Conheça curiosidades nos confrontos entre Sesi Franca e Vitória pelo NBB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 07:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Time francano pega os baianos neste sábado com armador Leandrinho fazendo sua estreia

Este sábado, seis de janeiro de 2018, será histórico para o basquete brasileiro. No Ginásio Pedrocão, o astro internacional do basquetebol, Leandrinho Barbosa, fará sua estreia com a camisa do Sesi Franca Basquete e o NBB terá, pela primeira vez, um campeão da NBA em suas quadras.

A partida será contra o embalado Vitória, terceiro colocado da última edição do nacional, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Em sua terceira passagem pelo NBB, Leandrinho certamente é o principal atrativo da partida deste sábado. No entanto, outros ingredientes deixam o duelo ainda mais especial, já que se trata de um confronto praticamente direto pelas primeiras posições.

O compilado com as dez principais informações do confronto você encontra aqui. Não deixe de acompanhar a este marco histórico do basquete, ou no Pedrocão ou pela TV Band.

Confira dez fatos interessantes que marcam a história de confrontos entre paulistas e baianos e também o jogo desta tarde:

Inusitado

A partida deste sábado (06/01) marcará a estreia de Leandrinho Barbosa com a camisa do Sesi Franca Basquete. Com isso, o NBB terá pela primeira um campeão da NBA em suas quadras. O jogador, que teve sua contratação anunciada no dia 11 de novembro, se recuperou de uma lesão na lombar e treinou com seus novos companheiros durante um mês. Seu retorno será gradativo.

“A expectativa é muito grande, principalmente por voltar a jogar depois de um tempo parado devido à lesão. Estou feliz por estar no Sesi Franca Basquete, uma equipe com tanta tradição, e em uma cidade apaixonada por basquete. Espero fazer um bom jogo e que a gente garanta a vitória”, disse Leandrinho.

Sobrou por aqui

Não será a primeira vez que Leandrinho atuará nas quadras do NBB. O atleta de 35 anos já teve duas passagens pelo campeonato nacional, em 2011/2012 pelo Flamengo e em 2013/2014 pelo Pinheiros. Na primeira passagem, jogou apenas seis partidas e somou médias de 19 pontos com a camisa rubro-negra. Já na segunda, fez oito jogos e registros média de 20,8 pontos pelo time pinheirense.

Belas estreias

As duas estreias de Leandrinho no NBB tiveram belas atuações. Pelo Flamengo, o jogador registrou expressivos 26 pontos e quatro assistências (21 de eficiência) na vitória sobre o Paulistano, por 88 a 78. Já em seu primeiro jogo pelo Pinheiros, o jogador anotou 16 pontos e foi um dos destaques do triunfo sobre o próprio Flamengo, 74 a 62.

Duelo de embalados

Tanto Franca quanto Vitória fecharam o ano de 2017 com boas sequências positivas. O time francano venceu seus quatro últimos compromissos, sobre Liga Sorocabana (fora), Minas (casa), Flamengo (casa) e EC Pinheiros (fora). Já o rubro-nebro baiano está invicto há três jogos – bateu Joinville, Caxias e Solar Cearense, todos como mandante.

Grandes ambições

Caso saia vencedor no duelo deste sábado, o Franca igualará a campanha do Paulistano e reassumirá o quarto lugar na classificação. No entanto, caso os francanos saiam derrotados, o Vitória igualará a campanha do sexto colocado Bauru e dará ainda mais relevância ao duelo direto que fará contra o próprio Dragão na segunda-feira (08/01), no Panela de Pressão, às 20 horas.

Desfalques

Apesar da presença de Leandrinho, o Franca seguirá sem contar com seu outro reforço, Rafa Luz, que aprimora a parte física antes de estrear. Além dele, Jefferson William, com uma contratura muscular na lombar, segue fora, assim como Alexey, que se recupera de cirurgia no tornozelo.

Pelo lado do Vitória, as ausências ficam por conta do ala/pivô norte-americano Matt Shaw, que operou o menisco e deve retornar em pouco mais de um mês, e o ala Arthur Belchior, que voltou a sentir dores na coluna e não viajou para as partidas no interior paulista (Franca e Bauru).

Defesas idênticas

Franca e Vitória possuem desempenhos defensivos praticamente idênticos na atual temporada do NBB. A equipe do interior paulista sofre em média 74,4 pontos por partida (4ª melhor defesa), enquanto o representante baiano leva 75,4 (5ª melhor). Se tratando do ataque, os francanos têm a segunda melhor produção ofensiva do campeonato, com média de 82,5 pontos por partida. Já o time do técnico Régis Marrelli é o sexto que mais pontua, com 77,5 por duelo.

Pedrocão forte

O Franca tem um retrospecto altamente positivo quando atua no Ginásio Pedrocão na atual temporada. Considerando Campeonato Paulista e NBB, a equipe do técnico Helinho Garcia tem desempenho de 15 vitórias em 18 partidas (83,3% de aproveitamento). A única derrota no nacional foi para o Campo Mourão, na estreia da equipe na competição. Já no Estadual, os dois reveses foram para o Paulistano, na série melhor de cinco da decisão.

3 a 1

Em toda a história do NBB CAIXA, Franca e Vitória fizeram quatro partidas, com três triunfos para os francanos e um para o rubro-negro baiano. A única derrota do time paulista aconteceu no primeiro duelo entre eles na competição, na temporada 2015/2016, curiosamente no Ginásio Pedrocão, por 78 a 76.

Já jogaram lá

Os três pivôs do elenco do Vitória já defenderam as cores do Franca ao longo de suas carreiras. Murilo Becker atuou por lá antes da “era NBB”, no ano de 2007. Já Douglas Kurtz, que é o atual líder em enterradas do campeonato (1,4 por jogo), teve duas passagens pela Capital do Basquete, nas edições 2012/2013 e 2015/2016. E por fim, o jovem Maique Tavares, de 24 anos, atuou pelo Franca por duas temporadas (2012/2013 e 2013/2014).


+ Basquete