Caxias vence em plena casa do Mogi e diminui diferença para 2 a 1

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de abril de 2018 às 06:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caxias, com o ala francano Cauê Borges em grande fase, tem sido rival duro para Mogi

Estar com a “corda no pescoço” não foi um problema para o Caxias Basquete e a equipe se manteve viva na série contra o Mogi. Com um “jogo perfeito” nesta sexta (20/04), o time gaúcho liderou de ponta a ponta, venceu em pleno Ginásio Hugo Ramos, por 65 a 54, e cortou a diferença no confronto das quartas de final do NBB para 2 a 1.

Caxias rapidamente se firmou na liderança nos minutos inicias e controlou o placar durante todo o tempo. Com ótimo trabalho defensivo, o time gaúcho impôs a pior pontuação do Mogi nesta temporada e também a pior marca de um mandante em toda a história das quartas de final. Do outro lado da quadra, com ótimas movimentações ofensivas, o time do técnico Rodrigo Barbosa “mandou” no jogo e forçou a realização do Jogo 4.

Com Mogi vencendo por 2 a 1, a série terá sua próxima partida nesta segunda-feira (23/04), desta vez no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul. A bola sobe às 20 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

O jogo coletivo deu o tom à vitória gaúcha, mas dois atletas tiveram atuações decisivas. Alex Oliveira foi o cestinha da equipe, com 17 pontos (15 no primeiro tempo). Já o ala Pedro contribuiu com 13 pontos, quatro rebotes e seis assistências.

Mesmo com apenas cinco pontos, Cauê Verzola foi o jogador mais eficiente do Caxias, já que pegou oito rebotes e ainda distribuiu quatro assistências. Autor de nove pontos e cinco rebotes, Alexandre Paranhos foi outro a ter boa participação no triunfo gaúcho.

O Caxias foi superior em dois dos principais fundamentos do jogo de basquete. Nos rebotes, os gaúchos tiveram 41 (14 ofensivos) contra 31 dos rivais. Já nas assistências, a vantagem gaúcha foi de 17 a 7.

“Terminar uma série com 3 a 0 depois da bela temporada que fizemos não ia ser legal. Então, como fala no poker, demos all in. Jogamos com muita vontade desde o começo. A gente se abateu muito nos dois primeiros jogos e sentimos que aquele não era nosso time. Hoje foi tudo bem diferente”, disse o pivô Marcão, que somou oito pontos e sete rebotes.

Do lado mogiano, o atleta mais efetivo em quadra foi Larry Taylor, com 13 pontos. Fazendo boa partida, Tyrone somou nove pontos e sete rebotes, mas teve problemas com faltas e acabou eliminado da partida ainda no início do último período.

“O Caxias foi superior a nós e teve o controle do jogo nos 40 minutos. Fizeram uma defesa implacável. Nós estamos com dificuldade no ataque nesta série. Temos que entender que eles foram melhores do que a gente tanto tecnicamente, quanto taticamente e fisicamente. Foram completamente superiores. Cabe a nós termos humildade. A série está 2 a 1 e falta uma vitória para a gente. Para eles, duas”, disse o comandante mogiano Guerrinha.

O time visitante iniciou a partida “a mil por hora” e, com boa participação de Alex, abriu boa vantagem logo nos minutos iniciais (12 a 5). Depois, mesmo com uma pequena melhora dos mogianos, os gaúchos seguiram com bom aproveitamento ofensivo e fecharam o primeiro quarto com os mesmos sete pontos de frente (19 a 12).

No segundo período, o jogo ficou bastante truncado, mas o Caxias teve rápidos contra-ataques e seguiu melhor. Com grande participação da dupla Alex e Paranhos, que marcou 14 dos 18 pontos da equipe, os visitantes controlaram o jogo e ainda aumentaram a vantagem antes da pausa para o intervalo (37 a 27).

“O Caxias joga muito bem na defesa também, então é mérito deles conseguir tirar os nossos pontos fortes. Com isso, eles dominaram o jogo do começo ao fim e estava difícil para a gente jogar tanto no ataque quanto na defesa. Eles tiveram total controle do jogo. Temos que ganhar três para passar para a próxima fase. Vamos descansar, corrigir nossos erros e procurar a melhor forma para o próximo jogo”, disse Larry Taylor.

Já na reta final da partida, Shamell sofreu uma lesão e precisou ser carregado por seus companheiros. O norte-americano foi direto para os vestiários e nem assistiu os minutos finais do jogo. Em mais de 25 minutos em quadra, o camisa 24 marcou apenas sete pontos.

Mogi atuou mais uma vez sem Caio Torres. O jogador sofreu uma lesão muscular na final da Liga das Américas, no final do mês de maio, e desde então desfalcou o time do técnico Guerrinha. A expectativa é de que o jogador retome os treinos na próxima semana.


+ Basquete