CBF padroniza campos dos 43 estádios das séries A e B; veja

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de janeiro de 2016 às 16:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A padronização foi uma das principais reivindicações feitas pelos técnicos em um seminário

A CBF iniciou a segunda fase do Projeto Gramados, criado para padronizar os campos dos 43 estádios das séries A e B. Todos os palcos vão ficar com as medidas da Copa do Mundo da FIFA: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Os administradores – clubes, órgãos governamentais, federações e concessionárias – dos estádios atendidos receberão um certificado, válido até o fim de 2016.

No primeiro passo, de agosto a novembro do ano passado, foram feitas vistorias para levantar necessidades de ajustes topográficos, que dizem respeito à dimensão do campo, e de melhorias na qualidade do gramado. Este mês, começaram as alterações, com apoio técnico e instrumental da CBF.

Cada estádio recebe 20 marcos, instrumentos que são fincados no campo e servem para indicar, exatamente, os locais em que as linhas devem ser pintadas. Em alguns casos, traves de alumínio também estão sendo entregues para substituição das balizas de ferro.

A padronização foi uma das principais reivindicações feitas pelos técnicos no Seminário de Treinadores da Série A, realizado pela CBF, antes do Brasileirão 2015. 

Para garantir a uniformização do comprimento, largura, espessura das linhas e formas geométricas do campo, uma empresa credenciada pelo Inmetro faz as medições e marcações em todos os estádios. O investimento de R$ 2,2 milhões nessa primeira edição do Projeto Gramados foi feito pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 para o Brasil.


+ Futebol