O computador ainda não é fluente na fala humana. A IBM está mudando isso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de março de 2020 às 17:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os sistemas de inteligência artificial estão assumindo um papel crescente nos ambientes de negócios

A I​BM está comercializando uma nova tecnologia que facilita aos computadores o entendimento da comunicação humana.

Os sistemas de inteligência artificial assumiram um papel crescente nos negócios, à medida que suas habilidades para processar e aprender com grandes quantidades de dados foram aprimoradas. 

Mas eles têm se esforçado para entender os tipos de nuances que aparecem na comunicação cotidiana entre as pessoas.

A IBM está adicionando novas ferramentas ao seu sistema de IA, Watson, que pode solucionar esse problema e entender melhor a linguagem humana.

A tecnologia de “processamento de linguagem natural” foi desenvolvida para o Project Debater da IBM Research , a máquina de IA que se tornou a primeira a competir contra um debatedor humano de classe mundial no ano passado.

Para se manter em um debate, o Project Debater precisava ter a capacidade de ouvir seu oponente, entender seu argumento e formular uma resposta rapidamente, tudo sem acesso à Internet.

Isso significava que o computador precisava ser capaz de identificar e entender coloquialismos e expressões idiomáticas – assim como certos dialetos ou termos específicos do setor – como “abrir uma lata de worms” ou “pouco útil” (anteriormente, um sistema de IA poderia acho que alguém estava realmente abrindo uma lata de vermes).

As empresas agora poderão usar as ferramentas de processamento de linguagem natural da IBM para vasculhar de maneira mais eficiente e eficaz documentos e realizar pesquisas, comunicações de entrada em campo e melhorar o atendimento ao cliente.

“Tudo o que acontece em um negócio é baseado na comunicação entre funcionários, parceiros de negócios, clientes e a comunicação assume a forma de e-mails, bate-papos, textos, documentos”, disse à CNN Business Rob Thomas, gerente geral da IBM Data e AI. 

“Alguns dos melhores dados que uma empresa possui são codificados em todo esse idioma, em todas essas comunicações”.

Cerca de 48% dos diretores globais de investimento buscarão implantar sistemas de IA em suas empresas este ano, de acordo com uma pesquisa de 2019 realizada pela empresa de pesquisa Gartner. 

Uma pesquisa da IBM realizada em janeiro com 4.500 “tomadores de decisão tecnológica” em empresas de todo o mundo constatou similarmente que 45% das empresas com mais de 1.000 funcionários adotaram a IA.

Uma grande melhoria em relação aos sistemas de IA existentes é a capacidade do sistema de fazer “análise de sentimentos” – observar o que alguém está dizendo ou escreveu e entender o que realmente está tentando se comunicar e qual é o contexto. 

Por exemplo, agora é possível compreender que alguém dizendo que tem “pés frios” significa que está apreensivo, não que seus membros estejam frios.

“Muito do modo como conversamos e interagimos, certamente no suporte ao cliente, está usando muitos idiomas ou termos específicos de um setor”, disse Thomas.

Quando esse recurso é conectado a uma ferramenta IBM AI existente chamada Watson Discovery, também pode ser mais fácil para as empresas vasculharem e colherem insights de inúmeros documentos e outras comunicações escritas.

O sistema é mais capaz de entender os temas centrais ou pontos importantes nos documentos e classificá-los em categorias mais específicas, para que sejam mais úteis.

Também pode gerar resumos sucintos a partir de grandes quantidades de dados. A ferramenta também pode dizer quando dois documentos estão fazendo o mesmo ponto com palavras diferentes.

“Se o Watson estiver passando por um milhão de documentos, ele poderá identificar: quais são as informações mais relevantes, dado o problema que está tentando ser resolvido?” Thomas disse.

Isso pode ser útil, por exemplo, quando uma empresa atende a solicitações de atendimento ao cliente e precisa direcioná-las para locais diferentes, para que possam ser tratadas adequadamente. 

Também poderia ser usado por um escritório de advocacia para examinar documentos e chegar a conclusões sobre eles para serem descobertos em um processo legal – o que normalmente levaria dias ou semanas para um advogado, levaria a máquina em questão de minutos.

Uma das principais preocupações sobre o campo da inteligência artificial é que, em alguns casos, esses sistemas exibem um viés contra certos grupos de pessoas, incluindo pessoas de cor.

Thomas enfatizou que a confiança é essencial para as empresas que usam IA, bem como para seus clientes. 

Ele disse que a IBM possui uma ferramenta chamada Watson OpenScale que, entre outros recursos, pode detectar e atenuar o viés das ferramentas de IA das empresas.

“A confiança é essencial – poder usar a IA que você pode explicar, livre de preconceitos, confiável”, disse Thomas.

E embora os sistemas de inteligência artificial possam mudar a maneira como as pessoas trabalham, é improvável que neguem a necessidade de trabalhadores humanos. 

Em vez disso, disse Thomas, as ferramentas poderiam tornar as pessoas mais eficazes em seus trabalhos.

“Talvez o problema seja muito difícil para a IA resolver, mas se você associar essa tecnologia a um trabalhador humano, sua capacidade e velocidade para encontrar a solução aumentam rapidamente”, disse ele.

(Fonte: CNN Business)


+ Tecnologia