Carreta do Câncer continua disponibilizando exames gratuitos em Guaíra

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de outubro de 2017 às 15:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pacientes podem procurar postos de saúde e fazer o agendamento prévio dos exames necessários

O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde informou que a procura pelos exames oferecidos pela Carreta do Hospital de Câncer tem sido baixa, com isso, estão sobrando vagas de exames, especialmente, os voltados para o público feminino, mamografias e papanicolau.

A prevenção e detecção precoce são as melhores estratégias na luta contra o câncer. Alguns tipos de neoplasias têm a chance de cura exponencialmente aumentada quando detectadas inicialmente.

Atualmente o veículo da Fundação Pio XII está permanecendo na frente da USF – Unidade de Saúde da Família José Vilela Junqueira –, Vila Aparecida e como estão sobrando vagas, pacientes de outras unidades de saúde, por onde a carreta já tenha passado, podem procurar o postinho citado para marcar os exames. Isso ocorre com o restante das unidades elencadas na programação, (em anexo) lembrando que o agendamento é feito com antecedência.

Então a população deve aproveitar para fazer os exames de detecção preventiva dos cânceres de colo de útero, colorretal, mama e boca.

São exames de mamografia, para mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos, idade em que há a necessidade de realizar anualmente. Mulheres de 51 a 69 anos, a cada dois anos.

O exame de papanicolau é indicado a todas as mulheres após o início da vida sexual estendendo-se até os 64 anos. O exame de colorretal é destinado a homens e mulheres de 50 aos 65 anos, que não tenham realizado a colonoscopia e/ou retossigmoidoscopia nos últimos 5 anos.

E exame de boca será destinado a homens e mulheres a partir dos 40 anos, que fumam ou bebem bebidas alcoólicas ou que tenha abandonado esse hábito em até 10 anos.

Cronograma da Carreta do Hospital de Câncer de Barretos


Dias 16 a 25/10

Tonico Garcia – USF José Adalberto Léllis Garcia

Rua 10-B, nº 545

Dias 26/10 a 10/11

Vivendas USF Tarcisio Barini

Rua 4 nº 050


+ Cidades