Campanha em prol de doação de cabelos é aprovada por vereadores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 15:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitos pacientes não têm condição financeira para comprar o acessório e poderão ser beneficiados

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei voltado à humanização de pacientes do Hospital do Câncer de Franca, proposto por Cristina Vitorino (PRB) e Adermis Marini (PSDB), que cria a campanha “Solidariedade em Fios – Doe Cabelo a Pacientes com Câncer”.

A ação já existe no Estado de São Paulo, seddo coordenada pela primeira dama, Lu Alckmin, com resultados expressivos. Cristina e Adermis disseram que a campanha vai incentivar a doação de cabelos para a confecção de perucas para os pacientes que passam pela quimioterapia e sofrem com a queda de cabelos, consequência do tratamento.

“A ideia da peruca é suprir as necessidades estéticas, emocionais e psicológicas de portadores de câncer. Com a alteração estética, pode haver uma séria baixa na autoestima do paciente. Assim, a peruca pode devolver o amor próprio a essas pessoas, dando mais chances de se recuperarem da doença”, afirmou Cristina Vitorino.

A relevância da doação fica ainda mais evidente em razão do preço de uma peruca de cabelo natural, impraticável para a maioria da população, o que inviabiliza a sua compra. Incentivando a doação de cabelo, será possível destinar perucas a pessoas que, de outra forma, não teriam outra forma de adquiri-las. 

“Sabe-se que a população francana é extremamente solidária, sensibiliza-se com indivíduos em dificuldade e ajuda no que é possível. Acreditamos que, se houver uma campanha oficial no município de Franca, o número de doadores de cabelo irá aumentar consideravelmente, o que irá ajudar cada vez mais quem padece dessa terrível doença”, explicou Adermis Marini.

A matéria seguirá para sanção do prefeito Gilson de Souza para que possa se tornar lei e entrar em vigor já a partir do ano que vem em Franca.


+ Saúde