Como brincar e estimular a inteligência de bebês com menos de um ano, em casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2016 às 01:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cada fase da vida da criança possui características diferentes que precisam ser estimuladas constantemente

​Eles ainda não falam, não andam e não conversam, mas pode ter certeza: eles estão ligados em tudo o que acontece ao seu redor! Por isso, é muito importante estimular crianças e bebês pequenos, ajudando para que eles cresçam ativos, inteligentes e com maior capacidade de raciocínio.

Não é difícil criar situações para isso: conversar constantemente com seu bebê já é uma prática e tanto. Conte a ele o que você está fazendo, como foi o seu dia e o quanto você o ama. Além de estimular os sentidos dele, essa prática também fortalecerá o vínculo afetivo de vocês.

Para bebês de até três meses, opte com móbiles coloridos e cheios de vida, pois estimulam a visão. Além disso, todas as atividades cotidianas funcionam como forma de se aproximar do seu filho: o banho, a troca de fraldas, o momento de ninar… Aproveite cada momento.

Para crianças de quatro a seis meses, escolha atividades com mais recursos para que eles agucem o tato, a visão e a audição. Compre brinquedos que cantem e acendam luzes, com formatos e texturas diferentes e deixe os pequenos descobrirem as peças.

Quando a idade for de sete a nove meses, o foco do bebê será nos rostos e expressões humanas. Brincar de esconde-esconde é uma alternativa legal, pois foca na figura de quem executa a brincadeira. Além disso, faz a criança perceber que mesmo que você saia e “desapareça” às vezes, você vai voltar, diminuindo a insegurança e a dependência.

De dez meses a um ano de idade, o ideal abusar da interação com o bebê: acene, faça gestos, dê tchau, converse, faça mímicas e incentive o seu filhote a engatinhar. Também é importante valorizar o movimento de pinça. Dê a ele livros, revistas, brinquedos de corda e peças para encaixar. 

Aproveite cada momento com seu filho e se dedique à educação dele. Essa fase passa muito rápido!