Celular ao volante, vilão que traz multas e acidentes de trânsito

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de novembro de 2015 às 18:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora renda multas e perda de pontos na CNH, francanos seguem com mau hábito

Celular ao volantes, mau hábito que traz multas e causa acidentes (Foto: www.semexcesso.com.br)

Não é preciso andar muito para constatar que os francanos continuam desafiando a legislação de trânsito e utilizando de celulares enquanto dirigem. Em ruas e avenidas, em carros, caminhões, ônibus ou motos, os motoristas insistem em falar ao telefone e guiar ao mesmo tempo. Quem for flagrado, é multado em R$ 85 e perde quatro pontos em sua CHN (Carteira Nacional de Habilitação).

A reportagem falou com alguns policiais militares, responsáveis pela fiscalização de trânsito em Franca, disseram que esta é a infração mais comum, ao lado da falta de uso do cinto de segurança. “Já aconteceu da gente parar ao lado da pessoa que está falando ao telefone e ela nem ver que era polícia de tão distraída que estava. Não é compatível dirigir e falar ao celular”, disse um dos PMs.

Já o sapateiro Rodrigo Henrique Neves, morador no Jardim Elimar, disse que deixou de lado o hábito após um acidente. “Eu estava fazendo pior que falar, estava mandando mensagem. Aí distraí e bati meu carro num poste, numa rua reta, e tive que gastar R$ 3 mil sem poder. Fora o risco de me machucar. Não faço isso mais, garanto”, afirmou o rapaz.

Perigo maior ainda quando se vê que até nas rodovias o mau hábito está evidente. Na última semana, o mesmo PM, que pede anonimato por não ter autorização oficial para dar entrevista, disse ter visto um carro em zigue-zague na Cândido Portinari por conta do uso do celular. “Chegamos perto com a viatura porque achamos que era caso de embriaguez. Mas era uma moça, em plena via rápida, falando no telefone. Uma imprudência imperdoável”, finalizou o soldado.


+ Cotidiano