Como tratamentos naturais podem combater a úlcera gástrica e ajudar a saúde

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de maio de 2020 às 18:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Descubra vitaminas e plantas que podem te ajudar a aliviar as dores causadas pela úlcera gástrica

Uma em cada dez pessoas desenvolverá úlcera gástrica em algum momento de sua vida. Essa erosão dolorosa no revestimento do estômago pode ser rápida e eficazmente tratada com produtos naturais.

Mas o que é uma úlcera gástrica?

Uma úlcera é uma erosão, semelhante a uma pequena cratera, no revestimento protetor do estômago. 

Normalmente, as glândulas do estômago secretam substâncias que ajudam na digestão, incluindo ácidos e a enzima pepsina. 

Mas, ao mesmo tempo, o estômago e o duodeno secretam muco, que protege o revestimento da lesão por esses sucos digestivos. 

Uma úlcera é formada quando esse equilíbrio se rompe, fazendo com que os sucos comecem literalmente a digerir o revestimento do estômago ou do intestino.

Sintomas típicos

Uma dor tipo corrosão no estômago, imediatamente antes ou algumas horas depois de uma refeição. A dor pode ser semelhante à azia ou ser acompanhada por indigestão, náusea, vômito ou emagrecimento. 

Contudo, ela pode ser aliviada por antiácidos, alimentos leves, ou leite e biscoitos tipo cream-crackers durante a noite.

Sintomas de emergência

Eliminação de fezes pretas ou com sangue, ou vômito de sangue ou de partículas semelhantes à borra de café, pode indicar hemorragia interna. 

Já uma dor abdominal forte, súbita poderia significar perfuração da parede intestinal. Portanto, essas são emergências com risco de vida, é preciso ir imediatamente para o hospital.

O que causa úlcera gastrointestinal

Pesquisadores descobriram que um grande número de úlceras é causado por uma bactéria denominada Helicobacter pylori. Quando o trato digestivo é infectado, a mucosa de proteção se enfraquece, e até mesmo pequenas quantidades dos sucos digestivos podem digerir a parede intestinal. 

Após surgir uma úlcera, influências secundárias, como estresse, alimentação, álcool, cafeína e tabagismo, podem agravá-la. Outros fatores que contribuem para as úlceras incluem hereditariedade e o uso prolongado de ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINE).

Tratamentos naturais

Se você tem uma úlcera, seu médico provavelmente solicitará exames para pesquisar a presença do H. pylori e, em caso positivo, prescreverá antibióticos e outros medicamentos. 

Havendo ou não bactérias, o uso de produtos naturais pode ajudar a acelerar a cicatrização. A dor geralmente diminui em cerca de uma semana, embora a úlcera possa levar até oito semanas para cicatrizar.

A vitamina A ajuda a proteger o revestimento do estômago e do intestino delgado, facilitando a cicatrização das úlceras. A vitamina C pode inibir diretamente o crescimento da bactéria H. pylori

Substâncias que promovem a cicatrização incluem zinco (tome junto com o cobre, pois o zinco inibe a absorção do cobre) e pastilhas de alcaçuz desglicirrinizado (DGL). 

As pastilhas que não elevam a pressão arterial, como faz o alcaçuz habitual, devem ser usadas por três meses para maximizar a cicatrização. A glutamina, um aminoácido, promove a cicatrização nutrindo as células que revestem o trato digestivo.

Alguns estudos mostraram que, no tratamento a curto prazo e de manutenção das úlceras, o DGL é mais eficaz que os antiácidos.

Outra pesquisa mostrou que o suco de Aloe vera (babosa) pode reduzir as secreções de ácido gástrico e aliviar os sintomas de úlcera em algumas pessoas; essa planta popular também contém substâncias adstringentes que podem ajudar a evitar hemorragia interna. 

Além disso:

  • Siga uma alimentação leve, rica em fibras e evite alimentos que causem desconforto.
  • Evite o consumo de álcool, café, refrigerantes cafeinados e sucos de frutas ácidas, que podem irritar o revestimento do trato digestivo.
  • Não fume. Isso pode retardar a cicatrização da úlcera.

Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos!


+ Saúde