Conferência lota Casa da Cultura de Pedregulho e define políticas públicas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de setembro de 2018 às 10:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com participação inédita da população, Executivo e Promotoria recebem novas metas

Pela primeira vez na História de Pedregulho, a comunidade participou de forma efetiva da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – lotando a Casa da Cultura “Marcel Aécio Abib” durante dois dias e definindo as políticas públicas a serem desenvolvidas a partir de agora.

Realizada pelo Conselho Municipal, a Conferência deste ano foi realizado durante dois dias (04 e 05 de setembro), com duas palestras (do Promotor da Infância e Juventude, Alex Facciolo Pires e do advogado especialista Carlos Eduardo Barbosa Teixeira – Cacá).

Além de apresentações artísticas dos alunos das escolas das redes municipal e estadual, foram formados grupos de pais, educadores, crianças e adolescentes, debatendo propostas que foram apresentadas no segundo dia do evento e que, aprovadas, serão levadas à Conferência Regional, em Franca e posteriormente, na edição estadual.

No primeiro dia do evento o Promotor da Infância e Juventude, Alex Facciolo Pires, fez uma palestra em que conclamou os pais a serem mais participativos na vida escolar das crianças.

“Muitos pais acham que é o professor quem deve educar os filhos, se esquecendo de sua obrigação primordial, pois a escola tem o papel fundamental. Muitos pais fogem desta responsabilidade e isso e inadmissível”, comentou o promotor.

O Prefeito Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho – ao falar na abertura do evento destacou a importância da escola na formação das crianças e adolescentes, lembrando ainda o importante papel do Conselho – que recebe total apoio da Prefeitura.

Dirceuzinho disse ainda que os trabalhos complementares da defesa da Criança e do Adolescente serão ainda mais reforçados porque a Prefeitura está realizando concurso público para contratar profissionais que atuarão junto ao segmento, como psicólogos.

Encerrando, o prefeito Dirceuzinho destacou outro ponto fundamental das políticas públicas desenvolvidas por seu governo: ele agradeceu aos educadores pela conquista de um importante avanço no Índice de Desenvolvido da Educação Básica – IDEB em Pedregulho, no primeiro ano de seu governo, que saltou de 5.1 em 2013 e de 5.5 em 2015, para 6.2 em apenas um ano do atual governo.

Em sua palestra, no segundo dia do evento, o advogado Carlos Eduardo Barbosa Teixeira, o Cacá, também fez uma brilhante explanação do que significa o Estatuto da Criança e do Adolescente, seus avanços e suas falhas, conclamando as crianças e adolescentes a serem mais participativos e colaborativos, principalmente dentro das escolas, conhecendo seus limites e suas possibilidades de alterarem de forma positiva as ações de cada um em comunidade.

A Presidente do CMDCA – Maria José Tavares – agradecida pela presença maciça de pais e educadores, afirmou que Pedregulho, pela primeira vez, apresenta propostas diante de uma grande representatividade da população, o que pode significar importante avanço nas políticas públicas desenvolvidas na cidade em favor da criança e do adolescente.

Confira as fotos do evento na Galeria abaixo 

(fotos Leandro Valadão)


+ Educação