Cliente do Nubank é vítima de fraude no valor de R$ 146 mil: app é questionado

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  • Publicado em 22 de fevereiro de 2020 às 14:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
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Segurança do banco digital, que tem hoje 20 milhões de clientes, foi colocada em dúvida

U​ma cliente do Nubank foi vítima de uma fraude, registrada em boletim de ocorrência em dezembro do ano passado, e a polêmica, que viralizou na internet, colocando a segurança do banco digital em xeque. 

Ao todo, 20 milhões de pessoas são clientes do banco.

A cliente foi assaltada e teve o celular roubado, segundo publicou o site Extra, nesta quarta-feira, 19. No dia seguinte ao assalto, a mulher teve R$ 146 mil transferidos de sua conta no Santander para o Nubank.

Até então, nenhuma transação havia sido feita no banco digital. O caso veio à tona quando a filha da vítima fez uma postagem na internet expondo a situação.

Em outra operação, R$ 119 mil foram transferidos para 24 contas diferentes. Segundo a vítima, nenhum dos destinatários era conhecido por ela. 

A revolta, no post feito na internet, se deu porque, segundo a filha da vítima, não houve nenhum alerta feito por nenhum dos bancos em questão. Foram emitidos, também, boletos no total de R$ 27 mil.

Ainda segundo Extra, a filha da vítima solicitou o extrato bancário da mãe, mas o Nubank teria se negado a fornecê-los. 

Uma queixa foi formalizada, então, no site Reclame Aqui só assim, depois de 10 dias, o banco digital enviou o extrato detalhado à cliente.

Em nota, enviada ao portal carioca, o Nubank informou que a cliente foi contatada, e a empresa tomou as devidas providências para poupá-la de impactos financeiros. 

O Santander informou que transferências bancárias só podem ser feitas mediante uso de senha, e que o banco deve ser imediatamente comunicado em caso de perda ou roubo do celular.

“A operação tem que ser necessariamente validada por senha sigilosa e de uso estritamente pessoal e confidencial do cliente. Por isso, é preciso proteger suas senhas e os dispositivos de segurança utilizados para a validação de suas transações, entre os quais o aparelho celular”, afirmou o banco, por meio de nota.

O Banco Central (BC) declarou que não comenta casos específicos, e que em seu site, na aba de perguntas frequentes (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes), há recomendações de como agir em casos de fraudes. O BC orientou as vítimas a sempre procurarem a polícia.

*Metrópoles e Extra


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