Você Sabe Quando Será Substituído?

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Você sabe quando será substituído?

Falando em termos de trabalho, eu imagino que não... Um dos motivos é que ninguém que está satisfeito e gosta do trabalho que executa pensa em ser substituído. Outro motivo é que muitos pensam que são insubstituíveis e, por isso, estão a “salvo”.

Infelizmente, para essas pessoas, trago uma notícia ruim: ninguém é insubstituível.

E nem deve ser! Ah, isso vale também (e principalmente) para aqueles que exercem cargos de liderança, gerência e/ou chefia. Isso por um motivo muito básico e importante: uma das funções de um bom líder é formar e capacitar novos líderes.

Além disso, um dos sinais de que o trabalho do líder está sendo bem feito aparece quando ele precisa se ausentar, seja por conta das férias, licença ou outro motivo. Caso sua equipe consiga responder adequadamente aos desafios que surgem sem perder o ritmo, pode-se dizer que essas pessoas estão sendo bem lideradas. Mas, caso ocorra o contrário e o time perca desempenho em razão da falta de seu líder, isso demonstrará possíveis falhas na performance de quem está no comando.

Vivemos novos tempos onde não é mais possível que gestores se deem ao luxo de acreditar que ninguém está à altura de os substituírem. Afinal, ter alguém que seja capaz de substituir o gestor é bom para todos. A empresa lucra, pois, a eficiência da equipe é otimizada; o gestor tem mais segurança em seu trabalho e pode almejar promoções; e o líder em potencial adquire conhecimentos que o fazem crescer e amadurecer, tanto como profissional quanto em sua vida pessoal.

Como Ser Um Líder Em Potencial

Para se destacar dos demais membros da sua equipe e demonstrar que você almeja um cargo de liderança, é preciso que você tenha algumas características essenciais e saiba demonstra-las!

O primeiro passo é se mostrar disponível e disposto. Assuma responsabilidades, entre resultados, sustente um relacionamento saudável com os demais colaboradores e busque conquistar seu próprio espaço. Ser íntegro e ter visão de futuro, certamente lhe garantirão pontos extras e farão que seja impossível para seus superiores não lhe enxergarem.

Como Escolher Um Substituto

Caso você precise escolher alguém para continuar seu trabalho como líder, alguns pontos devem ser observados. Procure selecionar candidatos que possuam características que se encaixem no perfil da empresa, que tenham força de vontade, sejam humildes e estejam dispostos a aprender e lidem bem com a responsabilidade e pressão que o cargo exige.

Depois de escolhido, coloque os candidatos em testes. Veja como eles respondem a situações complicadas e reais. Isso certamente tornará a decisão mais assertiva e eficaz!

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*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras

O Que É Ser Empreendedor No Brasil Hoje?

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A corrupção brasileira é conhecida no mundo todo. Infelizmente, esse traço tão recorrente aos membros dos três poderes parece ser algo que tem sua raiz na própria cultura do país. Basta lembrar do famoso “jeitinho brasileiro”.

Com certeza, isso gera um incômodo muito grande em nós, já que essa visão pode mostrar que esse problema nunca acabará. Contudo, a única coisa que pode realmente dizer se a falta de ética terá fim ou não são nossas atitudes diárias.

É responsabilidade e dever de cada um lutar e fazer sua parte para que a corrupção não continue se alastrando. Mas como?

O primeiro passo é policiar a si mesmo, tomar atitudes éticas e arcar com as consequências. Ou seja, ser exemplo mesmo quando parece que ninguém está olhando. Quando você é líder, esse exemplo é ainda mais importante, já que os seus liderados ou seguirão seus passos ou deixarão o barco.

Quando a questão é a ética na sua própria empresa, é preciso ter em mente que possuir políticas éticas bem definidas é o começo e que esse movimento anti-corrupção não pode ocorrer verticalmente. Medidas institucionais devem ser tomadas para que todos colaborem e possam contribuir para essa cultura benigna.

Além desses exemplos, também é preciso cobrar um comportamento integro por parte de todos e saber como punir com equilibro as faltas cometidas. Ter uma política de recompensa certamente ajudará, mas é preciso saber administra-la muito bem, caso contrário o comportamento ético não será verdadeiro, mas sim motivado por um “bônus”. Ou seja, quando não haver bônus, não haverá integridade. Logicamente, isso deve valer para toda a hierarquia da empresa, não só para os colaboradores.

Precisamos nos lembrar diariamente que a tarefa de reconstruir esse país é de cada um de nós. Não podemos esperar que outras pessoas façam isso. Somente assim nossa mentalidade como nação será alterada.

Cotidianamente, precisamos negar as vantagens sobre os outros, sejam elas do tamanho que forem. Porque quando as aceitamos, adquirimos um demérito, prejudicamos nossos pares e manchamos nosso caráter. Algo que vai muito além do trabalho.

Sendo assim, ser empreendedor brasileiro, atualmente, também é aceitar o desafio de alterar o significado da expressão “jeitinho brasileiro”. É batalhar dia e noite para que ela passe a ser sinônimo de um comportamento ético, justo e íntegro.

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Liderar Exige Coragem

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Assumir um cargo de alta gestão exige muito de uma pessoa. Mas, sem dúvidas, o primeiro passo para que isso ocorra é entender que ninguém está 100% preparado para esse tipo de trabalho.

Portanto, caso seu objetivo seja liderar uma equipe, tenha em mente que esta posição diz respeito a sua capacidade de fazer uma leitura adequada do contexto, do cenário e da organização que você faz parte. Além disso, características como resiliência, coragem e responsabilidade são basilares para qualquer líder.

Todos esses fatores combinados, certamente farão de você um bom gestor, capaz de liderar em cenários complexos e imprevisíveis. Mesmo tendo que lidar com informações imperfeitas e com desafios internos de cooperação e colaboração.

E, na maioria dos casos, tais características estão muito pouco relacionadas com o nível de formação técnica, teórica ou formal. Pois estão intimamente ligadas as vivências diárias. Ou seja, ao aprendizado que se obtém com a própria vida no dia a dia.

Não há dúvidas, que o melhor coach para aspirantes a grandes gestores são as experiências de vida. Com elas aprendemos muito e de maneiras inacreditáveis.

Uma viagem em família, por exemplo, pode nos ensinar a conciliar e ajustar interesses muitas vezes opostos (filhos brigando, esposa ou marido insatisfeito) sem perder o foco nas questões mais relevantes (chegar ao destino almejado) e conseguindo produzir resultados em meio às dificuldades – numa viagem, os problemas podem ser muitos, desde a falta de água até um pneu furado.

Então, caso você esteja pensando que assumir a gerência de um negócio ou empreendimento é algo muito distante, pense melhor. Logicamente, ter conhecimentos básicos de gestão é importante. Mas, mesmo isso, em certa medida, pode ser superado, por exemplo, através do recrutamento de pessoas competentes como consultores ou através da realização de programas de desenvolvimento executivo.

Não dá pra ser um empreendedor de sucesso, vivendo nas sombras de outros. Por isso, acredite em si mesmo e mãos à obra!

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Inove Hoje!

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Ainda existe no pensamento geral de inúmeros empresários brasileiros a ideia de que inovação é algo que está estritamente ligado a criação de novos produtos, serviços, empresas ou ao aprimoramento dos mesmos.

Mas não é de hoje que essa palavra vem sofrendo atualizações. Talvez uma definição mais apurada de inovação nos dias atuais esteja intimamente ligada aos processos internos das empresas, à otimização das operações e à evolução do modus operandi que define o pensar e o conviver dentro das empresas.

Logicamente, esse processo está sujeito ao nosso tempo, que é, sem dúvidas, um tempo de incertezas e instabilidades. Por isso, é preciso que aquele que se propõe a inovar tenha capacidade de navegar por essas ondas e coragem para ariscar, experimentar, errar e acertar.

Um empresário inovador certamente é alguém que está disposto a fazer uso de “tentativa e erro”, com consciência, responsabilidade e muita força de vontade.

Características mais do que necessárias para esses momentos pelos quais estamos passando. Por isso, separei 10 dicas para quem quer ser um profissional inovador.

Você pode confira-las abaixo:

1. Não tenha pressa. A maturação de uma ideia pode levar tempo.

2. O nascimento de uma nova ideia acontece quando rejeitamos ou reaproveitamos ideias antigas em novas combinações.

3. Participe de projetos em grupos. Quem se isola, corre o risco de ficar preso a certos conceitos.

4. Permita-se perder o foco de vez em quando e reserve um tempo na agenda para inovar. As ideias gostam de uma dose de dispersão.

5. As boas ideias são flexíveis e se adaptam a novos desafios.

6. Aprenda que um erro serve para “adubar o terreno” em que novas ideias surgirão.

7. É importante anotar tudo que inspirar você “sem compromisso”.

8. Não se contente com a “primeira resposta”, tente encontrar mais de uma solução para cada questão.

9. Não é preciso que sua inovação seja uma “super ideia”, muitas vezes pode ser uma nova aplicabilidade para algo que já existe.

10. Busque sempre fazer parte da solução e não do problema.

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Jorge Paulo Lemann: “Nosso negócio é gente”

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Recentemente, Jorge Paulo Lemann, um dos fundadores do 3G Capital, e um dos comandantes de companhias como a Kraft Heinz, o Burger King e a maior cervejaria do mundo: a AB InBev, esteve em um bate-papo com diversos empreendedores em um evento realizado pela Endeavor.

E eu não poderia deixar de compartilhar os ensinamentos passados pelo brasileiro de mais sucesso na atualidade.

Confira abaixo as principais lições passadas por Lemann:

1 — Nós não criamos novos negócios. Criamos novas oportunidades para as pessoas crescerem

“Nós temos treinamento de trainees e gente muito jovem porque queremos ter pessoas dentro de casa que são capazes de realizar o crescimento que nós acreditamos ser possível. Nossa máquina depende sempre de gerar oportunidades para os jovens que treinamos, que são excepcionais e têm muita sede por desafios. É por isso que nós somos sempre obrigados a inventar novidades que dão oportunidades para as pessoas que trabalham conosco. Talvez seja essa a razão de termos todo ano mais de 100 mil candidatos a trainee para as 40 vagas da Ambev.”

2 — Reúna o time certo e você vai andar mais rápido

“É difícil fazer alguma coisa sozinho. Juntando o time certo você anda mais rápido e vai mais longe. Quando eu comecei no mercado financeiro, com grandes bancos dominantes e sem muito espaço, a oportunidade que vi foi atrair a melhor equipe possível: Claudio Haddad, Beto [Sicupira], Marcel [Telles], André Lara Resende…Pessoas excepcionais que ajudaram a construir o negócio.”

3 — Em uma cultura, tem que ter competitividade e colaboração

“O ideal é uma mistura das duas [competição e colaboração], mas também é importante mensurar qual você quer ver mais presente. A Ambev atrai quem gosta de competir e esse estilo tem funcionado bastante. Mas, mesmo por lá, os bônus dependem dos resultados gerais, o que faz as pessoas cooperarem entre si para que todos atinjam os resultados. É preciso adaptar sua empresa para a cultura que der mais resultados.”

4 — Na aquisição de novas empresas, sempre surge uma cultura híbrida

“Nas empresas que adquirimos, entrevistamos os executivos principais, apresentamos a nossa cultura e eles apresentam a deles. Então, entendemos o que dá para modificar e adaptar. Na Heinz, por exemplo, uma empresa de 10 mil funcionários, levamos 50 pessoas, conversamos com quem estava lá e chegamos em uma cultura comum. Nesse processo, muitas pessoas mais antigas foram embora, por isso foi mais fácil implementar algo mais próximo do que nós somos mesmo com apenas 50 pessoas.”


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Tempo Não É Dinheiro, É Muito Mais

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Se você é daqueles que calculam quanto vale cada segundo do seu trabalho e do trabalho dos seus colaboradores, fique sabendo que isso é mais prejudicial do que benéfico.

Durante gerações fomos ensinados que “tempo é dinheiro”, e a ideia de que não poderíamos desperdiçar um segundo se quer dos nossos trabalhos foi se solidificando na mente e na vida de todos. Esse pensamento foi a pedra angular da vida de muitos que vieram antes nós. Pessoas que trabalharam duro para darem uma vida melhor para suas famílias.

Contudo, segundo pesquisadores norte-americanos das universidades de Stanford e da Universidade da Califórnia, essa maneira de se relacionar com o tempo causa mais danos do que traz benefícios.

De acordo com a pesquisa conduzida pelos professores Jeffrey Pfeffer (Stanford Graduate School of Business) e Dana R. Carney (School of Management - UCLA), pessoas que vivem pelo lema “tempo é dinheiro” possuem níveis mais elevados de cortisol, hormônio conhecido por ser responsável pelo estresse.

Além disso, o estudo também mostrou que ao calcular o valor do trabalho dessa maneira, os profissionais acabaram por se tornar impacientes e não conseguiram aproveitar suas pausas.

Ou seja, além de causar estresse, se preocupar com cada centavo acumulado por minuto de trabalho impede que os profissionais desfrutem dos bons momentos da vida e causa o oposto ao almejado por quem pensa assim: o estresse causado acaba por diminuir a produtividade, em vez de aumenta-la.

Talvez seja a hora que começarmos a repensar a ideia de que “tempo é dinheiro” e, principalmente, pararmos de nos cobrar e de cobrar de nossos colaboradores que vivam dessa forma.

Logicamente, isso não significa desperdiçar tempo, mas sim compreender melhor qual tipo de relação devemos ter com ele para que nossa vida, seja profissional e/ou pessoal, flua com mais proveito.

Afinal de contas, quando paramos para pensar, compreendemos que tempo é muito mais do que dinheiro. Tempo é o que usamos para viver! Seja com ou sem dinheiro.

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Inicie Uma Mudança Em Você - Parte 2

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Há uma semana, publiquei a primeira parte de uma série de matérias com dicas que abordarão temas como liderança, motivação, sucesso e propósito. Resolvi fazer isso porque, atualmente, treinamentos e sessões de coaching, além de consultorias e outras formas de aconselhamento de carreira são comuns. Contudo, com o aumento da demanda, a oferta desses serviços acabou por se encarecer, o que dificultou o acesso de muitos.

Outro fato que torna o acesso ainda mais complicado é a instabilidade e fragilidade econômica enfrentada por inúmeros empreendedores brasileiros devido a situação pela qual passa nosso país.

Mas, preste atenção! Esses insights não visão substituir o trabalho de um Coach profissional, mas sim fornecer ferramentas práticas vindas do meu dia a dia para você aplicar na sua própria vida.

Confira abaixo:

4) Busque o Autoconhecimento

Compreender quais são as forças que te motivam e que te levam a tomar certas decisões talvez seja a coisa mais importante que você pode fazer. Isso se chama autoconhecimento e pode alterar drasticamente a forma como você conduz a sua carreira (e vida pessoal também).

Por isso, não se engane. Essa jornada não é simples, muito menos solitária. Você irá precisar de ajuda e acompanhamento, mas esse processo mostrará a você quais são os sistemas de crenças que realmente movem as suas ações e necessidades.

 5) Tenha Paixão (e Perseverança)

Se você quer chegar longe, precisará de duas coisas básicas: paixão e perseverança. Logicamente, ter inteligência, habilidades extras, destreza entre outras características serão de grande ajuda.

Mas sem paixão, nada disso será suficiente para fazer com que você aguente duas noites sem dormir, horas em uma reunião cansativa ou a pressão por resultados. E sem perseverança, você desistiria no primeiro não, na primeira dificuldade, no primeiro obstáculo mais resistente a ser superado.

 6) Não Se Acomode

Se hoje fosse o último dia da sua vida, você faria o que?

Se a sua resposta é: com certeza, nada do que estou fazendo agora. Então, existe algo errado. Então, começa a procurar o que precisa ser mudado e não se acomode. Somente assim que você encontrará aquilo que realmente te trará realização.

E ser realizado surge quando você ama aquilo que faz. E quando isso acontece, coisas incríveis são produzidas!

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Inicie Uma Mudança Em Você Mesmo

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Atualmente, treinamentos e sessões de coaching, além de consultorias e outras formas de aconselhamento de carreira são comuns. Contudo, com o aumento da demanda, a oferta desses serviços acabou por se encarecer, o que dificultou o acesso de muitos.

Outro fato que torna o acesso ainda mais complicado é a instabilidade e fragilidade econômica enfrentada por inúmeros empreendedores brasileiros devido a situação pela qual passa nosso país.

Pensando nisso, estou disponibilizando aqui no blog uma série de dicas que abordarão temas como liderança, motivação, sucesso e propósito. Logicamente que elas não visão substituir o trabalho de um Coach profissional, mas sim fornecer alguns insights para você aplicar no seu dia a dia. Vamos lá!

1) Seus Funcionários São Seus Clientes Mais Importantes

A ideia aqui é bem simples, mas muito poderosa. Seus funcionários, ou ainda mais especificamente, a equipe que você lidera, é o seu “cliente número 1”. Justamente por isso, é preciso que o líder cuide bem dessas pessoas, dê atenção necessária, aplique treinamentos eficientes e acompanhe seu desenvolvimento de perto. Dessa forma, um time bem cuidado e bem treinado, cuidará ainda melhor do “cliente número 2”: o consumidor dos seus produtos ou serviços.

2) Comunicação É Tudo

Saber se comunicar com as pessoas ao seu redor é a chave para o seu sucesso. Inspirar confiança, segurança e respeito são características básicas de todos os grandes líderes que já vimos passar por essa Terra. Mas como fazer isso? Uma das maneiras mais simples de se alcançar esse objetivo é através da técnica do Círculo de Ouro.

Segundo esse pensamento, para se comunicar de maneira efetiva é preciso pensar suas ideias como um conjunto de camadas circulares: na parte central e mais funda está localizado o motivo que te guia a fazer o que você faz, na camada intermediária está o como você faz e na mais superficial está o quê você faz. A partir disso, você deverá se comunicar sempre da parte mais funda para a parte superficial.

3) Fazer Lista de Desejos Não É Traçar Metas

Espero que você esteja ciente de que fazer lista de desejos não é traçar metas. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que suas metas não se resumem às conquistas que você quer alcançar. Tenha claro em sua mente e em suas ações que uma meta é o princípio de qualquer liderança, sem uma meta não existe um líder. Justamente por esse motivo é que é possível compreender que uma meta é algo que exige comprometimento e pressupõe valores concretos, prazos estabelecidos e um objetivo específico.

Traçar boas metas, portanto, é um dos pilares que sustentam o sucesso de qualquer empresa.

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Conquiste a Verdadeira Fidelidade

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Conquistar a confiança de um consumidor para que ele se torne seu cliente exige muito trabalho. E conseguir fidelizar esse cliente exige muito mais do que isso!

Se você é alguém que está atento as mudanças nos padrões de comportamento das pessoas, certamente já notou uma diferença no posicionamento delas em relação aos diversos planos de fidelização vigentes no mercado atualmente. E se sua observação aponta uma queda na satisfação e participação dos consumidores, você acertou em cheio.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Accenture Strategy com 25.426 consumidores em todo o mundo, incluindo 1.322 no Brasil, mostrou que tanto os brasileiros quanto os consumidores de fora do país acumulam (e não usam) milhões de pontos de fidelidade, fato que tem levado 80% deles a não mais comprar dos lugares que sempre compram – o que tem afetado o lucro das empresas ano a ano.

A pesquisa intitulada “Vendo Além Da Ilusão De Fidelidade: É Hora De Investir De Forma Mais Inteligente” constatou que 83% dos consumidores no Brasil trocaram de fornecedor no ano passado, e que outros 36% confirmaram que as suas expectativas sobre fidelidade de marca mudaram completamente nos últimos anos.

Mas, a pesquisa não fica só nos pontos negativos. Ela também oferece alguns caminhos a serem explorados pelas empresas para que elas possam retomar a confiança e a fidelidade de seus clientes em um mundo cambiante.

Veja abaixo as principais soluções oferecidas:

Provas de carinho – 71% dos consumidores brasileiros se sentem fieis a marcas que os oferecem pequenas provas de carinho: descontos personalizados, vale-compras e ofertas especiais para recompensar a sua fidelidade.

Conheça-me – 64% são fiéis às marcas que permitem personalizar produtos, enquanto 75% são fieis a marcas que interagem por meio de seus canais de comunicação preferidos. Além disso, 84% dos consumidores se sentem fieis a marcas que estão presentes quando eles precisam, mas que respeitam seu tempo e os deixam em paz e 86% preferem as que protegem a privacidade de suas informações pessoais.

Caçador de emoções – 65% são fieis a marcas que os envolvem no processo de criação de produtos ou serviços, enquanto 60% preferem manter relacionamento com empresas que ofertam novas experiências ou serviços. Além disso, 54% preferem pelas que ofertam experiências multissensoriais com novas tecnologias, como a realidade virtual ou realidade aumentada.

Indicação – 29% são fieis a marcas parceiras de celebridades e outros 33% preferem as que se associam a influenciadores sociais, como blogueiros e vloggers. Outros 65% optam pelas indicadas por familiares e amigos, enquanto outros 63% apostam nas que apoiam instituições de caridade ou campanhas públicas.

Prenda-me – as que oferecem a possibilidade de troca de pontos de fidelidade ou recompensas com outros fornecedores são as que atraem 69% dos consumidores brasileiros.

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Prevenir É Melhor Que Remediar

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Se você possui funcionários reclamões, mostre esse texto a eles. Ou melhor, mostre esse texto para toda a sua equipe, já que falarei sobre os efeitos negativos de ficar remoendo erros ou equívocos ocorridos no local de trabalho.

Já é senso comum que ninguém gosta de ficar perto de pessoas negativas, que somente enxergam o lado ruim dos acontecimentos e muito menos daqueles que passam o dia todo reclamando. Porém, esse tipo de comportamento não é prejudicial somente aos que estão ao redor, mas também para aqueles que possuem esses vícios.

Segundo uma pesquisa publicada recentemente no European Journal of Work and Organizational Psychology os efeitos negativos dos acontecimentos são prolongados naquelas pessoas que tendem a reclamar mais. Ou seja, quanto mais o problema é trazido à tona, seja em conversas com colegas ou em outros contextos, mais se demora para supera-lo.

O estudo foi realizado com mais de 100 funcionários de diversas empresas pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e pela Leeds School of Business, dos EUA. Esses funcionários mantiveram um diário por 3 dias onde registraram conflitos de toda ordem que ocorreram durante o dia, fosse esse relacionado ao trabalho ou não. Em seguida, eles deviam colocar suas reações imediatas após cada incidente.

Aqueles que apresentaram mais “espírito esportivo”, e souberam lidar melhor com essas situações sem ficar remoendo, se mostraram mais engajados, satisfeitos e propensos a superam essas dificuldades com mais rapidez. Contudo, aqueles que se comportaram maneira contrária a essa, se mostraram mau humorados até mesmo no dia seguinte.

O que ocorre é algo muito simples: quanto mais importância você dá para um acontecimento, mais expressivo ele se torna na sua vida. Então, quando você fica reclamando de um pequeno erro, ele acaba ganhando mais importância do que realmente tem e isso reforça seu efeito negativo no seu cotidiano.

Ou seja, por mais que fazer um desabafo pareça a melhor solução e possa trazer uma sensação de alívio, caso esse desabafo se estenda, certamente se tornará outro problema.

Contudo, os pesquisadores afirmam: não basta reprimir seus funcionários. É preciso que as lideranças busquem minimizar os eventos negativos no ambiente de trabalho. Afinal de contas, prevenir é sempre melhor do que remediar.

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