Como usar a cafeína de forma inteligente para aumentar a produtividade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de junho de 2018 às 16:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando consumido em excesso, o café pode causar insônia e fadiga ao invés de bem-estar

Temos uma relação amor-ódio com a cafeína. Todos sabemos que consumir demais levará a, por exemplo, uma crise forte de dor de cabeça, mas também sabemos que ela pode ser uma grande amiga para nos dar energia. Mesmo se você consumir apenas uma pequena dose de cafeína, seu corpo irá eliminá-la entre 8-14 horas, o que vai te fazer se sentir lento e, às vezes, até mesmo desgastado fisicamente.

Na verdade, a cafeína pode ser bem perigosa quando consumida em excesso: ao ser ingerido de forma exagerada, o café pode causar insônia e fadiga. Perceba o que isso pode trazer: você acorda com sono e toma café. No decorrer do dia, consome o líquido escuro e fumegante por várias vezes. Chega em casa e não consegue descansar. Tem poucas horas de sono. Você acorda com sono e toma café… pode ser que você tenha entrado em um ciclo vicioso e não tenha se dado conta.

Mas existe um jeito de consumir cafeína de forma inteligente e perspicaz. Quer saber qual? Veja só: Chris Bailey, o autor de The Productivity Project, também estava cansado da ressaca da cafeína, mas não queria abandoná-la. Então, ele decidiu tentar algo: ele consumiu cafeína antes de fazer qualquer coisa importante. Por exemplo, ele iria ingerir cafeína antes de fazer uma apresentação, escrever um artigo importante ou simplesmente verificar algo grande em sua lista de tarefas. Independentemente do que era a tarefa, ele se certificou de que era um que era importante e exigia muito foco e energia cerebral.

O objetivo do experimento foi simples: tirar o máximo do efeito positivo da cafeína antes dela te deixar cansado. A cafeína impede seu cérebro de absorver um produto químico chamado adenosina. Este produto químico desencadeia as bandeiras em seu cérebro que permitem que você saiba que você está cansado.

Enquanto a cafeína bloqueia o seu cérebro de absorver o produto químico, ele continua a se acumular até que a cafeína eventualmente permita que seu cérebro o absorva. Então, nesse ponto, você vai sentir de repente como se você tivesse sido atingido por um trem e tudo o que você quer fazer é dormir. Mas se você beber café, ou qualquer bebida com cafeína estrategicamente, você pode fazer um melhor uso desse tempo quando seu cérebro não está recebendo esses sinais. Na verdade, você pode até descansar intermitentemente antes que o acidente atinja.

Evite bebidas que contenham cafeína mas sejam açucaradas ou alcoólicas. Esses tipos de bebidas vão fazer com que o golpe da adenosina role ainda mais rápido e de forma mais intensa. Em última instância, isso vai te fazer se sentir ainda pior. Em vez disso, opte por chá verde, por exemplo. Este tipo de chá com cafeína natural é repleto de antioxidantes que podem ajudar a diminuir e regular o efeito negativo da cafeína.

Neste ponto, você já está preparando uma xícara de café, mas tenha cuidado para não usar a cafeína como apoio total. O objetivo é aproveitar a janela de produtividade, não continuar a consumi-lo até a exaustão. Ou seja, é importante evitar a cafeína, tanto quanto possível, se você estiver prestes a trabalhar em algo criativo. Por exemplo, se você trabalha no período diurno, consuma cafeína entre as 9h30 e as 11h30 da manhã. Ela terá maior impacto de energia geralmente na hora do dia em que, naturalmente, você começa a sentir um pouco de lentidão. E lembre-se sempre: evite cafeína pelo menos 8 horas antes de ir para a cama para que ela não afete o seu sono.


+ Saúde