Clientes da Caixa relatam dificuldades para adiar parcelas da casa própria

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de abril de 2020 às 14:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
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Pausa é de 90 dias para clientes com até 2 parcelas em atraso e carência de 180 dias para contratos novos

Desde o fim de março, clientes da Caixa Econômica Federal com financiamento da casa própria no banco têm a opção de adiar o pagamento em decorrência da pandemia de Covid-19. 

Entre as medidas estão a pausa de 90 dias no financiamento habitacional para clientes com até duas parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra, e prazo de carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos. 

No entanto, relatos nas redes sociais mostram que muitas pessoas não estão conseguindo acessar o aplicativo Habitação da Caixa para pedir a pausa no pagamento das parcelas. 

Elas reclamam ainda que o telefone de informações disponibilizado não está funcionando. Outros relatos falam ainda da demora em analisar os pedidos e até para fazer o adiamento do pagamento mesmo após o pedido ter sido aprovado.

A Caixa esclarece que, devido ao grande volume de acessos, pode haver instabilidade momentânea nos canais de atendimento. E informa que mais de 1,8 milhões de clientes já conseguiram registrar os seus pedidos nos canais disponibilizados.

Saldo negativo

A designer Cristina de Souza Gomes, de 32 anos, pediu pelo aplicativo no dia 24 de março a pausa de 2 meses nas parcelas e teve o pedido aprovado dois dias depois, na véspera do vencimento da parcela.

“Porém, dias depois notei que o valor da parcela estava sendo cobrado. Entrei em contato com a Caixa, desde então sem sucesso. As ligações não são direcionadas para o atendente, em outras vezes nem completam”. 

“Uma única vez que consegui falar com um atendente a ligação caiu antes de solucionar o problema e não retornaram. E até hoje não consigo contato”, conta.

Ela afirma que o pedido é feito pelo app e a Caixa analisa e libera tudo pelo aplicativo. E a confirmação chega por SMS. “A Caixa tem até 10 dias para cancelar a parcela caso ela seja cobrada, o que não foi meu caso”, lamenta.

Como a parcela é paga em débito automático, a designer ficou com saldo negativo na conta.

“Meu problema só será resolvido esta semana porque vou quitar a dívida total, já que vendi a casa”, afirma. O imóvel estava à venda há alguns meses, segundo ela.

Cristina pediu ajuda até no perfil da Caixa no Facebook. O banco requisitou os dados dela e informou que o seu caso seria solucionado. 

Esse contato foi feito no dia 16 de abril, e até agora nenhuma resposta. “Eles fingem que resolvem”, comenta.

A designer pediu a pausa no pagamento porque teve queda de 70% na renda em seus atendimentos de reparação de sobrancelhas e cílios. 

“Quem trabalha com contato direto com o cliente sentiu o impacto. Teve semana que não atendi ninguém”, lamenta.

Reclamação no Procon

A professora Jaciara Santos Miguel, de 33 anos, está desde o início deste mês tentando acessar o aplicativo diariamente para pedir a pausa no financiamento. 

Diante disso, registrou uma reclamação no Procon na semana passada.

“A reclamação foi sobre não ser atendida pela Caixa. Eles fornecerem um serviço e não permitirem que esse serviço seja contratado”, desabafa.

Segundo ela, na resposta ao Procon, a Caixa mandou uma nota explicando como utilizar o aplicativo Caixa. “Como se fosse um erro meu e não do app, mas em nenhum momento disse que vai solucionar ou fornecer a pausa”, diz.

Ela tenta também contato telefônico, mas diz que só há atendimento eletrônico ou a ligação cai direto. 

“Você aperta os comandos e, quando diz que vai ser transferido para um atendente, a ligação cai. Ou a chamada nem chega a ser transferida, já desligam”, conta.

A pausa que ela está tentando fazer no pagamento é para o financiamento do imóvel onde mora com o marido.

Segundo ela, a decisão foi tomada porque ela prevê que sua renda vai cair. “Por ora meu salário não teve redução, mas a chefia já prevê a redução salarial. Para evitar a inadimplência, prefiro já fazer a pausa”, diz.

“Acredito que seja algo até proposital. A demanda está grande e haverá prejuízo financeiro, logo, a Caixa ‘oferece’ um serviço fingindo empatia e como as pessoas não conseguem obtê-lo, dirão que ‘a população é que não se interessou’”, comenta.

Nem SMS chegou

Jefferson Felix pediu pelo aplicativo a pausa nas prestações no dia 24 de março, porém, foi negada, pois seria a última parcela com o uso do FGTS. 

Ele então pagou a prestação e aguarda agora a resposta do banco para dar pausa na parcela do mês de abril.

“Já solicitei várias vezes e não tenho nenhum retorno. Então solicitei o uso do FGTS para amortizar as próximas parcelas e nada de resposta. Não chegou nem o SMS de confirmação de solicitação”, diz.

A pausa é para pagamento do financiamento do imóvel onde mora. A mulher dele perdeu o emprego, pois a loja em que trabalhava fechou. Com a queda na renda, Felix espera pelo menos adiar a prestação do imóvel.


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