Com aplicativo, ônibus em Franca serão acompanhados passo a passo por usuários

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de maio de 2017 às 18:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Checagem será desde a localização dos ônibus no momento até o tempo que levarão para chegar ao ponto

A tecnologia veio mesmo para ficar, inclusive para quem utiliza o transporte público em Franca. É que está em processo avançado, a implantação de um aplicativo para smartphones para que os usuários dos coletivos da Empresa São José acompanhem em tempo real, onde estão os ônibus que atendem suas linhas, checando o tempo de chegada do coletivo ao ponto.

Paralelamente a isso, a EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), empresa responsável pela gestão do transporte coletivo do município, pretende implantar o sistema de GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global), o que permitirá uma fiscalização bem mais eficiente dos horários e trajetos de ônibus, emitindo relatórios diários de desempenho e quilometragem por linha. “Tudo isso porque estamos atuando de forma intensiva para melhoria dos serviços prestados pela Empresa São José à população”, destaca o presidente da EMDEF Marcos André Haber.

Mas, se por um lado a tecnologia está sendo buscada para ajudar cada vez mais quem depende de ônibus em Franca, por outro, ela pode acelerar a retirada dos cobradores de suas funções. Segundo Haber, Franca deve seguir a mesma tendência das demais cidades, como Ribeirão Preto, onde não há mais cobradores nos ônibus. “A TRANSERP adotou medidas compensatórias, entre elas, ações que desestimulam o uso de dinheiro – e sim o uso de cartão de passagens – e controles digitais de entrada de passageiros monitorados remotamente, iniciativas fundamentais para a opção de não se ter cobrador”, observa o presidente da EMDEF, que acredita que estas são atitudes que deverão ser adotadas em breve, fazendo campanhas e ações para que os usuários deem preferência ao uso de cartões. “Implantaremos também estratégias de controle de passageiros que facilitem o trabalho dos motoristas, com isso, possibilitaremos mais agilidade e segurança para os próprios motoristas e para os usuários”, completa Haber, ressaltando que longe de ser uma prerrogativa só de Franca, a medida, segundo as empresas de transportes, é fundamental para corte de gastos e manutenção de preços acessíveis das passagens. 


+ Cotidiano