Alimentos que facilitam a Cicatrização

Postado em:

Alimentos que atrapalham a cicatrização com um X e a maçã que auxilia

Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.

Para melhorar a cicatrização também é importante manter o corpo bem hidratado porque assim a pele fica mais elástica e a cicatriz fica melhor. Uma boa solução podem ser os alimentos ricos em água como laranja, melancia e os caldos que pode comer no almoço ou no jantar.

Confira na tabela exemplos de alimentos que contribuem para uma melhor cicatrização da pele e que devem ser consumidos no pós-operatório ou depois de um corte ou de fazer uma tatuagem ou percing:

Exemplos

Benefício no pós-operatório

Alimentos ricos emProteínas

Carne magra, ovo, peixe, gelatina, leite e derivados

Ajudam na formação de tecido que vai ser necessário para fechar a ferida.

Alimentos ricos em Ômega 3

Sardinha, salmão, atum ou sementes de chia

Reduzem a inflamação facilitando a cicatrização.

Frutas cicatrizantes

Laranja, morango, abacaxi ou kiwi

Importante na formação do colágeno, que ajuda a pele a ficar mais firme.

Alimentos ricos emVitamina K

Brócolis, aspargo ou espinafre

Ajudam na coagulação parando a hemorragia e facilitando a cicatrização.

Alimentos ricos em Ferro

Fígado, gema de ovo, grão-de-bico, ervilha ou lentilha

Ajuda a manter as células do sangue saudáveis, que são importantes para levar os nutrientes ao local da ferida.

Alimentos ricos em Valina

Soja, a castanha-do-pará, a cevada ou a berinjela

Melhoram a qualidade de regeneração dos tecidos.

Alimentos ricos em Vitamina E

Sementes de girassol, avelã ou amendoim

Melhora a qualidade da pele formada.

Alimentos ricos em Vitamina A

Cenoura, tomate, manga ou beterraba

São bons para evitar a inflamação da pele.

Alimentos cicatrizantes

Frutas cicatrizantes


O que não comer para uma boa cicatrização

Alguns alimentos como doces, refrigerantes, frituras ou embutidos, por exemplo, podem prejudicar a cicatrização porque o açúcar e a gordura dificultam a circulação do sangue, que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido.

Por isso você deve excluir da alimentação tudo que tenha gordura e principalmente açúcar, como o próprio açúcar em pó, o mel, iogurte, bolo, refrigerante, balas, chocolates, sorvetes, biscoitos doces que sejam recheados ou não. Uma boa estratégia é olhar o rótulo dos alimentos industrializados e verificar se tem açúcar e qual sua quantidade. 

Por vezes o açúcar está escondido com alguns nomes estranhos como Maltodextrina ou Xarope de milho.

Alimentação para facilitar a cicatrização no Pós-Operatório

Uma boa opção de refeição para comer no pós-operatório é tomar uma sopa de legumes, batida no liquidificador com um fio de azeite. Essa primeira refeição deve ser líquida e pode ser tomada até mesmo num copo com canudinho para facilitar.

Quando o paciente estiver menos enjoado, poderá fazer uma refeição leve, dando preferência aos cozidos. Uma boa dica é comer 1 posta de salmão grelhado ou cozido, temperado com ervas com ovo e brócolis cozidos, e 1 copo de suco de laranja batido com morangos.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


A cenoura combate a prisão de ventre e previne câncer no pulmão

Postado em:

A cenoura é uma raiz muito importante na alimentação, pois traz os seguintes benefícios para a saúde:

  • Melhorar a digestão e combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina A e antioxidantes;
  • Manter o bronzeado por mais tempo, por conter betacaroteno, que estimula a produção da cor morena na pele;
  • Ajudar a emagrecer, pois contém poucas calorias;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em antioxidantes;
  • Proteger a visão, por conter vitamina A;
  • Prevenir câncer de pulmão, devido aos antioxidantes.
  • Cenoura combate rugas e emagrece

Para obter esses benefícios, deve-se consumir pelo menos 1 cenoura diariamente, de preferência crua, pois alguns de seus nutrientes são perdidos durante o cozimento.

A cenoura pode ser consumida crua em saladas ou sucos, ou cozida, podendo ser adicionada em cozidos de carne ou peixe, sopas, suflês, sucos e bolos.

Para te ajudar com ideias em preparações esta aqui uma receita de suco onde podemos adicionar a cenoura e ingerir muitos nutrientes!

Suco funcional de cenoura

Ingredientes

1 cenoura

Suco de 4 laranjas

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, adoçar a gosto. Beber sem coar.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

O Morango ajuda a combater o envelhecimento e doenças cardíacas

Postado em:

O morango é uma fruta de sabor ácido e adocicado, muito boa para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento porque cada morango tem aproximadamente 5 calorias. Além disso, o morango tem propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro combatendo a anemia.

O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde:

  • Combater o envelhecimento da pele;
  • Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares;
  • Melhorar a capacidade mental;
  • Prevenir o câncer;
  • Ajudar a combater inflamações.

Além disso, o morango também tem fibras que combatem a prisão de ventre e a "zeaxantina", uma substância importante para a saúde dos olhos.

O morango pode ser consumido como vitamina, misturado na gelatina, com iogurte, nos cereais no café da manhã ou na salada de frutas, por exemplo.

O morango é uma excelente fruta para ajudar a emagrecer por ter poucas calorias, assim como a melancia ou o kiwi, por exemplo.

Receita de salada de morango e melão

Essa é uma receita de salada fresca para acompanhar o almoço ou jantar. Quando se usa morango para saladas, sucos ou vitaminas, é importante lavar os morangos antes de retirar o pé, porque se for depois entra água no morango e ele se estraga mais facilmente.

Ingredientes

  • Meia alface-icebergue
  • 1 melão pequeno
  • 225 g de morangos fatiados
  • 1 pedaço de pepino com 5 cm, finamente fatiado
  • Pezinhos de hortelã fresca, para guarnecer

Ingredientes para o molho

  • 200 ml de iogurte natural
  • 1 pedaço de pepino com 5 cm descascado
  • Algumas folhas de hortelã fresca
  • Meia colher de chá de casca ralada de limão
  • 3-4 cubos de gelo

Modo de preparo

Colocar a alface em um recipiente, acrescentar os morangos e o pepino sem a casca. A seguir, triture todos os ingredientes do molho no liquidificador. Servir a salada com um pouco de molho por cima.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Gengibre auxilia na perda de peso e previne o câncer

Postado em:

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago.

O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas a água, sucos, iogurtes ou saladas. A seguir estão listados 6 benefícios desse alimento.

1. Auxiliar na perda de peso

O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

2. Combater azia e gases intestinais

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

3. Atuar como antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

4. Melhorar náuseas e vômitos

O gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.

5. Proteger o estômago contra úlceras

O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera. Veja quais são os sintomas da gastrite provocada pela H. pylori.

6. Prevenir o câncer cólon-retal

O gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Alimentos que curam a gripe e o resfriado mais rápido

Postado em:

Escolher bem o que comer na gripe pode melhorar muito o bem-estar da criança, adulto ou idoso porque ajuda a diminuir os sintomas de febre, congestão nasal, dor no corpo e sensação de cansaço.

Durante a gripe é importante aumentar a ingestão de calorias e líquidos pra diminuir a sensação de cansaço, porque o corpo aumenta o metabolismo para compensar o desgaste na luta contra doença e além disso beber muita água aumenta a diurese e a liberação de toxinas pela urina ajudando o corpo a se livrar do vírus.

Os melhores alimentos para se comer enquanto está gripado são chás, sopas, frutas e legumes crus ou cozidos.   

5 Alimentos para combater gripe ou resfriado

Assim, o que se deve comer na gripe são alimentos como:

1. Sopa de legumes ou canja

Tomar uma sopa ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente o vapor desses alimentos que são consumidos quentes também ajudam a desentupir o nariz. A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitaminas A, C e E e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imune. Além disso a sopa tem sódio e potássio que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

2. Chás de ervas

O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda na descongestão nasal. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã e ginseng, que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz. Para a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, repirando o seu vapor. Um ótimo chá para este efeito é o de eucalipto.

O chá de canela com mel também é uma ótima solução porque possui propriedades medicinais anti-sépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, de 3 a 4 vezes por dia. 

O mel com própolis pode ser adicionado ao chá para lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

3. Iogurte ou leite fermentado

O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajuda a melhorar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imune porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. O Yakult e o Activia são bons exemplos de iogurtes ricos em lactobacilos e bifidobactérias que podem ser utilizados para prevenir e tratar a gripe.

4. Frutas e legumes

As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras e vitaminas C, A e Zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus na produção de anticorpos. Sendo uma boa fonte de energia para o organismo que encontra-se debilitado. As mais indicadas são as frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade.

Couve, cenoura e tomate são fontes de betacaroteno, atuam contra infecções e estimulam o sistema imune.

A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que faz com que a doença se prolongue e é por isso que o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água, como os citados acima, ajudam na recuperação da gripe.

5. Temperos que curam

O que comer para curar a Gripe ou Resfriado mais rápido

Alho, mostarda, pimenta são úteis para descongestionar o nariz e dissolver o catarro, além disso tem ação natural que reduz a febre e as dores no corpo. Por isso, use estes condimentos nas refeições enquanto estiver gripado, comendo também carnes magras que são excelente fonte de proteínas e ficam ótimas quando bem temperadas.

Alecrim, orégano e manjericão também são ótimas opções para temperar e combater os sintomas da gripe e resfriado. 

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Suco de maracujá e morango para combater o estresse e a ansiedade

Postado em:

Hoje temos 3 receitas de Sucos para combater o Estresse

Os sucos antiestresse são aqueles que têm alimentos com propriedades calmantes e que ajudam a combater a ansiedade, como o maracujá, a alface ou a cereja.

As receitas desses 3 sucos são simples de fazer e são excelentes opções para tomar ao longo do dia. Beber um copo de cada suco todos os dias ajuda a diminuir o estresse e a dormir melhor.

1. Suco de maracujá para combater o estresse

O suco de maracujá é bom para combater o estresse porque o maracujá diminui a irritabilidade, ansiedade e a insônia.

Ingredientes

  • Polpa de 1 maracujá
  • 2 morangos
  • 1 talo de alface
  • 1 copo de iogurte desnatado
  • 1 colher de levedo de cerveja
  • 1 colher de lecitina da soja
  • 1 castanha-do-pará
  • mel a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir.

2. Suco relaxante de maçã

Este é um suco perfeito para o fim do dia, devido aos componentes calmantes da alface. Além disso, o suco contém fibras da maçã e enzimas digestivas do abacaxi, que facilitam a digestão, por isso, deve ser ingerido, principalmente, após o jantar.

Ingredientes

  • 1 maçã
  • 115 g de alface
  • 125 g de abacaxi

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes na centrífuga. Diluir em água, se necessário, e servir decorado com uma fatia de maçã.

3. Suco de cereja para combater o estresse

O suco de cereja é bom para ajudar a aliviar o estresse porque a cereja é uma boa fonte de melatonina, que é uma substância importante para estimular o sono.

Ingredientes

  • 115 g de melancia
  • 115 g de melão-cantaloupe
  • 115 g de cerejas sem caroço

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir.

Recomenda-se tomar esses sucos em momentos de maior estresse, como excesso de trabalho, por exemplo, fazendo o suco de maracujá de tarde, o suco relaxante de maçã após o jantar e o suco de cereja antes de ir dormir.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Saiba como a pera pode melhorar sua saúde!

Postado em: - Atualizado em:

Os 3 principais benefícios da pera para a saúde são melhorar a prisão de ventre, perder peso e controlar a diabetes, pois a pera é uma fruta rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições.

A pera é de fácil digestão, sendo muito prática para levar para o trabalho ou para a escola e é indicada para todas as idades pode ser consumida crua, assada ou cozida.

Esta fruta é ótima para a saúde já que é rica em minerais como potássio ou fósforo, magnésio, antioxidantes e vitaminas como A, B e C. Desta, forma os 5 benefícios da pera para saúde incluem:

1. Controlar a diabetes e a pressão alta

Esta fruta é uma ótima fruta para quem tem diabetes porque aumenta pouco o açúcar no sangue já que tem baixo índice glicêmico.

Além disso, a pera têm propriedades vasodilatadores, porque é rica em potássio, que ajuda a prevenir a pressão alta, evitando também problemas cardíacos, como trombose ou AVC.

2. Tratar a prisão de ventre

A pera principalmente quando é comida com a casca, ajuda a regular o intestino, combatendo a prisão de ventre pois é rica em fibras, além de estimular a libertação de sucos gástricos e digestivos o que faz com que a comida se mova mais lentamente no intestino, melhorando o seu funcionamento.

3. Fortalecer o sistema imune

Esta fruta contém antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que se acumulam no organismo, porque é rica em vitaminas A e C e flavonoides, como o betacaroteno, luteína e zeaxantina, contribuindo para a prevenção do câncer do estômago e intestino e reduzindo os efeitos do envelhecimento na pele, como rugas e manchas escuras.

Além disso, contribui para a produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por proteger o organismo, ajudando a evitar inflamações, como grite, artrite ou gota, por exemplo.

4. Fortalecer os ossos

A pera é rica em minerais como magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre, contribuindo para a redução da perda de mineral ósseo e evitando problemas como osteoporose.

5. Ajudar a emagrecer

A pera ajuda a perder peso porque é uma fruta com poucas calorias, sendo que geralmente, uma pera de 100g tem cerca de 50 calorias.

Além disso, a pera tem fibras que diminuem o apetite e tem efeito diurético o que diminui o inchaço do corpo e para o aspeto mais delgado.

A pera é uma boa fruta para oferecer às crianças quando começam a ingerir alimentos sólidos, principalmente a partir dos 6 meses em forma de suco ou puré porque é uma fruta que normalmente não provoca alergia.

Além disso, a pera é de fácil digestão, ajudando a recuperar de uma intoxicação alimentar, principalmente quando há vômitos.

Existem muitos tipos de peras, sendo as mais consumidas no Brasil:

  • Pera Willians - que é dura e ligeiramente ácida, sendo indicada para cozer sem se desmanchar;
  • Pera-d'água - possui uma polpa delicada;
  • Pera-de-pé-curto - é redonda e parecida com a maçã;
  • Pera d’Anjou - é pequena e verde;
  • Pera red - tem esse nome por ter a casca vermelha e é muito suculenta.

A pera pode ser comida crua com casca, fazer suco ou polpa de fruta, além de poder ser usada para fazer doce, tartes ou bolos.


Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Banana emagrece e melhora o humor

Postado em: - Atualizado em:

Os principais benefícios da banana são dar energia, diminuir o apetite devido ao seu teor de fibras e aumentar a sensação de bem estar, pois a banana é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina, responsável por que melhorar o humor.

Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal, devendo-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios. Uma dica importante é saber que a banana bem madura não causa prisão de ventre, enquanto a banana mais verde ajuda a prender o intestino e pode inclusive ser usada para ajudar a combater diarreias.

Assim, os seus principais benefícios são:

  • Regular o intestino, devendo-se consumir banana bem madura em casos de prisão de ventre e banana mais verde em casos de diarreia;
  • Diminuir o apetite, pois aumenta a saciedade e é rica em fibras;
  • Evitar cãibras musculares, por ser rica em potássio e magnésio;
  • Reduz a pressão arterial, pois é rica em magnésio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos;
  • Melhorar o humor e ajudar a combater a depressão, pois contém triptofano, um aminoácido que participa da formação hormônios que melhoram o humor e ajudam a relaxar;
  • Fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, por ser rica em vitamina C;
  • Melhorar o metabolismo do colesterol e dos carboidratos, por ser rica em manganês;
  • Ajudar a controlar o colesterol e prevenir câncer intestinal, por conter fibras solúveis.

Uma dica importante é consumir a banana menos madura em casos de diabetes, pois assim ela será menos doce e não aumentará a glicemia, que é o teor de açúcar no sangue

A banana pode ser encontrada em todas as estações do ano e é um ingrediente que compõe uma grande variedade de pratos doces e salgados.

Receita de Bolo fit de banana sem açúcar

Esse bolo é uma ótima opção para ser usado em lanches saudáveis, também podendo ser consumido em pequenas quantidades por pessoas com diabetes.

Ingredientes:

  • 3 bananas médias maduras
  • 3 ovos
  • 1 xícara de aveia em flocos ou farelo de aveia
  • 1/2 xícara de uvas passas ou tâmaras
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de sopa rasa de fermento

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador, despejar a massa sobre uma forma untada e levar ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos ou até o palito sair sequinho, indicando que o bolo está pronto.


Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

10 melhores frutas para perder peso com saúde!

Postado em:

Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer diariamente frutas que emagrecem, como morango, pêra e melancia porque estas frutas contém menos calorias que o corpo precisa gastar na sua digestão e também contém fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.

Confira, então uma lista para fazer uma salada de frutas com 10 frutas capazes de ajudar a emagrecer mais rápido:

1. Morango (45 calorias em 100 g)

O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural.

2. Banana (entre 87 e 120 calorias)

Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces, sacia a fome. O numero de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa. Veja a dieta da banana.

3. Pêra (em média 85 calorias por unidade)

A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.

4. Melancia (24 calorias em 100 g)

Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco. 

5. Kiwi (46 calorias em 100 g)

Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite, ele também é rico em vitamina C, e é diurético.

6. Maçã (81 calorias em 170 g)

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.

7. Mamão (85 calorias em 100 g)

Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.

8. Limão (22 calorias por unidade)

É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.

O limão também ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. Saiba mais em: 6 antioxidantes indispensáveis e Como o limão pode ajudar a emagrecer.

9. Tangerina (38 calorias por 100 g)

A tangerina ajuda a emagrecer porque é rica em água e fibras, além de ser pouco calórica. Essa fruta é rica em vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro no intestino e fortalece o sistema imune, e as suas fibras melhoram o trânsito intestinal, reduzem a absorção de gordura e ajudam a controlar a glicemia. Conheça todas as propriedades da tangerina em: Saiba quais são os benefícios da Tangerina para saúde.

10. Abacaxi (52 calorias em 100 g)

O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.

Recomenda-se comer 1 frutas à cada refeição, ou no mínimo 2 frutas diferentes por dia, além de seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

10 dicas para desintoxicar o corpo no pós carnaval

Postado em:

O carnaval é com certeza o feriado mais esperado por todos os brasileiros. Com toda essa euforia, é comum o consumo abusivo de alimentos muito gordurosos e principalmente de bebidas alcoólicas, sobrecarregando assim todo o organismo, em especial o fígado, que é responsável pela desintoxicação do organismo. O saldo de tudo isso é uma boa ressaca na quarta-feira de cinzas acompanhada de muita dor de cabeça, cansaço, indisposição, e desidratação pós-folia.

Para acabar com esses problemas, se faz necessário uma dieta equilibrada e saudável, pelo menos nos três dias após o carnaval, para auxiliar na desintoxicação do organismo. Vamos nas 10 dicas para desintoxicar seu corpo.

  • Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão.
  •  Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas.
  • Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.
  •  Tome chá. Muitos tipos de chá, em especial o chá verde e chá preto, são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldo, picão, erva-cidreira, dentre outros.
  • Não exagere no café. O café é um aliado na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.
  • Evite carnes vermelhas e gorduras. Nesse período após o Carnaval, evite esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferencia às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepara-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsichas, mortadela) e em conserva.
  • Coma grãos. Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais. Exemplos de grãos são trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc
  • Pratique atividades físicas. Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de esporte praticar.
  • Evite beber. O álcool causa desidratação do corpo, além de atrapalhar as funções do fígado e do rim. Por alguns dias, evite o consumo do álcool para que seu corpo se recupere.
  • Dê um descanso ao seu corpo. Uma das partes mais importantes é dar tempo suficiente ao seu corpo para que ele se recupere, elimine todas as toxinas e volte a funcionar normalmente. Evite cair em festas e alimentações desregradas.

Com essas dicas você voltará à ativa o mais breve possível, com um corpo novo e saudável.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.