Cidades banhadas pelo lago de Furnas protestam contra baixo nível da água

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de outubro de 2019 às 12:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Grupo pede cota mínima de 762 metros acima do nível do mar, três a menos do que a cota máxima do lago.

Lago de Furnas está com o nível de água cada vez mais baixo

Representantes de cidades que são banhadas pelo Lago de Furnas se reuniram às margens da usina em São José da Barra (MG) na segunda-feira (7) para protestar contra o nível baixo da água. 

O pedido é para estabelecer uma cota mínima de 762 metros acima do nível do mar, três a menos do que a cota máxima do lago.

Estudantes, funcionários públicos, representantes de organizações e prefeitos das cidades participaram da manifestação. 

Para os municípios, esse nível poderia garantir as atividades de uso múltiplo das águas.

Hideraldo Henrique Silva, presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas, diz que as cidades viveram dois momentos distintos. 

Quando foi da inundação, muitas pessoas perderam terras férteis, e agora, depois que as cidades se adaptaram à inundação e os moradores fizeram investimentos.

Segundo ele, todas as cidades fizeram investimentos em hotelaria, gastronomia, e agora nós estão perdendo esses investimentos que foram feitos. 

O lago não atinge a cota máxima de 765 metros desde 2011. Naquele ano, a usina abriu os vertedouros para liberar a água.

Em 2011, a geração média de energia foi de 706 megawats por mês. Já no ano passado, a geração caiu pra uma média de 280 megawats , 62% a menos. 

E mesmo com a queda na produção de energia, o nível não subiu.

Por isso, políticos e representantes de associações afirmam que Furnas desvia as águas do lago sem informar as cidades que dependem de um nível maior para a realização de diversas atividades.

Há informações de que se Furnas gerasse energia a plena carga, ela não consumiria mais do que 20% do volume de água do lago.

“Então a pergunta é para onde foi essa água, se ela não passa pelas turbinas?”, diz Djalma Carvalho, prefeito de Cristais (MG).

O deputado estadual Cleiton de Oliveira diz que existem várias questões que são conjecturadas. 

Umas delas é que Furnas tem deixado de vender energia para vender água para a hidrovia Tietê-Paraná. 

“Então nós queremos ouvir de Furnas a versão dela. E Furnas o tempo todo recua nesse sentido”, diz 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que nesse domingo (6) o lago estava com 756 metros. Os empresários ainda reclamam que, além de estar mais seco, o lago oscila muito o nível.

O empresário Sidney Ferreira afirma que não é possível fazer uma programação. Hoje o setor não consegue programar, fazer investimentos. 

“Você não tem segurança de tomar um financiamento no banco para investir para os próximos dois, três, cinco, dez anos. Então você não tem uma certeza se vai haver a presença dos turistas devido à falta da água”, diz 

O que diz Furnas

Em nota, a empresa afirmou que o curso de água não está sofrendo desvios e que segue normalmente rio abaixo. 

Diz ainda que “opera o conjunto das estruturas de geração e transmissão de energia brasileira de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do suprimento de energia elétrica”.

Leia a nota na íntegra:

É improcedente a informação de que a água do reservatório da UHE Furnas esteja sofrendo algum desvio. 

A água que sai deste reservatório passa pelas turbinas e segue seu caminho normal rio abaixo. 

A Agência Nacional de Águas (ANA) implementa a gestão dos recursos hídricos brasileiros, bem como regula e fiscaliza o acesso à água. 

No caso das hidrelétricas, a ANA atua juntamente com o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por planejar e programar a operação das usinas componentes do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, que opera o conjunto das estruturas de geração e transmissão de energia brasileira de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do suprimento de energia elétrica.


+ Cidades