Casos de dengue aumentam em Franca: levantamento de densidade larvária é iniciado

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de outubro de 2019 às 18:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Registros da Vigilância Sanitária mostram 8,6 mil casos; trabalho realizado é para ter mais precisão

Equipes da Vigilância Sanitária estão nas ruas da cidade, realizando um trabalho estratégico que permitirá no decorrer dos próximos meses e no ano que vem, agir com mais precisão nas operações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Trata-se do levantamento do Índice de Densidade Larvária (IDL), que é um instrumento que permite identificar nos diferentes bairros da cidade, indícios da presença do mosquito ou de larvas em ambientes com água parada.

Os agentes estão percorrendo todos os setores, a partir de um mapeamento prévio daquelas regiões com histórico de muitos registros de casos suspeitos e visitando os domicílios de quarteirão em quarteirão, cuja definição é realizada por sorteios aleatórios. Os agentes devidamente identificados, com uniforme e crachás, estão orientados a conversar com os moradores, explicar o propósito do trabalho e na medida em que são autorizados vistoriam as residências, varandas e mesmos quintais, coletando materiais.

Quanto detectam água parada com larvas fazem a coleta do material e passam a orientação ao morador sobre como proceder, além de outros cuidados como vistorias periódicas nas vasilhas, vasos e outros materiais. Os esforços vem sendo feitos para que esse levantamento em toda a cidade seja concluído até a próxima sexta-feira, sendo a partir de então, definida a estratégia das ações a serem realizadas.

Dengue e Zika em números

Dados divulgados nesta terça-feira pela Vigilância Epidemiológica, mostram o registro de mais de 8,6 mil casos notificados, requerendo atenção redobrada de cada morador e ações contínuas de prevenção e eliminação de criadouros. De chikungunya são 28 notificações até agora; dengue, 8.638, sendo 2.225 positivos autóctones; 110 positivos importados e 698 negativos. De zika foram 115 notificações, 113 negativos e dois aguardando resultado.


+ Saúde