O MALABARISTA DO TECLADO

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Franz Liszt começou a aprender piano com 6 anos de idade. Estudava de 6 a 8 horas por dia porque queria que seus dedos ficassem bem ‘ malhados ‘ com extrema agilidade.  Tinha catalepsia. Por duas vezes foi dado como morto e acordou depois de um tempo. 

Filho de um empregado de uma fazenda na Hungria.

Era considerado um galã. Bonito, charmoso, talentoso, estudioso, determinado, conseguia tudo o que queria na vida apesar de ter nascido pobre.

Quando jovem, 18 anos, já dava aulas de piano  apaixonou-se por uma aluna sua, mas o pai dela o mandou embora dizendo que músico não é gente pra casar , não ganha dinheiro nunca, tem vida desregrada e não dá conta de sustentar uma família.

Liszt viajava dando concertos, compôs perto de 700 músicas, foi considerado o INVENTOR do século 19 na música. E seus dedos se tornaram tão ágeis que foi considerado o malabarista do teclado.

Liszt ficou rico mas percebeu que a riqueza não trazia felicidade. Depois de uma vida amorosa intensa e talvez frustrante, se tornou padre aos 50 anos de idade.

Este piano está no museu da Fábrica Steingraber & Sohe em Bayreuth e foi doado a Franz Liszt , que visitava esta cidade onde morava sua filha, casada com Wagner- o compositor.  Numa das viagens, contraiu pneumonia e faleceu a 31 de julho de 1886 em Bayreuth.

Outra curiosidade: estavam à procura de um piano ERARD que teria sido de Franz Liszt. O último concerto neste piano foi em 1904 pelo pianista Paderewski,  no Vaticano, para o papa Pio X ,

“Fabricado por volta de 1865 pela empresa francesa Erard, o piano de cauda foi possuído por Liszt durante os últimos 15 anos de sua vida e foi usado por ele, principalmente para compor e ensino. Ele foi perdido após a morte de Liszt, mas foi redescoberto em 1991 pelo pianista italiano Carlo Dominici, o proprietário atual do instrumento, com o seu tampo milagrosamente intacto. Após um período de restauração cuidadosa, este instrumento histórico foi devolvido a ordem de reprodução.” (...) “Após vários anos de pesquisa, ele foi capaz de estabelecer a sua identidade através de cartas escritas por alunos de Liszt e através de correspondência do compositor com a Baronesa Olga von Meyendorff. Outra evidência da sua autenticidade foi encontrado quando, durante a restauração do instrumento, os grânulos foram descobertos no interior; as contas provou ser os desaparecidos da rosário de Liszt, que está agora em exposição no Museu Liszt em Budapeste.

http://www.metmuseum.org/press/exhibitions/2001/franz-liszts-grand-piano

Foi um ser humano como qualquer um de nós, só que descobriu seu talento ainda criança e investiu em si mesmo!

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O TALENTOSO INTRATÁVEL

1770 - 1827 Ludwig van Beethoven - Luis de Beethoven

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Gênio forte, bravo, sistemático, quase nunca sorria.Teve várias namoradas mas nenhuma delas queria se casar com ele.

Quando era criança e não tinham o que comer, ele pulava para o quintal da vizinha e pegava uma galinha para o jantar.

Seu pai era muito bravo, alcoólatra e chegava de madrugada completamente bêbado , retirava o filho da cama e dizia : - vá estudar violino! E o menino Ludwig tinha que estudar . Ai dele se quisesse tocar alguma melodia que lhe vinha como inspiração !!! Tinha que tocar somente o que estava na partitura.

Seu pai mentia sua idade para que também fosse considerado menino prodígio como Mozart. E falando nele, há indícios de que Beethoven com mais ou menos 9 anos de idade foi se apresentar para o grande Mozart em Viena e dizem que Mozart abriu a porta da sala onde lecionava e disse para as pessoas que aguardavam na ante-sala : “Ouçam este nome: Ludwig Van Beethoven! Um dia o mundo todo vai falar dele!”

  Próximo aos 30 anos foi ficando SURDO e isso o deixou ainda mais anti-social.

Boatos dizem que ele se apaixonou por uma moça que se casou com o irmão dele , mas grávida de Ludwig. Então seu sobrinho na verdade seria  seu filho. (do filme MINHA AMADA IMORTAL )

Beethoven não era organizado, espalhava suas partituras pela casa, pregava-as na parede e ficava olhando uma a uma. E amassava muitas folhas e fazia novamente. Muitos rascunhos. Ao contrário de Mozart que nunca fez um rascunho. Beethoven gostava de ver as inúmeras páginas de suas músicas pregadas na parede para que ele as analisasse. 

No ano 2000 quando descobriram o DNA , abriram o túmulo de Beethoven , retiraram chumaços de seu cabelo para fazerem exames e tentarem descobrir a causa da sua morte, visto que existiam suspeitas de envenenamento. Descobriram chumbo. Alguns remédios para pneumonia antigamente continham este metal.

Uma curiosidade da atualidade:

Um dia num programa de TV onde as pessoas respondiam perguntas e concorriam a 1 milhão em dinheiro, a pergunta que fez  o rapaz perder 400 mil reais foi a seguinte:

- A qual nacionalidade pertencia  Beethoven ? E tinham 4 opções dentre elas Alemanha e Áustria.

O rapaz respondeu Alemanha e perdeu o dinheiro e a chance de concorrer a 1 milhão. Beethoven nasceu em BONN e na época em que ele nasceu, 1770, esta cidade pertencia à Áustria, portanto Beethoven é austríaco.

Hoje, Bonn é cidade alemã.

Dez mil vozes se reuniram no Japão para cantarem a 4ª parte da Nona Sintonia – Ode à Alegria.

Ah ! Beethoven ! Reverenciamos sua genialidade !  ESTAVA COMPLETAMENTE SURDO QUANDO COMPÔS A 9ª SINFONIA e lhe perguntaram escrito num bloco : - como consegue compor sem ouvir nada? E veio a resposta : -“ Eu ouço sons celestiais!” 

Foi um ser humano como qualquer um de nós, enfrentou graves problemas emocionais e também derrotas na vida. Mas queria deixar algo bom para a História.

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O PIANO

Vamos a algumas curiosidades sobre o piano...

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Você sabia que antigamente as pessoas guardavam grandes somas em dinheiro dentro de pianos ? Especialmente os pianos verticais, porque quase nunca eram abertos, vez ou outra eram encontradas grandes quantias nos cantinhos vagos dentro do instrumento.

Piano também costumava ser esconderijo dos famosos ratinhos... E talvez por isso os desenhos de Tom & Jerry muitas vezes estão dentro de um piano ou tocando, ou simplesmente pelo fato do piano ser convidativo.

Falando em desenhos animados Disney podemos observar que as trilhas sonoras muitas vezes são de músicas tocadas ao piano, especialmente Franz Liszt na Rapsódia Hungara com o Pernalonga e também o Tom tocando e o Jerry atrapalhando ... Músicas de Chopin, Tchaikovsky , são realmente encantadores os desenhos e as trilhas sonoras utilizando o som do piano.

A aristocracia no início do séc. XIX tinha como princípio educar as filhas com aulas de piano. Então, toda casa que tivesse um nível mais elevado tanto financeira como culturalmente falando, dava esta educação para as moças. Isso veio do sec. XIX quando os próprios compositores Frederic Chopin e tantos iam nas casas dar aulas para as moças. 

Concertos em casa 

http://pt.wahooart.com/@@/8XXE4K-Pierre-Auguste-Renoir-Meninas-no-piano

Neste link: vários pintores retratando o tema PIANO:

http://deniseludwig.blogspot.com.br/2012/11/arte-em-instrumentos-musicais-o-piano-o.html

DIVERTIMENTOS

RENOIR 

RENOIR

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A UTILIDADE DA MÚSICA DE MOZART

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Wolfgang Theóphilus Chrisóstomus Amadeus Mozart 

Salzburg 1756 – Viena 1791  - ÁUSTRIA

Mozart apesar de ser aquele fanfarrão, desbocado, sem postura para se comportar, tinha seus momentos de seriedade quando ia compor .

É considerado o MAIOR GÊNIO DA MÚSICA.

Os espiritualistas dizem que ele era médium porque escrevia as partituras como se tivessem ditando e ele copiando.

A Universidade de Harward nos EUA , estuda o EFEITO MOZART há muito tempo e foi comprovado que a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior k 448 específica de Mozart ativa o raciocínio lógico-matemático intensamente chegando a melhorar a inteligência.

Também ficou comprovado que bebês de 0 a 2 anos que ouvem Mozart ( caixinha de música ) ficam excelentes em Matemática. Isso porque no período em que Mozart viveu ( CLÁSSICO)  a música era feita com regras e normas , podemos dizer FÓRMULAS. E quem ouve fórmulas , entende melhor as fórmulas.

É tão misteriosa a vida de Mozart, as obras que ele deixou, a utilidade delas para o cérebro , que ele é estudado no mundo inteiro e foram publicados mais de 45 milhões de livros sobre este compositor.

Dos compositores foi quem deixou a música mais alegre. Viveu a vida inteira brincando como criança.

A morte dele é um  mistério. No filme, deixam-nos pensar que foi Salieri. Ninguém sabe até hoje do que morreu Mozart. Se soubessem onde ele estava enterrado, poderiam fazer o exame de DNA , mas ele foi enterrado numa vala comum com vários cadáveres e como indigente. No seu enterro deu uma tempestade e acompanharam o caixão somente seu cachorro Pimperl e o coveiro.

Viveu intensamente, mas nunca foi compreendido. Não se importou com isso e continuou sua alegria, suas composições , apesar da pobreza no final da vida.

http://www.concertino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1133:efeito-mozart-mozart-e-nossas-ondas-cerebrais


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POR QUE MÚSICA ERUDITA?

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Porque ela trabalha a inteligência ( não somos piores do que os europeus e nem menos inteligentes, apenas não estimulamos o cérebro com a música erudita )

Porque ela faz curas no sistema linfático e no organismo em geral. Ela atua como analgésico e como uma espécie de vitamina para as células.

Música  influencia na água. Se a água muda conforme a música, nosso organismo é feito de 70 % de água e talvez por isso os europeus que tem aula de  música clássica nas escolas desde pequenos, sejam considerados mais inteligentes, assim como os japoneses.

Ela influencia no crescimento de plantas e faz a vaca dar mais leite. Se ela faz as plantas ficarem mais viçosas , crescerem e produzirem mais e também a vaca dá mais leite, ela provoca  um efeito especial.

Psicoterapeuta norte-americana ( Carol A. Bush) descobriu que a música erudita cura medos mais rápido do que a terapia convencional. E trata seus pacientes com ela.

Na segunda guerra mundial, a música erudita  era colocada para dar ânimo e coragem aos soldados.

Na época de Platão , a música era utilizada como remédio para várias doenças.

Sócrates dizia que a música facilitava o autoconhecimento e assim, a pessoa se sentia mais segura .

Pitágoras descobriu as vibrações das cordas, aliando a música à matemática. E hoje em dia a música do período clássico é utilizada para recém nascidos ouvirem até os 2 anos de idade , facilitando a formação da área do raciocínio e tornando-as mais inteligentes.

A música do período clássico também é utilizada para atividades que exigem raciocínio rápido, cálculos, fórmulas, porque neste período utilizava-se  fórmulas para se compor uma música.

A música erudita do período romântico é utilizada por escritores para se inspirarem a ter boas ideias para escrever. Ela favorece a imaginação.

Muitos estudos sobre Música Erudita e Cérebro vem sendo publicados, pequenos e grandes artigos, pesquisas , experimentos e grandes resultados, inclusive sobre vibrações positivas.

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Clara Schumann – 1819- 1896 GRANDE MULHER!

Pianista/compositora MÃE de 7 filhos

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Mulher admirável!

Mãe! Amorosa!

Nascida Clara Wieck, seu pai foi seu professor de piano, extremamente exigente.

Quando Clara tinha 5 anos de idade seus pais se separaram e o pai ficou com a guarda da menina. Deu-lhe aulas de música e de piano de forma intensa. Aos 13 anos de idade ela começa a dar concertos pela Europa. 

O pai sonhava para a filha uma carreira solo brilhante.

Clara conhece Robert Schumann ( de quem iniciamos um breve artigo na semana anterior deixando para nos estendermos um pouco mais aqui) .

O pai não permite o casamento, ele era muito mais velho que ela. Mas eles procuram na Justiça o direito de se casarem.

O filme SONATA DE AMOR conta a maravilhosa história deste casal e também do amigo deles, JOHANNES BRAHMS que foi uma pessoa extremamente importante em suas vidas.

Clara então, uma pianista maravilhosa, casa-se com um compositor também de talento extraordinário e constituem família. Um total de 7 filhos. Foi então que apareceu Brahms que foi pedir aulas a Schumann, que lecionava sobre Composição. E Brahms perguntou qual serviço ele poderia fazer em troca das aulas. E neste momento ganhou o ‘ cargo ‘ de mordomo da casa , com a tarefa de ajudar a criar os filhos do casal.

Que sintonia tiveram estes 3 maravilhosos expoentes da música !!!

Robert Schumann começa com seus problemas de saúde e Clara se dedica a estudar a música do marido para dar concertos pela Europa divulgando-o.

Schumann , inconformado com a falta de destreza do 4º dedo, resolve imobilizar o 3º dedo para que o quarto seja mais ativo e causa uma lesão em sua mão, irreversível.

Clara então, com 7 filhos, estuda piano dia e noite entre as mamadas, banhos, fraldas, papinhas ... as notas musicais .

Quando apareceu BRAHMS, tudo ficou mais fácil para ela.

Em segredo Brahms amou esta mulher num amor platônico , sincero e dedicado. Cuidou de seus 7 filhos para que ela pudesse dar concertos pela Europa divulgando a música do marido, que então estava internado num sanatório, considerado louco.

Clara Schumann foi um ícone para sua época . Uma mulher que teve um pai que enxergou nela o seu talento e a fez estudar freneticamente e ela agarrou a oportunidade. Digamos que a música iluminou sua vida !

Amou o marido até depois de morto e guardou sua fidelidade a ele até sua morte.

 







Clara Schumann deu concertos até ficar bem de idade.

Sua principal missão era divulgar a música de sua amado marido Robert.

7 de maio – aniversário de nascimento de Brahms  ( deixo um link da música que BRAHMS compôs para Julia, a filha do casal que não conseguia dormir e ele então compôs esta Canção de Ninar) .

8 de Maio – dia das mães ... VIVA CLARA SCHUMANN ESTA MÃE INCRÍVEL !

Não posso deixar de colocar 3 links de vídeos deste trio incomparável da História da Música.


O polêmico tema “ 432 Hz”

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A ciência é movimento, descoberta, experimento, ação, contemplação, êxtase e tudo aquilo que possamos vislumbrar quando se pesquisa algo.

E o que é a música senão movimento, descoberta, experimento, ação, contemplação, êxtase e muito mais ?

Desde o ano 2000 existem pesquisas sobre os efeitos da frequência 440 Hz e da frequência 432 Hz chamada afinação de Verdi e Mozart.

Isso é física quântica? Ou apenas a Física?

É religioso ou espiritualista ?

Por que o 432 Hz causa bem estar e o 440 Hz promove o raciocínio?

Não paremos de perguntar. Nunca! Quando pararmos de fazer perguntas, não aprenderemos mais nada, não descobriremos mais nada porque estaremos saturados de ‘ certezas’ e a ciência deixará de ser dinâmica e a música deixará de ser movimento e o som um mero artifício.

Se não temos certezas, que possamos nos dar o direito de pesquisar. Experimentar, comparar, concluir por nós mesmos alguma situação, por que não ?

Sites elaborados com suposições, outros com constatações, outros ainda com pesquisas. Alguns criticando sem nunca terem observado os reais efeitos. Outros defendendo como verdade absoluta. Prefiro experimentar e observar.

Tenho um piano digital ( 440 Hz) , um piano acústico afinado em 440 Hz e dois pianos acústicos lado a lado afinados em 432 Hz.

Há um pouco mais de 3 anos venho experimentando a afinação 432 Hz e a 440 Hz. No piano de estudos a convencional ( 440) e nos pianos onde dou aula os 432 Hz. Este detalhe consta da contracapa de um de meus livros publicado em 2014.

Primeiramente a experiência pessoal. As dores de ouvido cessaram depois que utilizei a afinação 432 Hz. O médico otorrinolaringologista que estava acostumado me atender a cada 2 ou 3 meses me perguntou um dia quando nos encontramos : - o que houve que você não apareceu mais ? E eu respondi a ele: mudei a afinação dos pianos. Ele sorriu incrédulo. Eu sorri na certeza de que isso me fez bem.

Depois disso, fiquei torcendo para os alunos que adoecessem não faltassem às aulas quando tivessem uma dor de cabeça, um mal estar qualquer porque seria a chance de observá-los. E assim tem sido há mais de 3 anos. Posso garantir que cólicas menstruais melhoraram, dores de cabeça, tristeza, mal estar, desânimo, indisposição, nervosismo, depois de tocarmos por 20 minutos no piano afinado em 432 Hz. E faço questão de sempre fiscalizar se a afinação está se mantendo e a frequência está em 432 Hz.

Coincidências? Não, as primeiras vezes achei que pudesse ser, mas depois de tanto ouvir: - sua casa é tão boa, tão linda, me sinto tão bem aqui, saio da aula de piano tão leve, estava triste e estou saindo bem e muitos comentários diversificados com relação a dores e mal estares que sumiram. Não digo nada ainda, pelo menos para a maioria, a não ser aqueles que já conhecem a afinação e já estudam sobre ela e experimentam, podemos conversar. Geralmente as pessoas atribuem à minha casa que tem plantas ou ao clima da casa que é bom, enfim, muitas outras justificativas.

Não são todos que percebem a transformação. E também não são todos os alunos que usufruem do benefício porque alguns não conseguem tocar sem interromperem , conversam , tocam e param, perguntam, questionam entram em conflito  por causa de novidades que aparecem na partitura e então o som não consegue fazer o trabalho necessário nos 20 minutos. Como são observações, me contenho em observar. Tenho que deixar livre para ver o que acontece de todas as formas : tocando, não tocando, tocando e parando, por 5 minutos, 10 ou 20 . Minha tarefa é observar.

Considerando vários sites que brigam entre si pelo sim  ou pelo não, por comentários atacando ou reforçando a descoberta , resolvi experimentar por mim mesma.  Tem que investir na afinação sempre cuidadosa dos instrumentos, levar a sério para poder observar os efeitos.

A ideia de deixar esta ‘ Fofoca Musical ‘  hoje com esta frequência modificada, é para que todos possam pelo menos experimentar, sem julgamentos e por um tempo suficiente para se ter alguma opinião segura em si mesmos pelo menos. Na internet tem várias músicas que foram transformadas em 432 Hz . Outras já foram gravadas nesta frequência . Em compensação tem músicos adotando o 442 ou até 445 Hz.

Já ouvi depoimentos mais simples explicando que 440 Hz são compatíveis com ondas cerebrais, frequência racional . E 432 Hz são compatíveis com sentimentos, vindos do coração, que não necessariamente precisa ser o coração órgão físico, mas talvez glândula timo, ou algo em nós que faça vibrarem os sentimentos.

Alguns dizem que é teoria da conspiração, quando se adotou o 440. Outros partem para o misticismo. O que me interessa é a experiência pessoal e a ciência. A física quântica está contribuindo muito na mudança de paradigmas. O que não se pode é julgar sem saber, avaliar sem experimentar.

Escolhi apensa um depoimento de um jovem curioso para anexar seu link, porque na verdade o assunto é tão polêmico que não temos nenhum referencial seguro. O que temos de mais seguro é EXPERIMENTARMOS POR NÓS MESMOS ! Boa escuta! 

http://trocaodisco.com.br/2014/06/frequencia-432hz-ja-ouviu-falar.html

Apenas algumas músicas clássicas em 432 Hz:

Buscar, pesquisar, sentir, ter sua própria sensação!

Eis a proposta!

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AQUELE QUE UNIVERSALIZOU A ESCRITA DA PARTITURA

Johann Sebastian Bach – João Sebastião Bach 1685- 1750

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João Sebastião Bach perdeu os pais quando tinha 9 anos de idade.

Foi criado pelo irmão mais velho que era muito bravo com ele. Cantava na Igreja.

Casou-se 2 vezes. A primeira vez ficou viúvo. Teve no total 20 filhos !!!

Fazia músicas para a Igreja . Era muito religioso.

Quando ficou mais velho ficou CEGO  e fez 3 cirurgias sem anestesia para tentar recuperar a visão, mas não conseguiu.

Tocava órgão, o instrumento da época em que viveu 1685 – 1750 .

Bach foi o responsável por organizar a música como a temos hoje , uma escrita universal. Graças a ele podemos ler qualquer música de qualquer país escrita como linguagem universal. E a humanidade só pôde fazer isso depois dele, ou seja faz pouco mais de 300 anos...

Dizem que Bach adorava compor com todas as crianças em volta – e como já dissemos ele teve 20 filhos.

Quatro filhos de Bach se tornaram músicos e compositores.

Era dotado de uma paciência celestial.

Ele não assinava suas músicas. Apenas escrevia em italiano ‘ A glória só a Deus’ abreviado. SDG . Era muito religioso da Igreja Protestante.

​ESTE DOCUMENTÁRIO É UMA PRECIOSIDADE




Foi um homem como qualquer um de nós, sofreu perdas desde pequeno . Encontrou na música sua realização.

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COMPULSÃO DOS ARTISTAS

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Fofocas falam de defeitos... Afinal, começamos a falar dos "defeitos" dos músicos neste jornal para que todos possamos perceber que defeitos todos temos.  Desde a primeira publicação colocamos algum problema, crítica da sociedade, em relação aos músicos.

E hoje, gostaria de falar da COMPULSIVIDADE.

Na verdade, todos temos algum tipo de compulsão. Graças aos grandes compositores, graças aos grandes gênios do mundo , temos hoje obras em todos os setores muitas vezes impulsionadas pela compulsão.

Se Mozart não tivesse escrito mais ou menos 700 obras em apenas 35 anos de idade, não teríamos hoje as maravilhas que temos para ouvir. Ele relatava que tinha que escrever incessantemente e se manter acordado porque as ideias musicais eram intensas e ele tinha que escrever muito para não enlouquecer. Vez ou outra saía no meio da noite para espairecer.

Se Beethoven não tivesse sido compulsivo na sua obra, não teríamos a 9ª Sinfonia principalmente porque ele a escreveu quando estava completamente surdo. E diz em sua biografia que era impossível conviver com ele. Ah! Biografias ! Contam muitas coisas interessantes, mas alguns biógrafos não se contentam em apenas relatar fatos mas fazem questão de adicionar suas impressões pessoais. E neste momento os gênios são criticados pela sua excentricidade. Sim, porque não são pessoas comuns mesmo! Mas merecem reverência por terem conseguido sobreviver em meio às críticas!

Elvis Presley, este mito, que morreu pela compulsão. Não conseguiu direcionar somente à arte o excesso de talento... E fico imaginando como é difícil para um artista controlar-se na expressão, na intuição, no fato de ser incomum. Ser diferente incomoda muitas pessoas. Ser compulsivo incomoda mais. Mas estes deixam marcas na história, que nós usufruímos.

Liszt era compulsivo na forma perfeccionista de conseguir dar aos seus músculos todo o treinamento para que ele pudesse transmitir ao piano todas as composições que vinham em sua mente. E somente sendo compulsivo para conseguir treinar, treinar, treinar loucamente para que as ideias musicais pudessem ser executadas.

Sofredores! Foram e são sofredores aqueles que tem esta ânsia por fazer algo, por entender algo, por contribuir com a sociedade , por transmitir muitas vezes ideias que lhes foram sopradas pelo Divino. Respeito a estes seres!

Bach em sua compulsão em escrever tudo o que tinha que escrever, deixar-nos o legado gigantesco que nos deixou em harmonia e teoria musical, além de suas composições... Como faria isso em 65 anos de vida se não tivesse sido compulsivo?

Os records mundiais só são possíveis pela compulsividade de quem os deseja ultrapassar.

Este é o ser humano ! Graças aos compulsivos temos grandes personagens da História da Humanidade!

Especialmente, aqui nas Fofocas musicais , que já explicamos a finalidade de serem FOFOCAS – porque fofoca é uma maledicência – mas no nosso caso estamos transformando a maledicência em ESTRELAS que nos deixaram grandes obras, com todos os ‘ rótulos ‘ que a humanidade os atribuiu.

SALVE TODOS VOCÊS ARTISTAS DE TODOS OS TEMPOS ! SALVE TODOS VOCÊS QUE NÃO DESCANSAM ENQUANTO NÃO DEIXAM ALGO MARAVILHOSO PARA A HUMANIDADE DESFRUTAR ! SALVE!

E a nós, que sabemos apreciar, cabe o respeito, a reverência, a humildade, e os aplausos a estes grandes seres que se ‘ sujeitaram ‘ a sofrer para nos deixar o deleite para alma!

Por que foram compulsivos ? Por falta de amor e tentavam preencher de alguma forma? Por carência de algum tipo de coisa em sua vida? Por vaidade? Por desejo de perpetuar seus nomes?

Seja pelo que for, não nos cabe julgar! Apenas desfrutar !

Abaixo a crítica ! ACEITAÇÃO é o que precisamos ter cada dia mais sem caricaturar tanto mas enaltecer o belo !

MOZART


LISZT​

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Alice Herz-Sommer – 26/11/1903 - 23/02/2014

MÚSICA – bálsamo na guerra II Aquela judia que foi salva por tocar piano!

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Alice Herz-Sommer, uma pianista de renome, que se acreditava ter sido a sobrevivente mais antiga do mundo do Holocausto. Morreu em Londres com a idade de 110 anos. Sua educação musical formal começou aos  cinco anos e ela teve aulas de piano com Conrad Ansorge, um aluno de Franz Liszt.

Leopold Sommer, seu marido, também foi um músico, em 1931 e se casou com ele.

O casal e seu filho, Rafael, foram enviados de Praga em 1943 para um acampamento na cidade checa Theresienstadt  onde os presos foram autorizados a organizar concertos na qual ela sempre liderava e se sobressaía. (35.000 prisioneiros morreram neste campo onde ela ficou por 2 anos).

 Ela nunca viu o marido novamente depois que ele foi transferido para Auschwitz em 1944 e muitos em sua família  e da maioria dos amigos que ela tinha foram perdidas no Holocausto.

Depois da guerra, ela foi para Israel em 1949, com suas irmãs e ensinou música em Tel Aviv antes de se mudar para Londres, a pedido de seu filho, que tinha crescido para se tornar um violoncelista de concerto, mas que morreu repentinamente em 2001 enquanto estava em turnê.

Ela disse: “As pessoas perguntam: ‘Como você pôde fazer música”? Estávamos tão fracos. Mas a música era especial, como um feitiço, eu diria. Eu dei mais de 150 concertos lá. Havia excelentes músicos lá, realmente excelentes. Violinistas, violoncelistas, cantores,etc.

"Meu temperamento este otimismo e esta disciplina ,pontualmente, às 10h, estou sentada ao piano, com tudo em ordem em torno de mim.”

Ela acrescentou: "Eu estou olhando para as coisas boas na vida eu sei sobre as coisas ruins, mas eu olhar apenas para as coisas boas.

"O mundo é maravilhoso, é cheio de beleza e cheio de milagres. O nosso cérebro, a memória, como é que funciona? Para não falar de arte e música ... É um milagre."

"Muito tem sido escrito sobre ela, mas para aqueles de nós que a conheciam melhor, ela era a nossa querida 'Gigi'. Ela nos amou, riu com a gente, e nos acariciava com sua música.


Alice com seu filho Raphael ao piano. Imagens do livro O Jardim do Éden no Inferno (Ein Garten Eden inmitten der Holle). Fotografia: Droemer


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