Como Empreender Segundo Elon Musk

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de março de 2017 às 12:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O sul-africano, Elon Musk, 45, vem conquistando cada vez mais atenção no mundo do empreendedorismo e da ciência. Sua visão desbravadora e seu impulso inovador fazem dele um dos mais brilhantes empresários de nosso tempo.

Musk é o fundador do Paypal, da Tesla Motors, da SolarCity e da SpaceX. E atualmente atua em duas frentes que antes só eram sonhos para a humanidade: carros elétricos de alto desempenho e a viagem tripulada ao planeta vermelho, Marte. E mais do que atuar, ele possui um plano de ação e um cronograma a ser seguido!

Por isso, todo conselho vindo dele deve ser muito bem analisado e sempre deve ser levado em consideração. Então, dê uma olhada nessas 4 dicas de Elon Musk para a sua carreira, selecionadas pela revista Inc:

1. Foque nos impactos do seu sonho e não nas probabilidades

A maioria das pessoas tende a pensar que um sonho é algo impossível. Mas, se Musk sonha em colonizar marte e está no caminho, seu sonho também pode virar realidade.

2. Ninguém cria negócios incríveis por dinheiro

A vontade de atingir coisas que ninguém nunca fez é um dos combustíveis da inovação. Para Musk, solucionar problemas que vão afetar o futuro da humanidade vale mais do que dinheiro. Por isso, se você quer atingir coisas extraordinárias, foque na diferença que você quer ver no mundo e não na recompensa financeira.

3. Na contratação, talento vale mais que quantidade

Alguns empreendedores passam por dificuldades ao juntar uma equipe grande para ajudar no negócio. Mas Musk pensa diferente. “É um erro contratar um número alto de pessoas para fazer um trabalho complicado. Números nunca irão compensar o talento na tentativa de cumprir uma tarefa”, diz. Da próxima vez que for contratar alguém, leve em consideração o conhecimento e o talento das pessoas.

4. Questione sempre

Você pode pensar que Musk está satisfeito com o que já conquistou, mas o empreendedor está frequentemente buscando melhorar. “É muito importante receber feedback para analisar o que você tem feito e como poderia melhorar. A melhor dica que eu posso dar é sempre questionar como você poderia estar fazendo melhor as coisas”, afirma o empreendedor.

5. Encontrar as perguntas certas

O livro favorito de Musk na adolescência era “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Com ele, o empreendedor aprendeu a importância de encontrar as perguntas certas. “A parte mais difícil é encontrar quais perguntas devemos fazer. Depois disso, achar as respostas se torna muito fácil”.

Quer saber mais sobre empreendedorismo e sucesso?

Acesse >> www.fredabrahao.com.br

*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


+ zero