Comércio trabalhará em horário especial nas vésperas do Dia das Mães

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  • Publicado em 9 de maio de 2017 às 18:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
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Nesta sexta-feira, 12, as lojas ficarão abertas entre as 9h e 22h; e no sábado, 13, das 9h às 18h

Os estabelecimentos comerciais ligados à Acif trabalharão em horário especial nas vésperas do Dia das Mães, este ano comemorado em 14 de maio. Nesta sexta-feira, 12, as lojas ficarão abertas entre as 9h e 22h. Já no sábado, 13, o expediente será das 9h às 18h, conforme Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio Varejista 2016/2017.

De acordo com pesquisa encomendada pela Acif ao Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-Facef, 71% dos consumidores ouvidos afirmaram ser relevante a abertura especial do comércio nas vésperas do Dia das Mães. Ainda conforme apurado no levantamento, 49,36% disseram preferir a abertura até às 22h; 26,81% até às 20h e 23,83% até às 21h.

A pesquisa também mostra que 55,59% dos entrevistados admitem que não anteciparão suas compras, deixando o ato para os últimos dias. Já 43,20% dizem ter a pretensão de que a compra seja efetuada antecipadamente enquanto 1,21% preferiu não responder à questão.

Perfil de compra

A principal forma de pagamento apontada pelos entrevistados foi à vista no dinheiro ou cheque, com 67,07% das intenções. A prazo no cartão de crédito (21,75%) veio em seguida. As opções à vista no cartão de débito e crediário aparecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com 9,67% e 1,51%.

“Se for necessário dividir, o crediário ou o cheque são opções mais vantajosas ao consumidor e também ao lojista. Sem as taxas de juros da operadora, o lojista tem condição de oferecer um preço mais competitivo. Já para o consumidor, está será a chance de poupar e não se atrapalhar com as taxas do cartão”, afirmou o vice-presidente da Acif, Alfredo José Machado Neto.

Ainda segundo a pesquisa, 51,6% pretender consumir no Centro da cidade; 28,99% nos shoppings; 10,11% nas lojas de bairro e o restante em outros locais, inclusive virtuais. Sobre a decisão do local de compra, os descontos ficam em primeiro lugar com 68,58% como fator decisivo, seguido pelo bom atendimento, com 62,84%, e facilidade de acesso, com 38,58%

Desenvolvimento da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de abril nas regiões central, norte, sul, leste e oeste, além do Franca Shopping como explica o Pesquisador do IPES, Welton Roberto Silva. “A pesquisa foi feita nos principais pontos de fluxo, em todas as regiões da cidade, em diferentes períodos do dia”, afirmou. “Com base no número total da população de Franca, fizemos um cálculo amostral com nível de confiança de 95% e margem de erro de 6%.”

Para a pesquisa, foi entrevistada a população economicamente ativa, considerada a partir dos 16 anos.


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