Cientistas criam teste para Covid-19 com resultados que saem em 30 minutos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de março de 2020 às 19:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O método é preciso ou seja, doentes num estágio inicial da infecção podem ser diagnosticados mais cedo

C​ientistas do Departamento de Ciências de Engenharia da Universidade de Oxford e do Centro de Pesquisa Avançada Oxford Suzhou (OSCAR), no Reino Unido, desenvolveram um teste para o diagnóstico da Covid-19, que demora somente meia-hora para apresentar resultados. 

A equipe de pesquisadores britânicos, liderada pelos professores Zhanfeng Cui e Wei Huang, está trabalhando exaustivamente para melhorar os recursos de diagnóstico da doença que já atinge cerca de 240 mil pessoas e matou quase 10 mil em todo o mundo.

Além da rapidez, o teste recorre a instrumentos simples. De acordo com os cientistas, os testes de RNA viral utilizados atualmente demoram entre uma hora e meia a duas para ter resultados. Já a nova técnica fornece informação três vezes mais rápido.

Professor Zhanfeng Cui, cientista que desenvolveu o teste

“O teste tem verificações internas para evitar falsos ‘positivos’ ou ‘negativos’ e os resultados foram altamente precisos”, afirmou o pesquisador Wei Huang, num comunicado emitido à imprensa. 

Adicionalmente, o método é extremamente preciso ou seja, doentes num estágio inicial da infecção podem ser diagnosticados mais cedo.

O teste opera tendo como base um instrumento térmico que mantém uma temperatura regular de modo a fazer a transcrição reversa do RNA e a amplificação do DNA.

Uma outra vantagem da nova tecnologia, é que os resultados podem ser lidos a olho nu, o que ajuda sobretudo indivíduos que vivem em países ou zonas mais economicamente desfavorecidas ou isoladas.

Neste momento, os cientistas estão trabalhando na formulação de um dispositivo integrado de modo a que o teste possa ser usado em clínicas, hospitais, aeroportos ou em casa.


+ Ciência