A MATEMÁTICA DA PARTITURA

Do cérebro ao coração, à linguagem e ao físico

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Quem pensa que ler uma partitura é um suave deleite , prepare-se para dar de cara com todo o raciocínio lógico-matemático ali exposto para ser decodificado em sons.

Tem soma, subtração, número nulo, parênteses, sinal de igual, diferente, semelhante, sinal de maior, menor, equações a serem resolvidas com lógica, sentimento e ainda coordenação motora, a contagem rítmica , as divisões , frações, valores e equivalência entre as figuras de nota, proporções, a precisão milimétrica do metrônomo em alguns casos.

 É um verdadeiro festival de raciocínio, um quebra-cabeças a ser montado, um jogo de detetive descobrindo cada intenção do autor.

Exige perspicácia, que pode ser desenvolvida desde o be a ba ... Exige introspecção e ao mesmo tempo desinibição, controle e abstração, programação de metas e resultados.

Depois que se faz todo este tratado de matemática, do cérebro desce ao coração e ali mesmo na partitura tem as indicações do que sentir, onde sentir, como sentir para poder interpretar a intenção correta.

Não parou aí não ...  além do mais  ainda tem a parte do idioma natal junto, com frases a serem ditas, cortes nas sílabas, sílabas tônicas, e muito mas muito mais.

Pensa que terminou ? agora sim vem o mais desafiador – a parte da interpretação de texto que faz muita gente rodar no vestibular . É agora ... depois que resolveu as equações, seguiu as setas para o coração, deu ênfase ao idioma, agora vem a COMPREENSÃO DO TEXTO EM SUA PROFUNDIDADE DE MENSAGEM...

Mas... compreendeu ? Ahhh agora tem que transmitir . Entra a Educação Física porque os músculos precisam estar bem trabalhados, tendões, relaxamento, nada de tensão, tudo muito bem preparado , uma academia foi feita para poder ter um corpo apto para a prova final.

Mas a música não é  “ só “ isso. Ela tem o MILAGRE da emoção dentro dela, e as pessoas se contagiam com uma interpretação adequada e então ela move sentimentos os mais variados para diferentes situações!

Não parou aí ... Outro dia continuamos ... Salve a partitura!


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

MÚSICA – bálsamo na guerra

August Friedrich Kellner Vaihingen un der Enz, Alemanha, 1/02/1885 – † Lich, Alemanha, 4/11/1970

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Violino é um instrumento bonito, difícil ... mas foi o escolhido por Friedrich Kellner , inspetor de justiça, social democrata alemão e ativista político na Alemanha , na época do nazismo.

Autor de um diário escrito secretamente durante o domínio do Terceiro Reich. Depois da guerra, Kellner explicou o propósito de sua obra:

«Eu não podia lutar contra o regime Nazista no presente, pois tinham o poder de silenciar minha voz. Assim decidi lutar contra eles no futuro, daria as gerações futuras uma arma contra qualquer ressurgimento desse mal, meus diários registram os atos bárbaros que praticaram.»

«Se Hitler ganhasse a guerra, ele reescreveria a história a fim de encobrir seus atos bárbaros, se perdesse a guerra seus seguidores diminuiriam os seus atos a fim de se protegerem.»

Nos momentos que necessitava se reequilibrar e retomar sua vida, ou mesmo escrever em seu diário , antes ele estudava violino. A música certamente o ajudou em sua  luta contra o nazismo, contra a matança dos negros e judeus .

Tocar um instrumento dá força e discernimento  !!! No nazismo, quem tocava um instrumento era valorizado, mesmo que fosse judeu ou negro.

Kellner  teve um filho (FRED)  que começou a gostar das idéias do Hittler (o líder do nazismo) .

Então, Friedrich Kellner  mandou o filho para os Estados Unidos para afastá-lo desse movimento.

O filho se casou com uma judia , teve 3 filhos. Mas enlouqueceu e suicidou-se.

A  esposa de Fred colocou  as três crianças no orfanato e foi embora com um circo.  O mais novo tinha 3 anos .

Viveram lá por muitos anos até crescerem.

O mais novo, (Robert), um dia, saindo do orfanato entrou na Marinha pra poder ser alguém.

E foi mandado pra Alemanha. Lembrou-se que o avô que ele não conheceu morava lá. Foi atrás dele. Andou em busca de endereços onde ele estaria morando.

Quando se encontraram, os dois guardavam uma foto ( a mesma foto ) do FRED segurando a primeira filha. E então comprovou-se o parentesco. Robert era neto de Friedrich Kellner.

Robert não tinha estudado quando estava no orfanato, somente conseguiu depois entrar na Marinha e estudar.

O avô então pediu que ele estudasse pra ser respeitado e que ele lhe daria um tesouro : UM DIÁRIO que ele escreveu contando os detalhes do nazismo.

O neto Robert então com 26 anos, começou a estudar, formou-se, fez pós-graduação e doutorado a fim de ser respeitado. E publicou o diário do avô.

Este diário, em 2009, foi usado para comprovar os horrores que foram feitos naquela época. 

http://acervosegundaguerra.blogspot.com.br/2011/12/os-diarios-de-friedrich-kellner.html

Um documentário em português foi veiculado em 2009, mas não se encontra disponível no youtube.

A MÚSICA CLÁSSICA SENDO BÁLSAMO NUMA TRAGÉDIA QUE ATÉ HOJE ABALA A HUMANIDADE!!!

 August ​

Avós e neto    ​

Foi um ser humano como qualquer um de nós, só que mesmo sem ser famoso, escreveu a história muitas vezes inspirado pela música. Seu neto, abandonado no orfanato mudou também sua história triste e foi estudar depois de adulto. Divulgou o Diário do avô que nem chegou a conviver quando criança. E a musica fez parte deste avô como suporte, amparo, válvula de escape numa tragédia histórica com a proporção que teve o nazismo.

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AQUELE QUE É CONSIDERADO O SÍMBOLO DO ROMANTISMO – HOJE , NO DIA DOS NAMORADOS!

Frederic F. Chopin 01/03/1810, Zelazowa Wola, Polônia 17/10/1849, Paris, França

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Tuberculoso desde criança, tímido, fraco, indefeso,sempre doente,viu sua exuberante força aparecer na música. É o símbolo do Romantismo.

Ainda adolescente se apaixonou por sua aluna de piano mas quando foi pedir autorização aos pais dela para noivarem, foi-lhe negada porque ele era tuberculoso.

O filme GEORGE & FREDERIC ( 1991)  retrata bem a época do Romantismo e seus excessos. Neste filme aparece seu amigo Liszt, as mulheres, os convescotes e costumes de época.

http://upfilmesonline.com/73558-george-e-frederic-online-gratis-filmes-portugues-hd.html

O filme À noite sonhamos ( 1945)  também  retrata a biografia do compositor.


Chopin foi um compositor POLONÊS que homenageou a Polônia com suas Polonaises. Muito patriota, queria deixar um legado de valorização de sua nação.

Reservado, tímido , introspectivo e tuberculoso, ficava fechado em casa a maior parte do tempo tocando piano e compondo. Algumas de suas músicas retratam este temperamento melancólico e outras retratam o amor ao país.

Os desenhos animados de Walt Disney, especialmente Tom e Jerry tem trilha sonora das Valsas de Chopin e outras composições dele.

Frederico Francisco  ou Frederic François Chopin viveu no sex XIX.

Casa onde Frederic Chopin nasceu na Polônia. Está restaurada, reformada e hoje em dia é o museu com mesmo nome.

POLONAISE MILITAIRE ​

Uma curiosidade sobre Chopin é que pediu para seu coração ser enterrado na Polônia, sua terra natal e seu corpo em Paris onde viveu por muitos anos. Seu desejo foi atendido.

Aurora Dupin, adotou o pseudônimo de George Sand para conseguir vender seus livros. Apaixonou-se por Chopin, foram amantes e ela lhe mostrou a vida, a aventura, a alegria.

Chopin foi um ser humano como qualquer um de nós, encontrou na música sua grande força e motivo para continuar vivendo.


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O COMPOSITOR DO "ALELUIA"

Halle, 23 de Fevereiro de 1685 — Londres, 14 de Abril de 1759 GEORGE. Frederic Haendel

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Filho de um barbeiro e cirurgião que não permitia que ele estudasse música.

Quando tinha 12 anos, seu pai morreu. A tia lhe deu um instrumento de presente(o cravo).

Ficou famoso por compor oratórios e é o autor da famosa ALELUIA !              

    (O  MESSIAS)

Com 52 anos teve um AVC que paralisou o braço direito o impedindo de tocar.

Nunca se casou e gostava de privacidade. Deixou uma casa valiosa.


O Mesias, Aleluia

O Mesias, Handel

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia.

O reino deste mundo se tornou,

O reino do nosso Senhor, e do seu Filho, e do seu Filho.

E Ele reinará para sempre e sempre.

E Ele reinará para sempre e sempre.

E Ele reinará para sempre e sempre.

E Ele reinará para sempre e sempre.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

Aleluia, aleluia

E Senhor dos senhores eternamente e sempre

Aleluia, aleluia.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

Aleluia, aleluia

E Senhor dos senhores eternamente e sempre

Aleluia, aleluia.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

Aleluia, aleluia

E Senhor dos senhores

Rei dos reis, Senhor dos senhores

E Ele reinará,

E Ele reinará,

E Ele reinará, Ele reinará

E Ele reinará, para sempre e sempre.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

E Senhor dos senhores

Aleluia, aleluia

E Ele reinará para sempre e sempre.

Rei dos reis e Senhor dos senhores

Rei dos reis e Senhor dos senhores

E Ele reinará para sempre e sempre.

Para sempre e sempre e sempre e sempre

(Rei dos reis e Senhor dos senhores)

Aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia

Aleluia

Händel faleceu em 1759, em Londres, oito anos após ter ficado cego do olho esquerdo, e mais tarde de ambos.

Foi um ser humano como qualquer um de nós e a música sempre lhe deu força para prosseguir apesar das doenças, solidão e problemas.


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O ESTUDO DE PIANO TERAPÊUTICO

O piano: um escultor da alma

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Não foi por acaso que escrevi este livro e foi publicado há 3 anos.

Não há como desvincular a pessoa, seus sentimentos, suas emoções, seu desenvolvimento, seus traumas, suas características pessoais, do estudo do piano.

Antigamente tínhamos que aprender a ler as notas e tudo o que viesse indicando uma partitura e interpretá-la. Bastava.

Não existiam porquês, somente ações.

Por um lado era bom porque o fato de estar sempre se perguntando  algum porquê gera mudança, reflexão, autoconhecimento e muitas vezes não queremos adentrar este campo.

Mas por outro lado, todas as emoções contidas ou massacradas vão explodir em determinado momento da vida.

Vamos por partes; no meu caso, quando meu pai morreu no ano de minha formatura de piano, eu não sei definir o que eu senti naquele ano. Eu só queria desaparecer. Acabou o sentido. Tinha terminado o Ensino Médio e estava fazendo somente o Cursinho pré-vestibular para prestar Psicologia. Minha mãe pagando o curso de piano e o cursinho , escola da outra filha, mandando dinheiro pro filho em SP e tudo foi ficando muito difícil. Abandonei o cursinho pré-vestibular. E na metade do ano abandonei o piano também. Foi um pânico geral : - como abandonar um curso faltando 4 meses para terminar? Um curso que durou 11 anos ... Eu não tinha mais forças. Me deixaram descansar um mês , sem frequentar as aulas todas de matérias teóricas , piano, etc. Mas assim que passaram os 30 dias vieram me implorar pra continuar o curso, em nome do esforço da professora, dos pais, enfim... Então me joguei no estudo de uma partitura no mês de Setembro. Eram 8 horas por dia estudando piano. Isso me fez mergulhar num outro mundo . O mundo real estava muito sofrido, eu não tinha condição de enfrenta-lo sem meu pai. Então o piano foi minha grande e fabulosa válvula de escape !

Com isso, na vida, meus problemas sempre caminharam a meu lado e não dentro de mim. Sempre o piano me salvava. O baú que cada um guarda dentro de si muito bem fechado, só pode ser aberto e limpo retirando aquilo que não mais é necessário, quando a pessoa estiver preparada para fazer esta limpeza e muitas vezes ela vai embora deste mundo com ele ainda fechado.

O estudo de piano provoca o autoconhecimento de tal forma que a pessoa se depara consigo mesma em todos os seus talentos e dificuldades. É incrível e parece milagroso mas não é.

A aprendizagem , o raciocínio lógico, as capacidades de dedução, abstração, concentração, domínio de corpo, domínio das emoções. Coordenação motora, sensibilidade, persistência, garra, enfrentamento do novo a todo instante, decodificação de símbolos transformando-os em sons imediatamente, e muito mais aspectos que vão aparecendo durante o estudo de piano oferecem esta visão de si mesmo e construção de um novo ser.

Então, como o piano pode servir apenas para o estudante ser um intérprete de outras pessoas? Não é somente isso e ao mesmo tempo é tudo isso. Só que ele vai sendo também intérprete de si mesmo.


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AQUELE QUE INSPIRA O BALLET CLÁSSICO DE TODOS OS TEMPOS

Piotr Ilich Tchaikovsky – 1840 – 1893

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Pedro em Português era um menino sensível que foi obrigado pelos pais  a estudar Direito num colégio Estadual da Rússia e morou na escola desde os 9 anos de idade. Depois que se formou entregou o diploma aos pais e foi trabalhar como professor de música no Conservatório de St. Pettesburg. O pai o deserdou por causa disso. 

Um menino fraco, magro, de saúde ruim, sexualmente indeciso.

Casou-se, mas a mulher pediu a anulação do casamento porque na primeira noite não conseguiu consumar o ato sexual. 

Ele teve uma admiradora que lhe enviava dinheiro por carta para patrocinar suas composições. Como professor de música ele não tinha muito tempo para compor, então Nadedja von Meck o patrocinava com a condição de que nunca se conhecessem pessoalmente. Eles somente trocavam cartas. 

Dizem que tentou suicídio pulando em águas geladas. Mas ele morreu porque tomou água sem ferver e havia uma epidemia de cólera que acabou por acabar com sua vida.

As músicas mais famosas são Lago dos Cisnes, o Quebra- Nozes, e muitas outras utilizadas em ballets do mundo inteiro.

A última casa onde morou Tchaikovsky 





Foi um ser humano como qualquer um de nós, foi infeliz no amor, na sua época a sexualidade duvidosa era um grande problema, mas procurou seu talento e conseguiu ficar satisfeito na vida  com esta descoberta : conhecendo a si mesmo.


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Por que caricaturas?

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Satisfazendo a curiosidade de algumas pessoas, aqui vai a ideia sobre o Jornal Fofocas Musicais.

Por que caricaturas? Primeiramente porque a ideia do jornal é mostrar os possíveis ‘ defeitos’  dos músicos. Com que intuito? Simplesmente para dizer que todos nós temos defeitos sejam eles físicos, comportamentais, emocionais, espirituais, enfim... Somos todos seres humanos !

O jornal sobre os músicos  tem o título de FOFOCAS justamente porque seriam colocados estes supostos defeitos dos artistas em questão, primeiramente porque é convidativo para alguns, depois, porque vendo que os ‘Grandes Mestres’ tiveram seus problemas emocionais, mas conseguiram superá-los através da música, fica a mensagem que nós podemos nos conhecer melhor e descobrirmos habilidades que nos farão pessoas mais felizes e realizadas contribuindo assim para a História da Humanidade de forma incentivadora.

Daí então, todo final de artigo ter uma ‘ mensagem ‘ dizendo que FORAM SERES HUMANOS COMO QUALQUER UM DE NÓS, APENAS SE CONHECERAM MELHOR, DESCOBRIRAM SUAS HABILIDADES E CONSTRUÍRAM HISTÓRIAS DE REALIZAÇÃO.

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O MALABARISTA DO TECLADO

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Franz Liszt começou a aprender piano com 6 anos de idade. Estudava de 6 a 8 horas por dia porque queria que seus dedos ficassem bem ‘ malhados ‘ com extrema agilidade.  Tinha catalepsia. Por duas vezes foi dado como morto e acordou depois de um tempo. 

Filho de um empregado de uma fazenda na Hungria.

Era considerado um galã. Bonito, charmoso, talentoso, estudioso, determinado, conseguia tudo o que queria na vida apesar de ter nascido pobre.

Quando jovem, 18 anos, já dava aulas de piano  apaixonou-se por uma aluna sua, mas o pai dela o mandou embora dizendo que músico não é gente pra casar , não ganha dinheiro nunca, tem vida desregrada e não dá conta de sustentar uma família.

Liszt viajava dando concertos, compôs perto de 700 músicas, foi considerado o INVENTOR do século 19 na música. E seus dedos se tornaram tão ágeis que foi considerado o malabarista do teclado.

Liszt ficou rico mas percebeu que a riqueza não trazia felicidade. Depois de uma vida amorosa intensa e talvez frustrante, se tornou padre aos 50 anos de idade.

Este piano está no museu da Fábrica Steingraber & Sohe em Bayreuth e foi doado a Franz Liszt , que visitava esta cidade onde morava sua filha, casada com Wagner- o compositor.  Numa das viagens, contraiu pneumonia e faleceu a 31 de julho de 1886 em Bayreuth.

Outra curiosidade: estavam à procura de um piano ERARD que teria sido de Franz Liszt. O último concerto neste piano foi em 1904 pelo pianista Paderewski,  no Vaticano, para o papa Pio X ,

“Fabricado por volta de 1865 pela empresa francesa Erard, o piano de cauda foi possuído por Liszt durante os últimos 15 anos de sua vida e foi usado por ele, principalmente para compor e ensino. Ele foi perdido após a morte de Liszt, mas foi redescoberto em 1991 pelo pianista italiano Carlo Dominici, o proprietário atual do instrumento, com o seu tampo milagrosamente intacto. Após um período de restauração cuidadosa, este instrumento histórico foi devolvido a ordem de reprodução.” (...) “Após vários anos de pesquisa, ele foi capaz de estabelecer a sua identidade através de cartas escritas por alunos de Liszt e através de correspondência do compositor com a Baronesa Olga von Meyendorff. Outra evidência da sua autenticidade foi encontrado quando, durante a restauração do instrumento, os grânulos foram descobertos no interior; as contas provou ser os desaparecidos da rosário de Liszt, que está agora em exposição no Museu Liszt em Budapeste.

http://www.metmuseum.org/press/exhibitions/2001/franz-liszts-grand-piano

Foi um ser humano como qualquer um de nós, só que descobriu seu talento ainda criança e investiu em si mesmo!

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O TALENTOSO INTRATÁVEL

1770 - 1827 Ludwig van Beethoven - Luis de Beethoven

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Gênio forte, bravo, sistemático, quase nunca sorria.Teve várias namoradas mas nenhuma delas queria se casar com ele.

Quando era criança e não tinham o que comer, ele pulava para o quintal da vizinha e pegava uma galinha para o jantar.

Seu pai era muito bravo, alcoólatra e chegava de madrugada completamente bêbado , retirava o filho da cama e dizia : - vá estudar violino! E o menino Ludwig tinha que estudar . Ai dele se quisesse tocar alguma melodia que lhe vinha como inspiração !!! Tinha que tocar somente o que estava na partitura.

Seu pai mentia sua idade para que também fosse considerado menino prodígio como Mozart. E falando nele, há indícios de que Beethoven com mais ou menos 9 anos de idade foi se apresentar para o grande Mozart em Viena e dizem que Mozart abriu a porta da sala onde lecionava e disse para as pessoas que aguardavam na ante-sala : “Ouçam este nome: Ludwig Van Beethoven! Um dia o mundo todo vai falar dele!”

  Próximo aos 30 anos foi ficando SURDO e isso o deixou ainda mais anti-social.

Boatos dizem que ele se apaixonou por uma moça que se casou com o irmão dele , mas grávida de Ludwig. Então seu sobrinho na verdade seria  seu filho. (do filme MINHA AMADA IMORTAL )

Beethoven não era organizado, espalhava suas partituras pela casa, pregava-as na parede e ficava olhando uma a uma. E amassava muitas folhas e fazia novamente. Muitos rascunhos. Ao contrário de Mozart que nunca fez um rascunho. Beethoven gostava de ver as inúmeras páginas de suas músicas pregadas na parede para que ele as analisasse. 

No ano 2000 quando descobriram o DNA , abriram o túmulo de Beethoven , retiraram chumaços de seu cabelo para fazerem exames e tentarem descobrir a causa da sua morte, visto que existiam suspeitas de envenenamento. Descobriram chumbo. Alguns remédios para pneumonia antigamente continham este metal.

Uma curiosidade da atualidade:

Um dia num programa de TV onde as pessoas respondiam perguntas e concorriam a 1 milhão em dinheiro, a pergunta que fez  o rapaz perder 400 mil reais foi a seguinte:

- A qual nacionalidade pertencia  Beethoven ? E tinham 4 opções dentre elas Alemanha e Áustria.

O rapaz respondeu Alemanha e perdeu o dinheiro e a chance de concorrer a 1 milhão. Beethoven nasceu em BONN e na época em que ele nasceu, 1770, esta cidade pertencia à Áustria, portanto Beethoven é austríaco.

Hoje, Bonn é cidade alemã.

Dez mil vozes se reuniram no Japão para cantarem a 4ª parte da Nona Sintonia – Ode à Alegria.

Ah ! Beethoven ! Reverenciamos sua genialidade !  ESTAVA COMPLETAMENTE SURDO QUANDO COMPÔS A 9ª SINFONIA e lhe perguntaram escrito num bloco : - como consegue compor sem ouvir nada? E veio a resposta : -“ Eu ouço sons celestiais!” 

Foi um ser humano como qualquer um de nós, enfrentou graves problemas emocionais e também derrotas na vida. Mas queria deixar algo bom para a História.

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O PIANO

Vamos a algumas curiosidades sobre o piano...

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Você sabia que antigamente as pessoas guardavam grandes somas em dinheiro dentro de pianos ? Especialmente os pianos verticais, porque quase nunca eram abertos, vez ou outra eram encontradas grandes quantias nos cantinhos vagos dentro do instrumento.

Piano também costumava ser esconderijo dos famosos ratinhos... E talvez por isso os desenhos de Tom & Jerry muitas vezes estão dentro de um piano ou tocando, ou simplesmente pelo fato do piano ser convidativo.

Falando em desenhos animados Disney podemos observar que as trilhas sonoras muitas vezes são de músicas tocadas ao piano, especialmente Franz Liszt na Rapsódia Hungara com o Pernalonga e também o Tom tocando e o Jerry atrapalhando ... Músicas de Chopin, Tchaikovsky , são realmente encantadores os desenhos e as trilhas sonoras utilizando o som do piano.

A aristocracia no início do séc. XIX tinha como princípio educar as filhas com aulas de piano. Então, toda casa que tivesse um nível mais elevado tanto financeira como culturalmente falando, dava esta educação para as moças. Isso veio do sec. XIX quando os próprios compositores Frederic Chopin e tantos iam nas casas dar aulas para as moças. 

Concertos em casa 

http://pt.wahooart.com/@@/8XXE4K-Pierre-Auguste-Renoir-Meninas-no-piano

Neste link: vários pintores retratando o tema PIANO:

http://deniseludwig.blogspot.com.br/2012/11/arte-em-instrumentos-musicais-o-piano-o.html

DIVERTIMENTOS

RENOIR 

RENOIR

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