Cenário da construção civil deve apresentar melhora a partir de 2017

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de novembro de 2016 às 16:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ribeirão Preto pode apresentar uma retomada antes das demais regiões, sugere levantamento da Fundace

O setor de construção civil na região de Ribeirão Preto e Franca ainda sente os efeitos da crise enfrentada pelo País e este cenário deve permanecer inalterado nos próximos meses devido ao elevado desemprego e redução dos salários reais.

Porém, mudanças importantes na trajetória da economia e no cenário político começam a mostrar que uma recuperação econômica pode se iniciar em 2017, com efeitos positivos sobre o setor, sobretudo, a partir de 2018. É o que indica o boletim Construção Civil, elaborado pelo Ceper/Fundace.

De acordo com o estudo, o mercado de crédito para a construção civil continua a sofrer os prejuízos da crise brasileira, mas as novas concessões de crédito e a melhora na confiança dos agentes econômicos podem significar um cenário positivo para o setor imobiliário ao longo dos próximos meses, principalmente para as empresas que estão conseguindo passar pelo momento turbulento sem grandes problemas financeiros.

Em Ribeirão Preto, entre os meses de maio e outubro de 2016, os preços dos apartamentos caíram em três (Norte, Sul e Centro) das cinco regiões da cidade, sendo que nas duas regiões que experimentaram elevação nos preços, a variação ficou abaixo de 1%.

Além do município de Ribeirão Preto, o Boletim Indústria traz dados de Campinas e São José do Rio Preto e faz um comparativo do cenário das três localidades. O conteúdo completo do levantamento está disponível no site da Fundade através do endereço eletrônico.


+ Cidades