Chuva de meteoros Líridas se aproxima. Veja quando será e como observá-la

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de abril de 2020 às 20:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma chuva de meteoros pode ser observada por qualquer pessoa que possua uma visão razoável

Acontecerá na madrugada entre os dias 21 e 22 de abril o pico da Líridas, uma chuva de meteoros de intensidade média que costuma gerar até 18 meteoros por hora em locais favoráveis. 

Para nós brasileiros a chuva não será tão intensa. Por aqui, teremos entre 7 e 15 por hora, mas em tempo de quarentena e isolamento social, será uma excelente oportunidade para acordar mais cedo, observar o céu e contemplar alguns meteoros desta chuva.

Uma chuva de meteoros é um espetáculo astronômico dos mais democráticos. Pode ser observada por qualquer pessoa que possua uma visão razoável e acesso a algum pedaço de céu.

Não é preciso ter telescópios, câmeras e nenhum equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu.

Meteoros e Chuvas de Meteoros

Um meteoro, popularmente conhecido como ‘estrela cadente’, nada mais é do que um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa nossa atmosfera em altíssima velocidade.

Aqui no Brasil, quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros terá chance de ver. Pessoas em Roraima ou Amapá, em condições ideais poderão observar até 15,3 meteoros por hora. 

Em Brasília, serão até 11,6, no Estado de São Paulo, 9,9 e para os moradores do extremo Sul do Rio Grande do Sul, apenas 7,2 meteoros por hora.


+ Ciência