Concurso de qualidade de Café de São Paulo terá novidades em nova edição

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de agosto de 2017 às 15:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além das categorias Café Natural e Cereja Descascado foi criada a Nanolote 10 kg

​Com o objetivo de deixar a competição ainda mais disputada, o 16º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira terá duas novidades esse ano, de acordo com a Câmara Setorial de Café de São Paulo. 

Agora, além das categorias Café Natural e Cereja Descascado (com lotes de 8 sacas de 60 kg cada) e Microlote (de 2 sacas), foi criada a Nanolote, de apenas 10 kg.  

Foto: Ivan Padovani/Café Editora

Conforme as regras, cada cooperativa e associação de produtores do Estado poderá inscrever um único nanolote no concurso. Todos passarão pelo crivo do Júri Técnico, mas apenas um será eleito o melhor de São Paulo. 

Segundo o presidente da Câmara Setorial de Café, Eduardo Carvalhaes Junior, o objetivo é descobrir verdadeiros diamantes na safra 2017/2018.

“O nanolote será altamente exclusivo e com certeza será muito disputado por cafeterias e casas de café”, diz. Estes estabelecimentos escolhem lotes super pequenos, com seleção cuidadosa, para oferecer sabores distintos e raros aos consumidores.

A outra novidade no regulamento deste ano refere-se ao valor do lance mínimo no leilão de venda dos lotes finalistas: passa a ser 80% acima da cotação BM&FBovespa do dia anterior ao pregão (antes esse valor correspondia a 50%). 

O lance mínimo para aquisição do nanolote será informado oportunamente pela comissão organizadora. “A alteração responde devidamente à valorização dos cafés de alta qualidade que o mercado apresenta”, explica o coordenador do concurso, Nathan Herszkowicz.

Podem participar do concurso estadual apenas os lotes finalistas dos certames regionais. Cooperativas e associações de produtores têm até 9 de outubro para se inscreverem na etapa estadual. Nos dias 25 e 26, as amostras passarão pelo Júri Técnico, com a divulgação dos lotes finalistas no dia 30. 

O leilão desses cafés será realizado de 3 a 9 de novembro. No dia 17 do mês, em cerimônia no Museu do Café, em Santos, será feita a premiação dos produtores e empresas campeãs do concurso. 

Veja o regulamento e demais informações aqui


+ Agronegócios