabalho coletivo; 

d) os departamentos assumem papel protagonista no processo de decidir os rumos da Unesp e passam a oferecer, também, subsídios para os PDUs e para o PDI, gerando maior integração entre os diferentes níveis de organização da vida institucional; 

e) a proposta aprovada em seus princípios indica a substituição de sistemática que, muitas vezes, conduz à competição e à hierarquização, por perspectiva que coloca foco nas ênfases dadas por cada departamento, docente ou pesquisador, frente a desafios que se apresentam para a Unesp, no período atual;

f) a nova sistemática respeita as diferenças entre áreas e, mais que isso, entre departamentos, docentes e pesquisadores, valorizando histórias que são diversas e aptidões que podem ser de vários tipos, atendendo, assim, às principais reivindicações dos documentos que resultaram dos Fóruns das Grandes Áreas de Conhecimento.

O Cepe continuará a debater o documento em que se apresenta a proposta, agora voltado a apreciar a composição e o peso das variáveis que compõem a sua metodologia.

Por fim, é importante frisar que o novo processo é alicerçado em cinco princípios: autonomia, equidade, comparação, transparência e transformação. Trata-se, assim, de um chamamento à mudança de cultura institucional, o que exigirá de toda a Unesp uma atitude positiva para redefinir pontos de vista e de percursos a partir dos quais nos vemos e podemos ser vistos pelos outros.

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