Como um dos mais promissores, setor de maquiagem atrai francanos

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de abril de 2017 às 11:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar do conturbado momento econômico brasileiro, o setor de cosméticos se destaca no país

No processo de substituir gradativamente o isolamento doméstico por papéis cada vez mais importantes na geração de renda, a mulher precisou de novas armas para impor sua presença. Um dos saldos dessa jornada é o crescimento do consumo de maquiagem entre as brasileiras. Não diferente do restante do país, as francanas são consumidoras vorazes dos cosméticos que, a cada lançamento, prometem maravilhas.

É o caso da universitária Simone Lima, 24 anos, que fica atenta às novidades e todo mês adquire algo novo para sua “coleção”. “Sou apaixonada por maquiagem desde criança. Gosto de tudo que envolve o universo de cosméticos: tinturas para cabelo, esmaltes e maquiagem. Não conseguiria viver sem tudo isso”, diz a estudante de História, que chega a investir R$ 185 por mês para reforçar sua nécessaire.

Por conta de pessoas como Simone, o Brasil é hoje o 3º mercado global em beleza, atrás da China e dos Estados Unidos. O brasileiro destina 2% de seu orçamento à compra de produtos de higiene e beleza, movimentando US$ 43,5 bilhões em 2014, segundo a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. E apesar do conturbado momento econômico brasileiro, o setor de cosméticos tem desempenho melhor que outros segmentos da economia. Uma previsão da Abihpec diz que em 2019, o setor de beleza no Brasil desfrutará de um crescimento único de 63%.

Apaixonada por maquiagens, Carolina Ferraciolli não fica um mês sem novidades

A categoria de maquiagem continua em 3º lugar no consumo global, representando 7,7% do mercado de cosméticos brasileiro em uma distribuição homogênea entre as subcategorias: 28% para os produtos para unhas; 24% para os cuidados com os lábios; 24% para rosto e 24% para os olhos. Dados do Euromonitor International, líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores, indicam que 73% das mulheres brasileiras usam um batom ou gloss, 71% usaram esmalte nos últimos seis meses e 32% usam maquiagem regularmente. A francana Carolina Ferraciolli engrossa essas estatísticas. “Eu sempre me interessei pelo mundo dos cosméticos, sempre estudei as fórmulas, princípios ativos até chegar ao produto final. A maquiagem é um mundo infinito, que desde bem novinha sempre usei e sou apaixonada até hoje”, diz.

Em Franca

Atuando há três anos nessa área, a empresária Cíntia Pessoni comemora o crescimento e consolidação dos negócios. “As francanas são muito vaidosas e todos os dias estão à procura de produtos que as deixem cada dia mais lindas, com isso, trazemos novidades sempre, o que acaba criando a fidelização por parte das clientes”, observa.

A relação entre a loja de Cíntia, que leva o seu nome, e os clientes é tão forte, que sempre que eles vão comprar algo, a procuram para saber se ela tem condições de atendê-los com uma determinada marca. “Trabalhamos com multimarcas e conforme as pessoas procuram alguma marca específica, começo a disponibilizá-la na loja. Faço questão de atender às necessidades de todos”, diz Cíntia, que possui todos os tipos de clientes, inclusive homens – cabeleireiros, maquiadores e clientes virtuais, que ficam sabendo de seus produtos.

Cíntia Pessoni, que trocou o setor de bolsas pelo de maquiagem há três anos

Há pouco mais de um ano trabalhando com maquiagem, a consultora de beleza Jacqueline Galgani entrou no mercado através da Mary Kay. Hoje, atende mulheres que buscam aprender técnicas de maquiagem e a se cuidar. “Percebo que além da maquiagem, existe a preocupação com os cuidados com a pele, e independe da idade ou classe social. Tem meninas de 18 e senhoras de 65 anos que me procuram e querem se olhar e se sentir ainda mais bonitas”, diz.

Ciente da rapidez com que evolui o mercado, Jacqueline já fez vários cursos e está sempre em busca de aperfeiçoamentos, além de estar antenada às novidades e técnicas que surgem. “O setor está em expansão e temos várias pesquisas feitas em nível nacional que comprovam que o segmento de cosméticos está em pleno crescimento e, em Franca, a realidade é a mesma. É um mercado muito promissor, mas que exige qualificação”, afirma Jacqueline.

Consultora de beleza, Jacqueline Galgani se diz muito satisfeita com o segmento

Investindo sempre

Quantos produtos de beleza você compra por mês? Mesmo que você não seja uma aficionada por maquiagem, vez ou outra toda mulher precisa renovar a nécessaire com um rímel, batom, um blush ou outro produto, não é verdade? Além disso, cada vez mais as lojas e marcas têm diversificado sua variedade de itens, atraindo mais as consumidoras. O resultado disso é que o setor de maquiagem tem atraído centenas de pessoas em Franca, que viram nessa área um ótimo nicho de negócio. São aspirantes à profissão de maquiador, investidores e consultores de beleza, movimentando uma economia que não para de crescer.

Satisfeita com a escolha que fez, e sempre disponível para suas clientes, Jacqueline diz que o gasto médio com maquiagem e cuidados personalizados é de R$ 150 a R$ 200 por mês. Cíntia também se diz satisfeita e contabiliza que, em média, seus clientes gastam R$ 70 por mês com novos produtos. Sua mudança de ramo – antes Cíntia atuava na área de bolsas – deu tão certo, que além de sua loja à Avenida Brasil, ela abriu um ponto de vendas no shopping. “Escolhi o shopping para que as pessoas tenham um ponto a mais para poder comprar conosco, além de um horário de atendimento estendido. E a receptividade tem sido melhor do que imaginei”, afirma a empresária, que hoje possui clientes de outras cidades e estados, através das vendas virtuais.

Uma dessas clientes fiéis é Carolina, que investe muito na renovação de seu arsenal, além de estar sempre antenada a vídeos pela internet que a auxiliam a definir novas makes e produtos. “Amo e indico os vídeos de Marina Saad, Bruna Tavares, Bruna Malheiros, que são blogueiras experts em beleza”, comenta. Carolina diz ainda que a maquiagem deveria fazer parte da vida de todas as mulheres. “Os homens também deveriam utilizar alguns produtos neutros, digamos que um primer – redutor de poros, controle de oleosidade e um corretivo para olheiras, por exemplo, seriam perfeitos”, pondera.

Entre sombras e pincéis

Foi a paixão por esse universo que fez Vanessa Procópio trocar o trabalho no setor financeiro de uma fábrica para se tornar maquiadora profissional. “Fiz um curso de automaquiagem e depois um profissional, até então sem nenhuma pretensão financeira – fazia pelo prazer de maquiar. No começo fazia maquiagem até de graça para treinar, aos poucos fui colocando preço e quando percebi, minha renda já estava maior do que a do meu emprego formal. Foi quando montei meu espaço e passei a oferecer cursos e atender todos os públicos: noivas, madrinhas, formandas, debutantes, bailarinas”, conta.

Vanessa Procópio trocou a área financeira por sua paixão e hoje é uma das profissionais mais requisitadas

Há quatro anos no mercado, Vanessa costuma cobrar, em média, R$ 150 por maquiagem – mas tudo depende do que será colocado no pacote. Hoje, ela é uma das profissionais mais requisitadas de Franca, mas para que isso fosse possível, admite que foi preciso constante renovação do conhecimento. “O mundo de cosméticos tem lançamentos o tempo todo, por isso é preciso se atualizar, fazendo vários cursos por ano. Neste mesmo, já fiz um no Paraná e no final do ano estarei em outro na Argentina, numa famosa academia de maquiagem que tem lá. Não podemos parar nunca”, diz.

E é justamente por isso que a maquiadora aconselha a quem quer entrar nessa profissão: é preciso escolhê-la por amor, uma vez que muitas não conseguem o retorno esperado porque visualizam apenas a oportunidade de ganhar dinheiro. “Isso não dá certo, pois quando você ama algo, você estuda, se atualiza, e isso tudo te dá prazer. Eu, por exemplo, quando não estou trabalhando, estou vendo blogs, assistindo a tutoriais de maquiagem no Youtube ou até mesmo treinando novas maquiagens e nada disso me cansa, pois é algo que amo”, afirma.


+ Economia