Cavalhadas da Franca transformam ‘Fernando Costa’ em campo medieval

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de agosto de 2018 às 02:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerimônia dos Encamisados encanta francanos na noite de sábado; espetáculo continua neste domingo, 5

O Parque de Exposições “Fernando Costa” recebeu milhares de francanos na noite deste sábado, dia 4, para acompanhar a 187ª edição das Cavalhadas da Franca. O espetáculo teve início com a Cerimônia dos Encamisados e continua neste domingo, 5, com a encenação dos conflitos entre mouros e cristãos.

Entre corredores e equipe de apoio, cerca de 80 pessoas participaram da realização do evento neste sábado. Atores e cavalos usaram vestes brancas e, iluminados apenas por velas posicionadas no gramado do parque, deram início à narrativa que reconta as batalhas travadas entre cavaleiros mouros e cristãos – liderados, respectivamente, pelo Sultão de Constantinopla e Carlos Magno – entre os séculos VIII e XI. Antes das apresentações começarem, o padre Idair Perina, pároco da Igreja São Benedito, fez a benção do campo e dos cavalos.

A noite foi de estreia para a estudante Clara Leite, de 13 anos, escolhida para representar a princesa Floripes nesta edição. “Foi tudo maravilhoso, um sonho para mim. O frio não atrapalhou em nada e, ainda bem, não choveu. Estamos muito ansiosos para amanhã.”

A sequência das Cavalhadas será retomada a partir das 14 horas deste domingo. Na continuidade do espetáculo, cristãos vestirão trajes azuis e os mouros estarão de vermelho para retratar sequências emblemáticas, como o roubo da princesa Floripes, de origem moura, levada pelos cristãos, o trágico fim de um dos espias e a explosão do castelo. Ao final, um torneio de habilidades será travado entre os cavaleiros. Assim como na primeira noite, a entrada é gratuita.

A edição deste ano traz a tradução simultânea em libras para deficientes auditivos. Duas intérpretes farão a tradução, uma para as falas dos cristãos e outra para os mouros, que serão exibidas em telões de LED. O presidente do Clube das Cavalhadas da Franca, Marcus Vinicius Falleiros, comemorou a iniciativa. “A cerimônia superou nossas expectativas, principalmente porque pudemos ver em prática a tradução. Estamos muito felizes.” O foco do Clube das Cavalhadas é promover a acessibilidade e levar essa tradição da cidade para todos, principalmente aos que não a conhecem.

As Cavalhadas da Franca são realizadas pelo Clube das Cavalhadas e Ministério da Cultura, via lei de incentivo fiscal, com patrocínio do Magazine Luiza. O evento conta com o apoio da Faesp-Senar, Prefeitura Municipal de Franca, Sindicato Rural de Franca e Sociedade Rural Brasileira.

Serviço:

Cavalhadas da Franca 2018

Conflito simbólico e torneio de habilidades

Data:  5 de agosto

Local: Parque de Exposições “Fernando Costa”

Horário:

14h

Entrada: gratuita

Mais informações: cavalhadasdafranca.com.br

**Crédito das fotos: Marcos Limonti / TRIELE


+ Cultura