Claryssa Pádua apresenta concerto de violão gratuito nesta terça, 19, em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de dezembro de 2017 às 09:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Violonista renomada, ela escolheu repertório baseado na obra Nuevos Estudios Sencillos, de Leo Brouwer

​Uma ótima opção cultural para a noite desta terça-feira, 19, é a apresentação gratuita da violonista Claryssa Pádua, que acontece às 20h, na Casa da Cultura de Franca.

O repertório apresentado neste recital baseia-se na obra Nuevos Estudios Sencillos, do compositor e violonista cubano Leo Brouwer (1939). Trata-se de um conjunto de dez pequenas peças para violão que prestam homenagens a distintos compositores, dentre eles Claude Debussy (1862-1918), Astor Piazzolla (1921-1992) e Igor Stravinsky (1882-1971), abrangendo desde o período Clássico-romântico ao período moderno.  Além deste Estudos, o programa ainda inclui peças de compositores renomados, como Manuel de Falla (1876-1946), Agustín Barrios (1885-1944) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Sobre a artista

Natural de Franca, Claryssa Pádua é uma das violonistas de maior destaque de sua geração. É Mestre e Bacharel em Música, com ênfase em Violão Erudito, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Licenciada em Educação Musical pela mesma instituição. Iniciou seus estudos musicais aos oito anos na EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical de Franca), passando pelo Núcleo Musical Lucia Garcetti e pela Academia de Violão José Marques, onde concluiu o curso técnico com o professor José Marques.

Após o ingresso na universidade, em 2008, teve como principais mestres os renomados professores de violão Jonathan Leathwood (University of Denver-EUA), Edelton Gloeden (USP-SP) e Fabio Scarduelli (UNICAMP). Atua como solista, camerista, educadora musical, produtora cultural e pesquisadora, tendo como foco a área de Musicologia e Práticas Interpretativas. Apresenta-se constantemente em recitais com formato didático em salas de concerto e teatros no Brasil e no exterior, tendo passado por países como Chile, Uruguai e Estados Unidos. É integrante da premiada Camerata de Violões de Campinas, octeto de violões considerado um dos principais do gênero no Brasil.

Recentemente Claryssa regressou dos Estados Unidos, onde estudou Práticas Interpretativas com o professor Jonathan Leathwood, na Lamont School of Music – University of Denver, CO, tendo participado também de aulas de música de câmara ministradas pela renomada violonista Laura Husbands. 

O recital é gratuito com início às 20h. A Casa da Cultura de Franca fica na Praça Carlos Pacheco, em frente ao Cemitério da Saudade, no Centro. Não há a necessidade de retirada de convites antecipados.


+ Cultura