Programação Neuro-Linguística na Música

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Tive oportunidade de estudar sobre PNL – Programação Neuro-Linguística. Também buscando por pesquisas na internet encontrei um trabalho sobre PNL NA MÚSICA, e buscando aqui e ali, lendo sobre Neuro-Aprendizagem, percebi que estamos numa outra fase planetária onde podemos aprender muito mais rápido do que antes, basta aplicarmos as técnicas ensinadas pela PNL .

Usamos somente 7% ( na média) da nossa capacidade cerebral. E quando utilizamos mais o cérebro, temos chances de aprender mais, de formas diferentes e passarmos isso para a emoção e podermos transmitir mais amor, mais compreensão, mais verdade.

Fui a uma palestra esta semana sobre PNL . E pude ver a busca das pessoas por esta ferramenta preciosa. Um grupo comprometido com sua evolução pessoal compareceu interessado numa melhoria e que possa estender esta melhoria a outras pessoas. Dá um conforto tão grande quando vemos pessoas se movendo para melhorar a si mesmas e consequentemente o mundo que as rodeia ... Estamos vivendo um momento de enxurrada de más notícias , quando de repente um grupo se reúne buscando SOLUÇÕES.

Quando fui a esta palestra, meu dia tinha sido difícil, tive dor de dente, tomei anestesia, estava ainda sob o efeito do estresse da dor, da anestesia e quase não me aguentava ali, quando me levantei para ir ao toillete eliminar as toxinas da anestesia , voltando, ouvi o final de uma história queo palestrante contava sobre um senhor de idade que reclamava da vida, das dores, da saúde,etc, quando seu neto lhe pediu que lhe contasse casos de quando eles brincavam, quando o neto ainda era pequeno. Neste mesmo instante cessaram as dores e o avô tomou outra postura perante a vida e àquele momento, deixando de sentir o peso da idade.  Experimentei ali na palestra fazer o mesmo sobre o desconforto do dente e comecei a cantarolar mentalmente as notas de uma partitura musical, depois comecei a cantarolar mentalmente a música que minha netinha adora... Quando percebi, já estava sem dor. Funciona mesmo ! Mudar o foco !

Com os alunos de piano a mesma coisa. Percebi que já aplico PNL desde que comecei a trabalhar e também em fatos de minha vida. Meu pai nos ensinava sobre pensamento positivo, doenças psicossomáticas, como devemos fazer uma visita a um doente para levar conforto e não lamentos, como controlar a mente, respirar fundo e traçar metas. Ele era um sábio, aplicava PNL sem ter o conhecimento teórico, era intrínseco em sua maneira de ser.

É uma gama de ferramentas que pode ser utilizada em tudo, mas falemos de música nas Fofocas Musicais ...

Primeiro alerta é : - observe o que está ouvindo. O que sente após ouvir determinada música? Qual é a vibração que esta música traz? Ela te impulsiona para vencer ou te joga pra trás? Música também adoece! Mas música também cura. Experimentar escolher o que se ouve é uma tarefa que parece dar trabalho, mas é melhor do que tomar um remédio comprado na farmácia. Usar o remédio chamado música funciona para vários casos.

Gosto muito deste trecho de uma palestra que sempre me enviam pelo Whatsapp:

Neste outro link temos a FAMOSA SONATA K 448 de Mozart utilizada para ativar o raciocínio lógico-matemático , pesquisa da década de 90 nos EUA. E funciona !  Fiz testes em escolas com alunos em provas de matemática ouvindo Mozart. Relaxam e ativam a zona cerebral relacionada ao raciocínio lógico.

OUVIR BOAS MELODIAS É UMA PROGRAMAÇÃO CEREBRAL PARA SER MAIS BEM SUCEDIDO E FELIZ !

Esta programação poderá auxiliar em qualquer situação da vida. Pessoas que estão sempre querendo controlar os outros, falam mal das pessoas, caluniam, inventam fatos por inveja ou vingança porque não foram atendidas em seus desejos, podem ser mais felizes se experimentarem um treinamento chamado Desenvolvimento de Liderança. Liderar a si mesmo e liderar filhos, pessoas no trabalho, mas com respeito e amor.

O Universo tem leis. Uma das leis é a do retorno. Se alguém profere uma calúnia , ou diz uma mentira sobre alguém, aquilo volta com toda força para ela mesma. O contrário também acontece : se a pessoa emite pensamentos bons para amigos e inimigos, ela recebe de volta potencializado. Isso também está descrito na PNL numa das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento.

“Pense na cenas finais dos filmes, ET e Titanic, ok... agora tire suas músicas e pronto nenhum deles ganhariam "Oscars", pois a música é uma coisa muito poderosa em nossas vidas, com certeza você já deve estar pensando em dezenas ou centenas de filmes ou propagandas onde isso poderia ocorrer.” Alexandre Bortoletto

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

SAÚDE DO MÚSICO

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Brahms , Mozart, Liszt, Chopin, Tchaykovsky, Schumann, todos, mas sem exceção todos tinham uma ROTINA de estudos. SAÚDE ! Tim!Tim !

Já que gostaram do depoimento anterior e me pediram pra contar mais sobre minha trajetória ... Hoje vou falar de algo muito importante: ROTINA E SAÚDE !

Quando eu era criança, em minha casa tinham algumas regras básicas: no mês de Janeiro ( férias ) impreterivelmente tinha consulta ao Oftalmologista. Em Julho ( impreterivelmente ) tinha tratamento dentário. Uma vez ao ano tínhamos que tomar vermífugo. Logo após tomávamos ferro e alimentação adequada para o pós – vermífugo e alguma vitaminas. E falando em vitaminas, não faltava o fosfato uma vez ao ano, lembro-me bem de tomar vitaminas  para o cérebro e memória. Era um calendário rigoroso a ser obedecido. No aniversário e no Natal  tinha uma roupa nova mais fina. No mês de Janeiro passávamos uma semana em Santos curtindo o mar. Era uma rotina. Aos Domingos, meu pai convidava os filhos para uma volta de carro de manhã para vermos o que tinha de construção nova nos arredores da cidade ou então íamos visitar parentes de minha mãe numa fazenda bem perto daqui, mas quando eu era pequena a estrada era de areia, nem terra não era, era areia, e demorava muito para chegar, uns 15 kilômetros que duravam bastante tempo.

Por que estou dizendo isso ?

Por causa da ROTINA . Se tinha uma coisa que meus pais ensinavam e praticavam era sistematicamente ter uma rotina, agenda, horário, cuidar da saúde e tudo isso estava no calendário anual. Como foram cuidadosos conosco! Que esmero! Não se perdiam. E tinha um ditado em casa: - “Primeiro a obrigação, depois a diversão!” Eu ficava querendo acabar logo tudo o que era obrigação para depois me divertir. Ir ao dentista e ficar lá do lado de fora esperando por horas...era uma tortura, escutar o motorzinho e estar ali na sala de espera, não sabia se queria que me atendesse logo ou se acontecesse algo que o impedisse de me atender e eu pudesse ir embora. Mas tínhamos que fazer esta rotina anual.

E falando em ROTINA, vejo o quanto tudo isso interferiu em minha vida e em minha capacidade de detectar o que não está bem numa pessoa. Meu pai era farmacêutico e nos contava vários casos de como ele tratava doenças com condutas simples. Minha mãe era professora, muito exigente que mantinha os cadernos dos alunos sob supervisão total e não passava uma vírgula fora do lugar. Eu estudei em Colégio de freiras, depois Colégio de padres e depois Colégio Estadual. Todos os colégios com muitas normas, rotina, regras, conduta. Isso facilitou meus estudos, porque saber se programar e ter uma rotina , uma agenda e horários para cada coisa e fazer todas elas, é extremamente positivo.

SAÚDE DO MÚSICO

Falando em rendimento escolar vejo o quanto é importante a saúde do estudante de música, estudante de piano ou qualquer outro instrumento musical, enfim, a saúde de qualquer estudante. Aquelas rotinas básicas ANUAIS  que meus pais tinham para conosco : oftalmologista, dentista, controle de vermes, vitaminas, vacinas, considero a base para um estudante estar preparado fisicamente para estudar.

Saúde integral

Sair aos Domingos e apreciar o quanto a cidade cresceu e tornar isso uma rotina, nos fez mais observadores ao nosso redor, além de nos fazer gostar de nossa cidade e querer sempre o melhor para ela. Visitar parentes de vez em quando aos Domingos à tarde , mantinha os laços familiares e também nos levava ao campo. A família estava unida, aprendendo várias coisas juntos. Meus pais tiveram muita sabedoria para nos educar. Tenho imensa gratidão por isso.

Aos Domingos ninguém podia dormir até tarde. Meu pai sempre tinha uma proposta para Domingo de manhã e quando não tinha nada ele dava algum serviço em casa para fazer - lustrar puxadores  de armários embutidos era uma ... não me esqueço disso. Ele dizia – “ não tem nada pra fazer ? Como assim vai ficar ociosa? – Sempre se tem algo a fazer ... vamos todos lustrar as puxadores  dos armários e deixa-las brilhando”. E ele começava e continuava vae não parava até brilharem. E depois dizia : - agora vamos passar a semana olhando os puxadores brilhando, o belo faz bem à vista.

Hoje, a correria é tanta que há o esquecimento das ROTINAS ANUAIS. Há o esquecimento do prazer da convivência em família.

Um outro momento interessante era colocar as cadeiras no jardim à noite e esperar meu pai chegar da farmácia depois das 22 horas , com picolés de chocolate e limão da nestlè logo que entrava o verão. Chegava aquele verão intenso, sabíamos que todos nos sentaríamos à noite no jardim, iríamos olhar a quantidade de estrelas e misturar num copo os dois sabores de picolé.

ISSO É SAÚDE ! ROTINA É SAÚDE ! MOMENTOS FELIZES É SAÚDE !

Então, os músicos são pessoas acostumadas à rotina de estudo. Se forem treinados desde cedo a terem rotinas, se darão muito bem em qualquer área. E principalmente se fisicamente estiverem bem preparados com exames em dia, tudo aquilo que faz parte da verificação da saúde integral.

INVESTIMENTO NA CRIANÇA:

MOZART ESTUDAVA PIANO 10 HORAS POR DIA , COMO ROTINA E TAMBÉM DIVERTIMENTO.

Suspeita-se que teve Troconose , faleceu com 35 anos, com causa da morte não definida.

A infecção é adquirida pelo consumo de carne mal cozida de cistos com larvas de trichinella. As enzimas digestivas abrem os cistos e estimulam que as larvas penetrem pelas paredes do intestino onde as larvas amadurecem e se reproduzem causando sintomas de infecção gastrointestinal. As fêmeas podem chegar a 2mm e os machos a 1mm. As fêmeas fecundadas botam ovos na parede intestinal. Algumas semanas depois os filhotes nascem e viajam pelo sistema sanguíneo para os músculos estriados. Em alguns casos as larvas podem infectar os músculos do coraçãodiafragma ou músculos do olho causando complicações. No músculo as larvas se formam cistos resistentes, que quando forem ingeridos por um predador recomeça o ciclo.[2]

Os pais de Liszt – Adam e Ana, venderam tudo o que tinham ( e não era muito ) e se mudaram para Viena para oferecer melhores estudos de piano ao pequeno Franz Liszt – quando tinha 6 anos de idade. E este menino se tornou o melhor pianista de TODOS OS TEMPOS. Um compositor que atravessou o século XIX , um visionário que fez mais de 700 obras nos mais variados estilos. 


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

Por que o piano causa tantas interjeições?

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Ah! Oh! Oba! Humm! Heim?

E por aí vão as mais variadas manifestações!

Às vezes é um lamento : Ah ! Que pena que não tive oportunidade de estudar piano !

Noutras se torna uma admiração: - Oh! Um piano! Que fantástico instrumento! Como funciona por dentro?

Quando se chega perto e se pode tocar, vem logo um ‘ Oba!’

Armando Aronne afinando um piano – minha homenagem a esta família que cuida dos pianos como se fossem filhos


Existem aqueles “  Hummm “ que ora dizem que o som é maravilhoso, ora querem expressar um certo desdém porque não se tem em mãos, ora se deseja ardentemente como a um bom prato de comida, ora é o suspiro de nostalgia, ora se almeja comprar um para simplesmente tê-lo em sua sala e admirá-lo todos os dias, ora para tê-lo no seu quarto e tocá-lo a qualquer momento na quietude do seu cantinho particular...

Tive a oportunidade de ler esta semana um post nas redes sociais de um médico doando um piano Petit Gaveau – Paris. E perguntando quem gostaria de ficar com o piano. Logicamente eu gostaria de ter uma relíquia destas, mas vi ali pessoas implorando por ter o seu único instrumento de estudos mesmo que fosse velho, mesmo que precisasse de conserto, mesmo que desafinado, mas desejando-o fortemente, então abdiquei de minha vontade de ter uma relíquia. Que o toquem! Que o reformem! Que deem vida e preencham os lares com o seu som!

Fato é que o piano causa um frisson ... Certa vez quando toquei numa Loja de conveniências por 3 meses e três vezes por semana, via as mais interessantes reações quando se deparavam com um piano na loja . O piano ficava atrás de uma larga coluna, perto de um caixa eletrônico. O movimento era intenso e as pessoas paravam para ver uma pessoa tocando aquele “ móvel “ e as mais variadas exclamações surgiam.

Alguns entravam apressados para ir ao caixa eletrônico e de repente davam uma reduzida brusca nos passos , paravam , olhavam , respiravam fundo, os rostos transmitiam várias expressões , mas a comum em todas elas era de SURPRESA!

Antigamente a maioria das casas possuía um piano na sala. Com a chegada dos eletrônicos, os pianos foram ficando ‘ obsoletos’ e chegou a vez dos teclados. Mas não preencheu as almas, foi uma era passageira porque os músicos e as pessoas não se satisfaziam com aquele som computadorizado.

E então, os pianos voltaram com força total . E hoje, ele está nas mais variadas situações : em metrôs,  rodoviárias, lojas, praças, residências, shoppings e as interjeições continuam.

Sinto que o ser humano perdeu um pouco de sua capacidade de dominar algo. Sente-se com medo e incapaz muitas vezes. Não enfrenta. É mais fácil apertar um botão porque aí ele toca sozinho mas não preenche a alma. É diferente de quando uma pessoa se senta ao piano e toca.  Ela dá a sua interpretação, tira da sua alma os mais profundos sentimentos e transmite às pessoas.

A reflexão sobre hoje ficou um pouco longa mas teria muito mais a dizer sobre este instrumento instigante , cativante e arrebatador !

Ouçamos , vejamos vídeos, experimentemos!

DEIXO LOGO ABAIXO UM VÍDEO DE KINSTANTIN SCHERBAKOV – que tive o prazer de assistir a 3 Masterclasses .Fantástico!


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RELATIVIDADES

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Sobre o filme Amadeus !

Para quem não assistiu, este filme ganhou 8 Oscars. Conta a vida de Wolfgang Amadeus Mozart. Fica bem nítido no filme a sociedade da época, costumes , classes sociais , a música e como eram tratados os músicos. Por este filme podemos debater diversas questões dentre elas : a inveja , a desigualdade social, a escravidão dos músicos, a desvalorização da criação musical, o domínio da igreja e da realeza , as dificuldades em geral de toda uma sociedade. Digamos que Mozart não nasceu no berço de ouro mas que chegou lá através de seu talento, mas também perdeu tudo por falta de ajuda para administrar seu dinheiro. Antonio Salieri invejava Mozart e o filme traz vários questionamentos a respeito disso. Um dele é: por que Deus preferiu este homem sem polimento e educação para lhe dar um talento extraordinário ?O igual e o diferente. Todos precisam ser respeitados. O rei e o proletário. O louco e o missionário, o cientista e o lixeiro, o inseguro e o forte, o indefeso e o corajoso, o medroso e o destemido. Minorias ? Excluídos ? Quem são os excluídos ? Talvez aqueles que se esforçaram tanto e são alvo de pedradas dos que não conseguiram se esforçar. Existe uma LEI . LEI UNIVERSAL da qual ninguém escapa : O SOL NASCEU PARA TODOS, não somente para os chamados excluídos, pois escolheram vir assim, escolheram a vida que levam, escolheram suas caminhadas muito antes de terem vindo, lá em cima, na sua programação com Deus. Um rei é um excluído, do ponto de vista que perdeu a sua liberdade e seus amigos verdadeiros. Escolhemos estar no Brasil, nascer no Brasil, participar da história do Brasil, sim escolhemos , e estamos aqui. O que fazemos com aquilo que escolhemos? Estamos trabalhando por um país melhor ou amealhando moedas somente para nossos bolsos ? O que vamos deixar para a história? Pelo menos para a história do bairro... da rua... Escolhemos ser o que somos e temos responsabilidade sobre nossos atos. Apesar dos erros políticos, trabalhar e fazer a história junto com quem convive, fazer a nossa história. Nela sim focar e fazer o melhor. A história do cara que mora no palacete ou debaixo da ponte está correta ou não ? Um mendigo numa entrevista, disse que adora viver na rua... e que ter propriedade é ter responsabilidades que ele não quer ter. Dar conta da rua, do bairro e consequentemente oferecer o melhor onde estiver. Se posso oferecer comida ao que está embaixo da ponte, que bom que tenho comida sobrando pra isso. Mas se posso oferecer compaixão ao que mora no palacete, talvez seja de maior valia do que um prato de comida. Relatividades... Respeito ao grande e ao pequeno, porque na verdade a ' grama é tão importante para a paisagem como o coqueiro'. E as formigas são tão importantes quanto os elefantes. Relatividades!

A VIDA DE MOZART



AMADEUS

FOFOCAS MUSICAIS – INFORMAÇÕES ÚTEIS

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”Meu filho tem ouvido absoluto !”

“Minha filha já sabe tocar sozinha só de ouvir no tablet!”

“Eu tive aulas de piano, violão, bateria, e sei tocar um pouco de cada um!”

“Olha, não vou colocar meu filho porque piano é coisa de menina.”

“Tem prioridades na vida e o estudo de um instrumento deve ser encarado como divertimento das horas vagas.”

“Eu não tive oportunidade de estudar piano, então quero que minha filha toque para mim.”

“É muito chic falar que faço aulas de piano, as pessoas me olham diferente”.

As frases são infinitas, não param de ecoar frases vindas de uma falta de conhecimento ou uma ausência de oportunidade, ou mesmo um desejo latente de fama, status e tudo mais.

Estudar um instrumento musical, pode sim dar status, mas é preciso que se entenda que há necessidade de treino, aliás como tudo na vida.

Os pais que não tem conhecimento sobre o instrumento, quando o filho pega um tablet  e domina a ‘ informática’, confunde-se com talento musical, mesmo que esteja praticando um jogo musical. Quando se pratica um jogo musical, é apenas um jogo como outro qualquer que exija as habilidades para tal.

Ouvido absoluto é raro e descobriu-se que é a ausência de uma função cerebral que causa o ouvido absoluto, se é que posso explicar assim a grosso modo.

Fazer muitos instrumentos , um pouquinho de cada, pode ser terapêutico, pode realmente ser um passa tempo, mas está longe de se aprender a tocar um instrumento musical, muito longe. E quando se pede para esta pessoa que estudou tudo ao mesmo tempo para tocar qualquer coisa, ela se atrapalha, vai com um dedo só ao piano e tenta tocar algumas notas do Parabéns a Você.

Agora, a ignorância chega ao ponto de dizer que piano é coisa de menina ... Então eu digo : seria da Menina Mozart ? Menina Beethoven? Menina Chopin ? Menina Brahms ? Menina Rachmaninoff ? Menina Schumann ? SHUBERT? Tchaykowsky?

ORA, como dizer que um instrumento vai provocar uma mudança de opção sexual ? É de extrema ignorância , falta de informação e cultura falar uma coisa dessas.

Prioridades da vida ... Quando começarmos a entender que tudo o que fazemos tem um peso em nossa formação, se fazemos bem o peso vai representar habilidades desenvolvidas , expandidas. Seria tão bom se pudéssemos encarar o estudo de um instrumento como algo sério ... Meu pai dizia : “ se vai perder um tempo fazendo alguma coisa, faça bem feita. Tempo é ouro!”

Dar oportunidade para um filho(a) estudar piano por exemplo, é abrir portas para a vida. Mas nunca que seja para satisfazer ao desejo da mãe ou de quem quer que seja. A satisfação deve ser da criança.

Chic não é falar que se faz aulas de piano. Chic é poder se dedicar, estudar todos os dias,investir nos estudos comprando um piano, comprando metodologias que possam dar mais habilidades, coordenação motora, desenvolvimento cerebral , percepção, sensibilidade .. Chic é desenvolver tudo isso.

Pincelamos algumas frases das centenas que já ouvimos sobre o estudo de piano ou de qualquer instrumento. Fica a reflexão para que se tenha mais cuidado ao dizer algumas coisas e se faça uma análise dos efeitos que elas produzem.

Selecionei alguns vídeos informativos sobre MUSICA E CÉREBRO.

Que tal estudarmos  um pouco antes de colocarmos  pré- conceitos na frente de informações ?


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Ganha-se dinheiro com música? Depoimento

QUEM DISSE QUE NÃO SE GANHA DINHEIRO COM MÚSICA?

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Para ser mais real e convincente vou contar minha história particular com relação à remuneração na música, já que tenho recebido tantas mensagens de leitores , alguns me perguntando se REALMENTE CONSIGO SOBREVIVER DE MÚSICA...

Comecei a dar aulas com 14 anos de idade. Cobrava baratinho, apenas uma taxa mensal para vizinhos e amigos, crianças que moravam ao redor de minha casa , passavam e ouviam o piano. Com esta pequena taxa mandava fazer fichas e boletins para os alunos em gráfica, comprei um pequenino sofá para a salinha do piano, investia em novos métodos, partituras diversas. Cada mês era um investimento novo e ainda sobrava dinheiro para um cinema ou um gasto comigo mesma.

Quando comecei a cursar o Profissionalizante, já podia cobrar um pouco mais as aulas. E foram aparecendo alunos e mais alunos. E cheguei a ter em casa 18 alunos particulares. Fui contratada pelo Conservatório para dar aulas com apenas 19 anos. Me pediram que levasse meus alunos para estudarem lá. E apesar de ser muito mais caro do que eu cobrava em casa a maioria deles foi estudar lá para obterem seus diplomas. Aqueles que não desejavam diplomas continuaram em casa. O Conservatório, na época, pagava aos professores o equivalente a 1 ( UM ) salário mínimo por aluno. Ainda tínhamos férias, 13º salário, bônus de Natal, cesta básica, e uma série de benefícios, convênios, tiquet alimentação. ( Já entrei recebendo pelo menos 14 salários mínimos). Foi uma época de ouro. Como eu namorava, fiquei noiva, ajudei meu namorado a montar o consultório odontológico que não é nada barato, mantinha meu carro, tinha poupança, comprei 3 telefones como investimento ( naquela época, ter uma linha de telefone era bem caro), comprei um terreno num bairro onde colocaram o nome do meu pai nesta rua, além de presentear amigos, me vestir muito bem, fiz todo o enxoval para o casamento, comprei todos os móveis para a casa, porque meu noivo ainda não tinha se formado, estava sem rendimentos ainda, eu tinha um padrão de vida muito alto. Tudo isso graças às aulas de piano e também ao Conservatório que era mantido por uma fundação que não podia ter lucros e quando os tinha repartia com os funcionários. Fundação Pestalozzi. Agradeço imensamente ao Dr Novelino,a esposa Dona Aparecida e família toda.

Ainda funcionária do mesmo estabelecimento, me casei, logo depois de 3 meses engravidei do primeiro filho. No ano seguinte nasceu o bebê. Nem preciso dizer que o enxoval foi de primeiríssima qualidade e enorme. Também compramos uma casa que estava em leilão pela Caixa Federal. Na época pagávamos um consórcio de moto que foi para o lance da casa e conseguimos adquirir o imóvel financiado por 25 anos. Quando me mudei para a casa estava grávida de 7 meses, a casa tinha passado por uma boa reforma graças ao excelente salário que eu tinha, pois meu marido tinha acabado de se formar e ainda eram poucos clientes numa clínica popular. Graças a Deus tivemos recursos provindos da música.

Mas não tínhamos com quem deixar o bebê quando tinha 7 meses. Foi então que resolvi pedir demissão do trabalho, mas fizemos um acordo para que eu pudesse retirar o fundo de garantia . E também foi uma quantia considerável. Imagine que quando saí do Conservatório tinha 33 alunos e recebia UM salário mínimo POR ALUNO. Isso era muito dinheiro, apesar do salário mínimo não ser tão reajustado como hoje, ainda assim era muito dinheiro. Equipamos a casa com aparelho de som, televisão, micro-ondas, e tudo o que ainda não tínhamos na casa. Ainda sobrou dinheiro para quitar dívidas do meu sogro.

Música dá muito dinheiro se soubermos trabalhar com ela e principalmente se existirem fundações como esta em que trabalhei.

Mas ficar da noite para o dia sem aquele super salário não era nada confortável. Alguns alunos não quiseram permanecer no Conservatório e me pediram para dar aulas particulares. A casa onde morávamos era muito pequena ( 2 quartos pequenos, sala, cozinha, banheiro) e não tinha lugar para dar aulas de piano, nem espaço para colocar o piano.

Eu ia para a casa de minha mãe, onde deixava o bebê com ela enquanto dava aulas de piano. Depois, com uma parte do dinheiro do fundo de garantia resolvemos montar uma loja para bebês e compramos o estoque. O cômodo utilizado foi a salinha do piano na casa de minha mãe. Foi uma época muito difícil , meu filho tinha 9 meses, ficou doente , com infecções seríssimas de garganta, o governo instituiu o plano cruzado, onde da noite para o dia os juros passaram de 3 a 30 % mensais e foi aquele horror. Quebramos. A solução foi fechar a loja, liquidar tudo e voltar às aulas particulares de piano que eram poucas mas sem riscos.

O dinheiro destas aulas ainda serviu para ajudar a custear 2 cursos que meu marido fazia em São Paulo um deles sobre acupuntura e o outro homeopatia. Sempre eu tinha um dinheirinho para ajuda-lo nas viagens.

Seis anos haviam se passado e eu ainda não tinha condição de levar o piano para casa porque não tinha espaço. Foi então que resolvi tocar em casamentos para começar a comprar material de construção para uma sala onde eu pudesse colocar o piano. Foram 2 anos tocando em casamentos. E o mesmo parâmetro vem agora : UM salário mínimo por casamento. Em cada sábado eram pelo menos 3 casamentos. Outra época de ouro onde pude comprar bastante materiais para construirmos a sala. No sábado recebia 3 salários mínimos e na segunda-feira seguinte transformava-os em tijolos, piso, ferro, mandando entregar e colocar na frente da casa onde seria o jardim. Foram dois anos juntando material de construção ali com dinheiro de tocar em casamentos. Agradeço a Deus esta linda oportunidade! Naquela época ( 1990- 1992) pouquíssimas pessoas tocavam em casamentos, a cidade tinha poucos músicos e eu era chamada para vários. Tinha um repertório vasto e também tocava qualquer música que a noiva pedisse e o padre autorizasse.

Então, passados 8 anos de casamento começamos a construção de uma sala de 6 x 4 metros onde pude colocar o piano e ainda desenvolver aulas de grupo para crianças , um projeto que o qual dei o nome de “ MUSICALIZAR-SI “ . A sala inicialmente era aberta como se fosse uma varanda com um sofá de alvenaria e churrasqueira. Depois, com o tempo fui juntando mais dinheiro e a varanda foi fechada com porta de correr, janelas e porta de vidro com uma entrada lateral independente. Dava aulas para crianças em casa, filhos de amigos, vizinhos , conhecidos vinham participar das aulas. Nesta época eu tinha meu segundo filho com um ano de idade e já participava das aulas, era o mascote. Continuei com aulas particulares de piano e estes grupos de musicalização. Trabalhando em casa, numa sala construída com dinheiro ganho tocando em casamentos, não pagava aluguel, sempre foi uma excelente oportunidade de trabalho e além disso podia ficar com os filhos em casa. Muito trabalho, sem ajudante , apenas uma faxineira semanal, mas alegria enorme em poder trabalhar com música e ainda conseguir fazer tantas coisas com este dinheiro.

A instabilidade financeira como ficar sem ganho nas férias foi ficando difícil. Apareceu uma oportunidade no ano seguinte de LECIONAR MÚSICA numa escola nova que estava abrindo na cidade. Apresentei a proposta de trabalho que foi escolhida dentre várias outras. Pude colocar meus dois filhos nesta escola, descontando do meu salário a mensalidade e continuar trabalhando com música. Lecionava para todas as séries, de primeira a oitava, cada uma abordando uma área da música. Bandinha Rítmica, Flauta Doce, História da Música, confecção de instrumentos de percussão, projeto músicos da cidade , levando entrevistados de bandas, duplas, corais, etc. Muito trabalho. Nunca trabalhei tanto. Mas altamente compensatório financeiramente, os dois filhos usufruindo da escola particular fundada por pais.

Ao mesmo tempo eu era professora de Arte em Escolas Estaduais, depois de 4 anos de casada, e todas as escolas queriam que eu desse aula , escolhesse-as porque eu trabalhava com coral infantil, música na escola das mais variadas formas. Era muito requisitada pelos diretores de escola que me convidavam para escolher suas escolas para trabalhar.

Em anos seguintes houve uma reestruturação nas escolas que passaram a funcionar por ciclos. Fui remanejada e trabalhava de 5ª série a Ensino Médio. Comecei o trabalho com teatro e música nas aulas de Arte. Estes trabalhos me projetaram de tal forma que escolas particulares começaram a me chamar para desenvolver tais projetos. Fui então trabalhar numa escola onde eu podia escolher o que fazer. Gravamos um CD num projeto sobre a cidade e muitas outras atividades musicais. Levei meus dois filhos para estudarem nesta escola de renome pois a outra escola fundada pelos pais não estava tendo resultados pedagógicos muito bons. Mais uma vez meus filhos foram beneficiados e trabalhei nesta escola por 4 anos onde o mais velho fez o Ensino Médio e o mais novo cursou de Maternal até 2ª série, mensalidades descontadas do meu salário. Também fiz uma pós-graduação oferecida por este estabelecimento de ensino –Colégio Objetivo Alto Padrão- e meu salário às vezes vinha com o valor de 10 reais no final do mês porque utilizava tudo em mensalidades. Um período de ouro também. Pude oferecer isso a meus filhos, dando aulas de música neste estabelecimento e ainda fiz pós-graduação em Didática com a Monografia : Música Erudita: Diamante e Água.

Continuei em escolas estaduais, cada vez com mais aulas e muito bem quista pelos diretores por desenvolver projetos musicais nas escolas. O casamento não deu certo, nos separamos.

Não tinha muito tempo para aulas particulares de piano. Mas planejava me aposentar e voltar ao trabalho prazeroso de lecionar piano.

Em 2001 resolvi montar a CASA DOS MÚSICOS e consegui dar 80 bolsas de estudos e ainda ter alunos que pagavam todas as despesas da casa , não tendo prejuízo algum. Tinha aulas de piano, flauta doce, canto, musicalização infantil, preparação de professores, etc.

Minha mãe vendeu terrenos que meu pai havia deixado de herança e repartiu entre os filhos. Minha casa na época valia 50 mil reais. Gastei 45 mil reais para reforma-la – o valor de uma outra casa semelhante. E ela passou a valer 150 mil reais na época. Logo a seguir minha mãe vendeu mais propriedades e na partilha consegui comprar um conjunto de salas no centro da cidade onde comecei a dar aulas, pois havia fechado a Casa dos Músicos por pressão familiar.

Na reforma feita na casa, fiz cômodos nos fundos para dar aulas de piano, montar uma biblioteca de música.

Vendi o conjunto de salas que havia comprado por 7 mil – já estava valendo 25. E pude comprar uma PIANOLA por 12 mil e ainda investir na troca do carro.

A pianola, apesar de lindo atrativo, não parava afinada. Então resolvi trocá-la por um piano novo. Tive que colocar mais dinheiro , que tinha juntado das aulas e assim foi feito.

Em 2006 minha mãe faleceu. Tinha uma poupança e restava sua casa no centro da cidade. Em 2010, com a partilha, consegui mais uma vez trocar o carro e comprar um piano de cauda.

Hoje, estou aposentada do Estado, com um salário muito baixo porque me aposentei proporcional e por meio período, mas tenho dois pianos novos para trabalhar, provenientes de herança e sendo mantidos e conservados com dinheiro das aulas.

Escrevi 3 livros , um deles foi escolhido para a 23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO - IBIRAPUERA - SP - onde teve destaque e está na 4ª tiragem ( A HORA DE TOCAR PIANO) . O PIANO UM ESCULTOR DA ALMA teve como presente um vídeo do diretor da Escola Pianística de Buenos Aires apresentando-o. E MÚSICA CLÁSSICA, SÓ SUCESSO conta 7 projetos musicais realizados em escolas públicas, particulares e creches. 


QUEM DISSE QUE NÃO SE GANHA DINHEIRO COM MÚSICA?

P.S. e ainda de vez em quando alugo pianos para clips. E toquei numa loja de conveniência por 3 meses - levei meu piano acústico. https://www.facebook.com/CLIP-com-piano-de-cauda-143391556218947/

Sim, ganha-se dinheiro trabalhando com música, de várias formas ! Portanto, não tenha medo de colocar uma criança para estudar música. Talvez seja a profissão que se ganhe dinheiro com mais facilidade. No meu caso tive que estudar muito. Mas crianças estão aí para estudarem ! Confiem ! Invistam ! Vale a pena !

Muitos leitores e pessoas diversas me pedem para contar a minha trajetória na música , em vários aspectos, mas a MAIORIA quer saber se dá dinheiro ... Por este motivo ai está ...

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

A MATEMÁTICA DA PARTITURA

Do cérebro ao coração, à linguagem e ao físico

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Quem pensa que ler uma partitura é um suave deleite , prepare-se para dar de cara com todo o raciocínio lógico-matemático ali exposto para ser decodificado em sons.

Tem soma, subtração, número nulo, parênteses, sinal de igual, diferente, semelhante, sinal de maior, menor, equações a serem resolvidas com lógica, sentimento e ainda coordenação motora, a contagem rítmica , as divisões , frações, valores e equivalência entre as figuras de nota, proporções, a precisão milimétrica do metrônomo em alguns casos.

 É um verdadeiro festival de raciocínio, um quebra-cabeças a ser montado, um jogo de detetive descobrindo cada intenção do autor.

Exige perspicácia, que pode ser desenvolvida desde o be a ba ... Exige introspecção e ao mesmo tempo desinibição, controle e abstração, programação de metas e resultados.

Depois que se faz todo este tratado de matemática, do cérebro desce ao coração e ali mesmo na partitura tem as indicações do que sentir, onde sentir, como sentir para poder interpretar a intenção correta.

Não parou aí não ...  além do mais  ainda tem a parte do idioma natal junto, com frases a serem ditas, cortes nas sílabas, sílabas tônicas, e muito mas muito mais.

Pensa que terminou ? agora sim vem o mais desafiador – a parte da interpretação de texto que faz muita gente rodar no vestibular . É agora ... depois que resolveu as equações, seguiu as setas para o coração, deu ênfase ao idioma, agora vem a COMPREENSÃO DO TEXTO EM SUA PROFUNDIDADE DE MENSAGEM...

Mas... compreendeu ? Ahhh agora tem que transmitir . Entra a Educação Física porque os músculos precisam estar bem trabalhados, tendões, relaxamento, nada de tensão, tudo muito bem preparado , uma academia foi feita para poder ter um corpo apto para a prova final.

Mas a música não é  “ só “ isso. Ela tem o MILAGRE da emoção dentro dela, e as pessoas se contagiam com uma interpretação adequada e então ela move sentimentos os mais variados para diferentes situações!

Não parou aí ... Outro dia continuamos ... Salve a partitura!


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

MÚSICA – bálsamo na guerra

August Friedrich Kellner Vaihingen un der Enz, Alemanha, 1/02/1885 – † Lich, Alemanha, 4/11/1970

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Violino é um instrumento bonito, difícil ... mas foi o escolhido por Friedrich Kellner , inspetor de justiça, social democrata alemão e ativista político na Alemanha , na época do nazismo.

Autor de um diário escrito secretamente durante o domínio do Terceiro Reich. Depois da guerra, Kellner explicou o propósito de sua obra:

«Eu não podia lutar contra o regime Nazista no presente, pois tinham o poder de silenciar minha voz. Assim decidi lutar contra eles no futuro, daria as gerações futuras uma arma contra qualquer ressurgimento desse mal, meus diários registram os atos bárbaros que praticaram.»

«Se Hitler ganhasse a guerra, ele reescreveria a história a fim de encobrir seus atos bárbaros, se perdesse a guerra seus seguidores diminuiriam os seus atos a fim de se protegerem.»

Nos momentos que necessitava se reequilibrar e retomar sua vida, ou mesmo escrever em seu diário , antes ele estudava violino. A música certamente o ajudou em sua  luta contra o nazismo, contra a matança dos negros e judeus .

Tocar um instrumento dá força e discernimento  !!! No nazismo, quem tocava um instrumento era valorizado, mesmo que fosse judeu ou negro.

Kellner  teve um filho (FRED)  que começou a gostar das idéias do Hittler (o líder do nazismo) .

Então, Friedrich Kellner  mandou o filho para os Estados Unidos para afastá-lo desse movimento.

O filho se casou com uma judia , teve 3 filhos. Mas enlouqueceu e suicidou-se.

A  esposa de Fred colocou  as três crianças no orfanato e foi embora com um circo.  O mais novo tinha 3 anos .

Viveram lá por muitos anos até crescerem.

O mais novo, (Robert), um dia, saindo do orfanato entrou na Marinha pra poder ser alguém.

E foi mandado pra Alemanha. Lembrou-se que o avô que ele não conheceu morava lá. Foi atrás dele. Andou em busca de endereços onde ele estaria morando.

Quando se encontraram, os dois guardavam uma foto ( a mesma foto ) do FRED segurando a primeira filha. E então comprovou-se o parentesco. Robert era neto de Friedrich Kellner.

Robert não tinha estudado quando estava no orfanato, somente conseguiu depois entrar na Marinha e estudar.

O avô então pediu que ele estudasse pra ser respeitado e que ele lhe daria um tesouro : UM DIÁRIO que ele escreveu contando os detalhes do nazismo.

O neto Robert então com 26 anos, começou a estudar, formou-se, fez pós-graduação e doutorado a fim de ser respeitado. E publicou o diário do avô.

Este diário, em 2009, foi usado para comprovar os horrores que foram feitos naquela época. 

http://acervosegundaguerra.blogspot.com.br/2011/12/os-diarios-de-friedrich-kellner.html

Um documentário em português foi veiculado em 2009, mas não se encontra disponível no youtube.

A MÚSICA CLÁSSICA SENDO BÁLSAMO NUMA TRAGÉDIA QUE ATÉ HOJE ABALA A HUMANIDADE!!!

 August ​

Avós e neto    ​

Foi um ser humano como qualquer um de nós, só que mesmo sem ser famoso, escreveu a história muitas vezes inspirado pela música. Seu neto, abandonado no orfanato mudou também sua história triste e foi estudar depois de adulto. Divulgou o Diário do avô que nem chegou a conviver quando criança. E a musica fez parte deste avô como suporte, amparo, válvula de escape numa tragédia histórica com a proporção que teve o nazismo.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

AQUELE QUE É CONSIDERADO O SÍMBOLO DO ROMANTISMO – HOJE , NO DIA DOS NAMORADOS!

Frederic F. Chopin 01/03/1810, Zelazowa Wola, Polônia 17/10/1849, Paris, França

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Tuberculoso desde criança, tímido, fraco, indefeso,sempre doente,viu sua exuberante força aparecer na música. É o símbolo do Romantismo.

Ainda adolescente se apaixonou por sua aluna de piano mas quando foi pedir autorização aos pais dela para noivarem, foi-lhe negada porque ele era tuberculoso.

O filme GEORGE & FREDERIC ( 1991)  retrata bem a época do Romantismo e seus excessos. Neste filme aparece seu amigo Liszt, as mulheres, os convescotes e costumes de época.

http://upfilmesonline.com/73558-george-e-frederic-online-gratis-filmes-portugues-hd.html

O filme À noite sonhamos ( 1945)  também  retrata a biografia do compositor.


Chopin foi um compositor POLONÊS que homenageou a Polônia com suas Polonaises. Muito patriota, queria deixar um legado de valorização de sua nação.

Reservado, tímido , introspectivo e tuberculoso, ficava fechado em casa a maior parte do tempo tocando piano e compondo. Algumas de suas músicas retratam este temperamento melancólico e outras retratam o amor ao país.

Os desenhos animados de Walt Disney, especialmente Tom e Jerry tem trilha sonora das Valsas de Chopin e outras composições dele.

Frederico Francisco  ou Frederic François Chopin viveu no sex XIX.

Casa onde Frederic Chopin nasceu na Polônia. Está restaurada, reformada e hoje em dia é o museu com mesmo nome.

POLONAISE MILITAIRE ​

Uma curiosidade sobre Chopin é que pediu para seu coração ser enterrado na Polônia, sua terra natal e seu corpo em Paris onde viveu por muitos anos. Seu desejo foi atendido.

Aurora Dupin, adotou o pseudônimo de George Sand para conseguir vender seus livros. Apaixonou-se por Chopin, foram amantes e ela lhe mostrou a vida, a aventura, a alegria.

Chopin foi um ser humano como qualquer um de nós, encontrou na música sua grande força e motivo para continuar vivendo.


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos. 



O COMPOSITOR DO "ALELUIA"

Halle, 23 de Fevereiro de 1685 — Londres, 14 de Abril de 1759 GEORGE. Frederic Haendel

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Filho de um barbeiro e cirurgião que não permitia que ele estudasse música.

Quando tinha 12 anos, seu pai morreu. A tia lhe deu um instrumento de presente(o cravo).

Ficou famoso por compor oratórios e é o autor da famosa ALELUIA !              

    (O  MESSIAS)

Com 52 anos teve um AVC que paralisou o braço direito o impedindo de tocar.

Nunca se casou e gostava de privacidade. Deixou uma casa valiosa.


O Mesias, Aleluia

O Mesias, Handel

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor Deus onipotente reina

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia.

O reino deste mundo se tornou,

O reino do nosso Senhor, e do seu Filho, e do seu Filho.

E Ele reinará para sempre e sempre.

E Ele reinará para sempre e sempre.

E Ele reinará para sempre e sempre.

E Ele reinará para sempre e sempre.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

Aleluia, aleluia

E Senhor dos senhores eternamente e sempre

Aleluia, aleluia.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

Aleluia, aleluia

E Senhor dos senhores eternamente e sempre

Aleluia, aleluia.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

Aleluia, aleluia

E Senhor dos senhores

Rei dos reis, Senhor dos senhores

E Ele reinará,

E Ele reinará,

E Ele reinará, Ele reinará

E Ele reinará, para sempre e sempre.

Ao Rei dos reis eternamente e sempre

E Senhor dos senhores

Aleluia, aleluia

E Ele reinará para sempre e sempre.

Rei dos reis e Senhor dos senhores

Rei dos reis e Senhor dos senhores

E Ele reinará para sempre e sempre.

Para sempre e sempre e sempre e sempre

(Rei dos reis e Senhor dos senhores)

Aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia

Aleluia

Händel faleceu em 1759, em Londres, oito anos após ter ficado cego do olho esquerdo, e mais tarde de ambos.

Foi um ser humano como qualquer um de nós e a música sempre lhe deu força para prosseguir apesar das doenças, solidão e problemas.


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.