Com várias opções de cores, madeira dá novo tom na decoração de ambientes

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de outubro de 2016 às 18:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Flexível, ela possibilita a criação desde ambientes rústicos a modernos, iluminados e aconchegantes

Madeira possibilita a criação de ambientes rústicos e modernos

Muito usada em móveis e nos pisos, a madeira vem ganhando espaço em outros ângulos da casa, dando um toque especial aos mais diversos ambientes. Saber combiná-la aos outros elementos é uma tarefa que requer bom gosto, para que o excesso não deixe o resultado muito carregado. “Com vários tipos disponíveis no mercado, é possível montar ambientes modernos e aconchegantes, dependendo do tom, espessura ou textura do material”, pondera a arquiteta Laura Santos Vieira.

Para ela, o estilo do ambiente é que vai determinar como usar a madeira. “Para uma decoração mais rústica, pode-se usar madeiras no teto, piso, móveis e mesclar com elementos de pedras. Já em decorações contemporâneas, o uso da madeira deve ser feito com mais parcimônia, apenas para dar um toque de aconchego”, explica Laura, acrescentando existir diversas combinações possíveis para a madeira, como o uso de pedra, vidro, laca, aço inox, aço escovado e até mesmo dourado.

Na hora de combinar dois tipos de madeira, a dica é consultar um profissional para não errar.  “É possível trabalhar com dois tipos completamente diferentes, mas eles têm de estar em harmonia. Isso envolve tom, textura e o trabalho da madeira”, revela a profissional. Quanto aos revestimentos em madeira, a especialista avisa que todos os ambientes comportam, até mesmo em área molhada. “Para cada tipo de ambiente, existe um tipo de madeira. É bom checar isso para não ter problemas depois, como umidade”, enfatiza.

Para trazer cor aos ambientes decorados com muitos elementos em madeira, a arquiteta sugere algumas alternativas. “Temos várias maneiras de colorir a nossa casa, como no sofá, tapete, aparador, mesa, almofadas e estante”, diz. Outra dica dela é criar a sensação de unidade, “virando” a parede, usando o mesmo tom no chão e em alguma parede da casa. “A madeira é um material nobre em construção, principalmente na parte de decoração. Pode ser usada em tudo”, completa Laura.

Os detalhes

Para manter a elegância e a leveza, a dica é manter a base em tons claros. No décor rústico, a aparência de madeira natural ou de demolição confere charme e sensação de ambiente acolhedor. “A madeira dá um clima de aconchego. Quando colocado no piso e parede proporciona mais acolhimento ao ambiente, o deixando mais aquecido”, lembra.

As cores da madeira também são importantes na definição. Se o ambiente for pequeno, deve-se evitar o uso de madeira escura, porque ela diminuirá ainda mais o espaço. Já em um ambiente maior, a madeira escura é bem-vinda por deixar o ambiente mais acolhedor.

Para manter a elegância e a leveza, a dica é manter a base em tons claros

O espelho é aliado dos espaços pequenos, ao garantir a ideia de ampliação. Quando o ambiente já tiver tons mais fechados, a dica é usar madeiras claras para manter o equilíbrio.

A madeira exige cuidados para durar mais tempo. No caso da madeira maciça, a manutenção deve ser semestral, visando à hidratação. Nos outros tipos de madeira, os cuidados devem ser de limpeza no dia a dia, com pano levemente úmido e cera própria para cada tipo de material. As madeiras indicadas para garantir durabilidade são as maciças, como ipê, carvalho e freijó.