Cidades da região recebem certificação de Interesse Turístico Estadual

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de maio de 2018 às 07:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Novos MITs da região são Sertãozinho, Ituverava, Miguelópolis e Orlândia

​Durante a AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto, o Governador do Estado, Márcio França, certificou novos MITs da região: Sertãozinho, Ituverava, Miguelópolis, Orlândia e Patrocínio Paulista.

Estas cidades compõem um grupo de 46 novos municípios que passarão a ter direito a mais de R$ 594 mil, em 2018, para obras de infraestrutura turística, mediante convênio com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria estadual de Turismo.

“Pouca gente sabe, mas só o Estado de São Paulo tem isso, o recurso do DADE, um recurso carimbado e especifico para as cidades turísticas, são quase R$ 400 milhões que o Estado de São Paulo todos os anos seleciona as cidades turísticas e entrega para elas um valor, para que cada prefeito possa escolher a obra que é mais adequada para sua cidade, que tenha relação com turismo”, explicou o governador.

Para ser MIT, esses municípios preencheram alguns critérios descritos no Projeto de Lei nº 1148/2017, aprovado pela Assembleia Legislativa (ALESP).

Todos eles são de potencial turístico por possuírem Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos. A emenda à Constituição aprovada pela ALESP representa uma enorme conquista para o turismo que é a segunda economia no mundo e também no Brasil.

“Turismo acima de tudo é uma atividade da economia, porque quando você se desloca, se transporta, quando você come na cidade, você está consumindo e gastando ali. E certamente, em função disso, mais cidades em São Paulo têm vocações turísticas”, disse França.


+ Cidades