Com energia elétrica na bandeira vermelha, Aneel dá dicas para economizar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de julho de 2018 às 08:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agência aponta para chuveiro elétrico, ar condicionado e ferro de passar como grande “vilões”

Sem chuvas e diante da situação atual de alerta em muitos dos reservatórios de água do país, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, apresentou algumas dicas para que os consumidores economizem energia.

As discas são importantes, pois neste mês de julho as contas de luz terão bandeira vermelha – o que acarretará em uma cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A manutenção da tarifa extra foi decidida pela própria Aneel e está ligada à ausência de chuvas. Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, o que não implicava em cobrança extra na conta de luz.

Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

Dicas para a economia

Segundo a Aneel, alguns atos do dia a dia podem ajudar a economizar, principalmente em alguns aparelhos, como no caso do uso de chuveiros elétricos, onde a recomendação é que os banhos sejam mais curtos e em temperatura morna ou fria.

A agência sugere também a diminuição no uso do ar condicionado, tanto frio como quente, e que, quando o aparelho for usado, que se evite deixar portas e janelas abertas, além de manter seu filtro limpo. A Aneel sugere, ainda, que o consumidor tenha atenção para deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário, e que nunca se coloque alimentos quentes em seu interior.

Uma outra dica da Aneel para que o consumidor economize energia é a de juntar roupas para serem passadas de uma só vez, e que não se deixe o ferro de passar ligado por muito tempo. Sugere também que, durante longos períodos de ausência, o consumidor evite deixar seus aparelhos em stand-by. Nesse caso, o mais indicado é retirá-los da tomada.


+ Economia