Como são as vacinas para a Covid-19 testadas no Brasil, nos EUA e na China

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de março de 2020 às 12:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisadores brasileiros propõem uma nova forma de fabricação da vacina contra o Sars-CoV-2

Com mais de 244 mil casos de infecção e mais de 10 mil mortes em todo o mundo, pesquisadores de todas as nacionalidades tentam entender como a Covid-19 se tornou uma pandemia e qual é a melhor forma de freá-la. 

Assim como a China, os Estados Unidos e a Alemanha, o Brasil figura entre os países que já estão desenvolvendo uma vacina contra a nova doença.

virus like particles

“Essas partículas têm uma ‘casca’ viral, mas não possuem o ácido nucleico do vírus em seu interior, impedindo-as de se multiplicar”, explica Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Incor à revista Galileu. 

Ao construir essa casca, adiciona-se sobre ela as proteínas de espículas, ou proteínas spike, responsáveis por conferir ao vírus pequenas “coroas” em sua superfície — daí porque esse grupo de vírus leva o termo “corona” no nome. 

São elas também que fazem com que o vírus consiga aderir às células do organismo infectado.

Para que as VLPs sejam reconhecidas pelas células de defesa do nosso corpo, elas serão recheadas com antígenos, substâncias que provocam a produção de anticorpos pelo sistema imune. 

“Neste momento, em que estamos lidando com um vírus pouco conhecido, por questões de segurança é preciso evitar inserir material genético no corpo humano para que não ocorram eventos adversos, como multiplicação viral e possivelmente reversão genética da virulência”, explica Gustavo Cabral de Miranda, pesquisador do Incor responsável pelo projeto


+ Saúde