​Cássia e Passos entre 285 municípios de MG no novo mapa do turismo nacional

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de julho de 2016 às 13:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A grande surpresa foi Araxá, cidade das fontes termais e do Hotel Barreiro que ficou fora

O mapa do turismo brasileiro mudou e Minas Gerais revelou 285 municípios, sendo o estado do Sudeste com o maior número de cidades inseridas e o segundo do país. 

Entre os 285 municípios mineiros, cinco estão na região próxima a Franca, destacando-se Cássia (distante apenas 63,4 km), Passos (104 km), São João Batista do Glória (120 km), Alpinópolis (147 km) e Capitólio (178 km) que compõem a chamada “Nascentes das Gerais”. 

O levantamento, divulgado pelo Ministério do Turismo, mostra que a base de critérios do novo mapa busca identificar os municípios que adotam o turismo como um dos fatores de desenvolvimento da economia local. De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

​CIDADE ​DISTÂNCIA DE FRANCA
​Cássia  ​64 km
​Passos  ​104 km
​São João Batista do Glória ​120 km
​Alpinópolis ​147 km
​Capitólio ​178 km

Araxá fora

A grande surpresa é que Araxá, muito conhecida dos francanos (​172 km de Franca) ficou de fora. A cidade das termas de Dona Beja e do famoso Hotel Barreiro, não faz mais parte do Mapa Turístico Brasileiro estabelecido pelo Ministério do Turismo.

“Nós não fomos procurados para prestar essas informações. Araxá tem destinação orçamentária para o turismo, inclusive o valor de R$1.505,700 foi publicado no Doma [Díário Oficial do Município de Araxá] de janeiro deste ano. Então estamos buscando explicações, vamos fazer reuniões, e ver o que pode ser feito”, explicou Régia Cortês.

Para ser inserido no mapa, os municípios precisam seguir os seguintes critérios: possuir um órgão responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Fundação, Coordenadoria, Departamento, Diretoria, Setor, Gerência); ter destinado dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual e assinar um termo com o MTur se responsabilizando pelos cumprimentos dos requisitos.

Por meio de nota, o presidente do Circuito Turístico da Canastra, Henrique Matos, informou que em função de problemas internos no circuíto a documentação de Araxá não foi enviada. Ainda de acordo com a nota, nos últimos seis meses o órgão tenta regularizar a situação e ainda vai enviar a documentação ao Ministério do Turismo, validando Araxá no mapa turístico.

Nova chance

Para o secretário de Turismo do Estado, Ricardo Faria, os dados revelam que o Estado possui uma grande quantidade de municípios que já transformaram o turismo em realidade.  

“As cidades que ficaram fora do levantamento deste ano poderão se organizar para compor o mapa posteriormente. A equipe da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur/MG) irá auxiliar essas cidades mostrando o grande potencial turístico mineiro e a importância de fazer parte dessa ação”, afirma.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

O Mapa

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Caracterização

Os 285 municípios de Minas Gerais presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. 

O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. 

O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Confira como ficou o mapa do turismo do Minas Gerais, por categoria:

CATEGORIA

2013

2016

DIFERENÇA

A

1

1

0

B

18

13

-5

C

66

52

-14

D

272

157

-115

E

109

62

-47

TOTAL

466

285

-181


+ Cotidiano