Captação de água é uma boa opção de economia durante os dias chuvosos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de novembro de 2017 às 05:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca tem registrado altos índices pluviométricos nos últimos dias e cenário deve continuar

Franca tem registrados altos índices pluviométricos nos últimos dias. Uma opção de economia e favorável ao meio ambiente é a captação de água da chuva. Mas para que isso aconteça de forma eficaz, é preciso utilizar métodos apropriados.

Para orientar os cidadãos sobre o aproveitamento da água da chuva, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão do Governo do Estado de São Paulo, elaborou um manual que esclarece sobre boas práticas de captação, armazenamento e utilização doméstica

O IPT também elaborou uma cartilha com instruções a respeito do manejo emergencial da água usada no banho e na lavagem de roupas(conhecida como “água cinza”).

O material é útil principalmente no verão, período do ano caracterizado pelo aumento das precipitações. Por isso, os conteúdos abordam os cuidados ao usar a água da chuva, como realizar a coleta e o descarte, bem como os principais critérios para armazenar água cinza, entre outros tópicos.

As cartilhas são direcionadas a situações emergenciais e disseminam técnicas relativamente simples. As orientações respeitam os requisitos que garantem o funcionamento do sistema e, principalmente, asseguram a qualidade da água coletada.

Uma das áreas de atuação do IPT, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, é o aproveitamento da água em edificações. Com destaque para a reutilização, o instituto promove estudos no ramo desde o ano 2000.

O IPT atua em diversos segmentos, como recursos hídricos, saneamento, meio ambiente, energia, transportes, petróleo, gás, construção civil, materiais, saúde e segurança.


+ Meio Ambiente